Possibilidade de transferência de ingressos para a Copa do Mundo pode ser bom para ação de cambistas
Um dia depois de a FIFA anunciar o preço dos ingressos para a Copa do Mundo de 2014, ela(FIFA), já vê questionamentos aparecerem a respeito das informações passadas na ultima sexta-feira. Umas das duvidas que surgiu é que, devido ao fato de cada pessoa poder adquirir até quatro ingressos por jogo, para um máximo de sete partidas, terão a sua disposição um mecanismo, oficial da FIFA, de transferências de quatro dos cinco bilhetes (só o que está em nome do titular não poderá ser transferido). O mecanismo está previsto no artigo 5.2 do manual sobre ingressos elaborado pela Fifa e, para muitos, vai facilitar a atuação de cambistas na Copa.
"Vai ser possível mudar todos os nomes, menos o do principal solicitante (dos bilhetes)", admitiu ontem, em São Paulo, Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa. Ele ainda falou a respeito do mecanismo da própria Fifa para revenda, pelo preço oficial, dos bilhetes, "A Fifa criou essa plataforma de revenda e transferências, mas há restrição. Um ingresso não poderá ser revendido antes que todos os outros sejam vendidos".
A preocupação com a ação dos cambistas não assusta Thierry Weil que declarou o seguinte a respeito de ações de oportunistas: "A Fifa tem um canal oficial para revenda e transferência de ingressos justamente para que tudo seja feito de forma correta. Qualquer outra forma é ilegal. Creio que quem precisar transferir um ingresso terá boas razões." O gerente de relações com a mídia da Fifa, Delia Fischer, deixou claro que confia nas leis brasileiras e citou os artigos 41 do Estatuto do torcedor e o 16 da Lei Geral da Copa. Sobre as "transferências mal-intencionadas", ninguém soube explicar.
A Fifa ainda não possui um esquema de distribuição dos bilhetes totalmente definido. O documento esta sendo elaborado e deve ser apresentado no dia 19 de agosto.
A entidade aposta que as clausulas presentes no documento inibirão a ação dos cambistas e anunciou que os detalhes da Política de Transferência e Revenda de ingressos serão publicados na internet.
A previsão de retirada dos ingressos é na data de 15 de abril de 2014. A Fifa vai ampliar o numero de locais de retirada dos bilhetes. Este foi um dos problemas apresentados na Copa das Confederações, onde apenas um posto de retirada foi apresentado e gerou muitas filas.
Comentários
Postar um comentário