Pular para o conteúdo principal

Copa do Mundo e seus mascotes

A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930. É um torneio futebolístico que acontece de 4 em 4 anos. De 1930 pra cá, só não houve realização de Copa do Mundo na década de 40, devido aos conflitos da Segunda Grande Guerra. Realizada novamente em 1950, a Copa do Mundo não teve mais interrupções. Só na edição de 1966, na Inglaterra, é que começou a usar mascotes para caracterizar o evento Copa do Mundo. Para a  Copa do Mundo de 2014, teremos o décimo terceiro mascote. Vamos analisar cada um deles, do primeiro ao atual.


Em 1966, a Copa do Mundo foi disputada na Inglaterra. O leão é um simbolo típico do Reino Unido. Vestindo uma camisa com a bandeira do país, Willie é o primeiro mascote de Copas do Mundo, evento esportivo pioneiro no uso de mascotes. A ideia logo foi incorporada aos Jogos Olímpicos, em 1972, proporcionando um ganho extra em publicidade e propaganda para eventos esportivos.


Na Copa de 1970, o México adotou uma figura humana como mascote. Juanito Maravilla era um garotinho que vestia roupas com as cores do uniforme da seleção mexicana e um chapéu (sombrero) típico do país. O mascote Juanito, diminutivo de Juan, nome muito comum nos países de língua espanhola, fez mais sucesso do que seu antecessor, o leão Willie, uma vez que, a copa de 1970 foi a primeira a ser televisionada mundialmente.
Há quem diga que a inocência infantil estampada no rosto do garoto mascote tenha incentivado o fairplay, durante todo o torneio, já que nenhum jogador levou cartão vermelho.



Na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, foram dois mascotes, Tip e o Tap. Novamente dois garotinhos, um com a sigla WM, iniciais de Copa do Mundo em alemão, e o outro, o número 74, ano da realização da Copa. Representavam a união e a amizade, provavelmente das duas Alemanhas, oriental e ocidental, existentes na época.


Na Copa de 1978, na Argentina, novamente o mascote foi um garotinho. Gauchito, fazia menção ao nome "gaúcho", que representa o homem do campo nos países latino-americanos de língua espanhola. Usando chapéu característico, com lenço no pescoço e um facão na mão. A semelhança com o mascote mexicano, Juanito, ganhou um apelido pejorativo, sendo chamado pelos argentinos de "Playmobil dos Pampas". 


Em 1982, na Copa da Espanha, o mascote foi uma laranja. O Naranjito trajava a camisa da seleção espanhola, estava estampada em vários produtos da Copa e até ganhou uma série de desenhos animados na televisão espanhola.


A Copa do Mundo de 1986, novamente no México, tinha o mascote Pique. Derivado da palavra "picante" representava uma pimenta que, com sua cor verde, mais o uniforme vermelho e branco, tinha as cores da bandeira mexicana e ainda usava um sombrero. O México seguiu a pratica da Espanha e não personificou o mascote, como havia feito em 1970.


Para a Copa do Mundo de 1990, na Itália, houve uma inovação. Diferente dos mascotes usados até aqui, figuras humanas e comidas típicas, Ciao era um mascote com design futurista. Um boneco tricolor simulando um jogador de futebol, tinha uma bola no lugar da cabeça e mais parecia um boneco feito de Lego, com as cores da bandeira da Itália. Apesar da estranheza, Ciao, que quer dizer "oi" e "tchau" em italiano, fez sucesso na época.


Para representar a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, a mascote Striker, um caozinho vestido com as cores da bandeira norte-americana foi desenhado pelos estúdios Warner Brothers com o intuito de atrair um público maior para o evento, que é pouco popular no país. Não deu muito certo.


Footix foi a mascote da Copa do Mundo de 1998, realizada na França. Era um galo, símbolo do país, com o corpo predominantemente azul, representando o uniforme da seleção francesa. O nome Footix se deve a mistura de "football" com "Asterix", o mais famoso personagem de desenho animado francês e foi vencedor
de um concurso promovido pela Federação Francesa de Futebol.


Coréia do Sul e Japão foram as sedes da Copa do Mundo de 2002. Única edição de Copa do Mundo com dois países sede, contou com três mascotes. As três criaturinhas futurísticas, Ato, Nik e Kaz, não agradou ao público pois não tinham acessórios que os remetessem ao seu país de origem. A escolha dos nomes se deu através de votação pela internet.


A Alemanha sediou a Copa do Mundo de 2006 e apresentou ao mundo a mascote Goleo. Diferente de Willie, que era um desenho animado, Goleo era um leão de pelúcia de 2 metros e 30 centímetros de altura, com 18 anos e vinha acompanhado de Pille, uma bola falante. Mesmo desagradando à parcela conservadora da população alemã, por não usar calças, Goleo foi eleito a mascote preferida da história das Copas pelos usuários do site oficial da FIFA.


A África do Sul sediou a primeira Copa do Mundo realizada no continente africano, em 2010. Com sua mascote Zakumi, obteve lucro de 3 bilhões de dólares, quantia 1.500 vezes maior do que a arrecadada 44 anos antes, com Willie, primeira mascote de Copa do Mundo. o nome Zakumi vem da junção de ZA, sigla oficial para África do Sul e KUMI, palavra que designa o número 10(ano em que o evento foi realizado) na maioria das línguas locais do país.


Fuleco é o nome escolhido para a mascote da Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil. Representando um tatu-bola, animal ameaçado de extinção, o nome Fuleco é a junção das palavras futebol e ecologia. O nome Fuleco gerou um desconforto para os brasileiros devido a semelhança com a palavra "fuleiro", que é usada para caracterizar algo de baixa qualidade. Seja como for, a mascote Fuleco tem tudo para entrar para a história como a mascote de uma das melhores copas do mundo já realizada.



Zabivaka, que em russo significa 'aquele que marca o gol', é o nome do mascote da Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia.
Criação de uma estudante de design cujo nome é Ekaterina Bocharova foi a escolha, de uma votação popular, com
53% dos votos recebidos. Numa lista de três animais, o lobo venceu o tigre e o gato, que conseguiram 27% e 20% dos votos, respectivamente.

O lobo é um animal bastante conhecido na Rússia. O lobo-cinzento é uma das espécies mais relevantes. Já foi encontrado em diversas partes do mundo. Hoje, no entanto, tornou-se extinta em várias
partes onde costumava existir.





Para a Copa do Mundo do Qatar, país do Oriente Médio, foram apresentados cinco mascotes ainda no ano de 2011. O designer Ahmed Al Maadheed (21) criou uma família de mascotes, os roedores jerboas, animais encontrados no deserto. 
Com os nomes de Zkriti, Tranaa, Freha, Saboog e Tmbki, foram estes os mascotes apresentados para a Copa do Mundo do Qatar de 2022.     


Comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Eu, particularmente, sou fã da Copa do Mundo e dos mascotes que dão mais simpatia à ela. Acredito que eles fazem com que o grande mundial se torne ainda mais brilhante, divertido e fantasioso. Ultimamente, sempre que tenho um tempinho sobrando venho até a internet para descobrir mais curiosidades sobre esses mascotes. Tem muita coisa interessante por aí!

    Sobre o Fuleco, também não simpatizei muito com o nome, mas gostei muito da escolha do animal. Acho que faz todo sentido selecionar uma raça que está entrando em extinção para conscientizar não só os brasileiros como o mundo todo.

    Encontrei uma página bem legal que fala várias curiosidades sobre o mascote e se você quiser dar uma olhada, compartilhei com você.

    Abraços e muito obrigado pelo post. Adorei!
    Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,
      Os mascotes realmente são um capitulo à parte.
      Valeu pela dica, muito valiosa
      Um abraço

      Excluir
  2. qual e o mascote da seleçao belga(belgica)???

    ResponderExcluir
  3. Alessandra fiz algumas pesquisas e como mascote, a seleção belga de futebol teve o leão Benelucky, na edição do Campeonato Europeu (Eurocopa) de 2000.
    Este foi o unico mascote relacionado com a seleção Belga que eu consegui achar em pesquisas na internet.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã de futebol, mas adorei a sua postagem. Estou levando a sua pesquisa para os meus alunos. Mas, na verdade, adorei a sua frase final: essa será a melhor copa de todas. É a copa do Brasil e não podemos deixar de curtir um evento tão bacana. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado !!!!!
    Somos um país apaixonado por este esporte, nossa seleção a mais campeã de todas, nosso povo alegre acima de tudo, ou seja, todos os ingredientes necessários para o Bom espetáculo...

    Que a partir de amanha o Brasil possa mostrar sua competência.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lesão no tendão de Aquiles deixa atacante belga fora da copa

Lesão do atacante belga Benteke, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil, faz lembrar de casos parecidos de Copas passadas e deixa um temor para os torcedores de seleções favoritas ao titulo de 2014 O atacante belga Christian Benteke rompeu o tendão de Aquiles durante treinamento  do Aston Villa nesta quinta-feira e ficará de fora da Copa do Mundo. A seleção  da Bélgica, vista por muitos como possível sensação da Copa de 2014, perde uma peça  muito importante e certamente sentirá a falta de Benteke no mundial. Faltando pouco mais de dois meses para a Copa do Mundo, a possibilidade  de ficar de fora por conta de uma lesão é um fantasma na cabeça de jogadores e  da própria torcida que imagina ver sua seleção completa e, de repente,  em cima da hora, alguém se machuca e, pronto, fica de fora do maior espetáculo futebolístico do mundo. E a possibilidade de isto acontecer em seleções vistas como favoritas ao titulo é real e de certa maneira preocupa. Seleções como Brasil, Al

Os oito estádios para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar

  Al Bayt Stadium Cidade de Al Khor, cerca de 50 km de distância a norte de Doha. O Al Bayt Stadium é o único estádio da Copa do Qatar fora do alcance do novo metrô de Doha Estrutura em forma de tenda, inspiradas nas bayt al sha'ar, moradas nômades de determinados povos da região. Essa forma de tenda foi possível graças as suas paredes externas e os telhados pontiagudos de cada um dos cantos ao redor do campo serem cobertos por uma membrana de fibra de vidro tecida de polietrafluoretileno (PTFE) nas cores preto, vermelho e branco. Depois da Copa Após a Copa-2022, parte do estádio será doada a países de pouca estrutura esportiva. Será removida a camada superior de assentos do estádio, reduzindo a capacidade em 32 mil pessoas. É uma tenda, e móvel. Entre as novas instalações programadas para depois da Copa de 2022 temos um shopping center, restaurantes, academia, hospital com foco em medicina esportiva e salão comunitário. Começo da construção: 2014 Término das obra

Saiba os possíveis confrontos das favoritas para conquistar o titulo na Copa 2014

Os confrontos na fase de grupos e as possíveis hipóteses para as demais fases do mundial de 2014 Analisando a tabela de confrontos entre as 32 seleções a disputarem a copa de 2014, seis delas tem a total atenção do blog quem vence a copa e, para estas seis seleções, ditas favoritas ao titulo da Copa  2014 no Brasil, vamos analisar suas rotas, os caminhos a serem percorridos até a final da competição, no Maracanã. Começando pelo Brasil, que esta no grupo A, junto com Croácia, México e Camarões. Provavelmente, ficará em primeiro do grupo, apesar de ser um grupo não tão facil assim. A Croácia tem um futebol que lembra o da seleção brasileira, com jogadores habilidosos e boa taticamente. O México é um adversário dificil de ser batido pelo Brasil e Camarões, como toda seleção africana, é muito forte fisicamente e dá trabalho para equipes como o Brasil que usa muito da habilidade de seus atletas. Passada a fase de grupo  o Brasil terá pela frente, nas oitavas de Final, a Espanha ou