Todas as edições de Copa do Mundo
Idealizada desde o nascimento da FIFA em 1904, a Copa do Mundo nasceu em 1909, no entanto, com a instabilidade causada pela 1º Guerra Mundial, só foi realizada em 1930. Vale lembrar que, o Torneio Olímpico já havia apresentado o futebol para o mundo. e tinha a seleção do Uruguai, conquistado duas vezes consecutivas o título, o que viabilizou a realização da primeira copa na América do sul. Nada mais justo, já que, na época, o Uruguai era referencia de bom futebol. Porém, ideologicamente, a copa seria realizada em um sistema de rodízio, ora na Europa, ora na América, no entanto, nem sempre respeitado. Também pudera, sendo a copa do mundo um evento muito lucrativo, gera disputas ferrenhas quanto a quem irá sediar este evento e que teve, ao longo da história, mais sedes europeias do que americanas.
Os ingleses não aprovaram a realização da Copa do Mundo no continente sul americano por uma série de razões, entre elas, o custo e o tempo da viagem até o Uruguai de transatlântico, e assim, poucas foram as seleções europeias a participar da primeira edição da Copa do Mundo, sendo elas França, Iugoslávia, Romênia e Bélgica. Sem fase de Eliminatórias, as seleções participantes do Primeiro Mundial da FIFA foram convidadas. Estavam em quatro grupos, tendo 3 grupos com 3 seleções (grupo 2 - Iugoslávia, Brasil e Bolívia; grupo 3 - Uruguai, Romênia e Peru; grupo 4 - EUA, Paraguai e Bélgica) e 1 grupo com 4 seleções (grupo 1 - Argentina, Chile, França, México). O Brasil teve uma participação modesta, se despedindo do torneio ainda na primeira fase, ficando na 6ª colocação. Argentina e Uruguai seguiram adiante e, nas semifinais, Argentina goleou os EUA, por 6 a 1 e o Uruguai goleou a Iugoslávia, também pelo placar de 6 a 1. E na grande final, um confronto cheio de rivalidade entre argentinos e uruguaios, que já haviam se enfrentado na final dos Jogos Olímpicos de 1928, quando o Uruguai venceu e tornou-se bicampeão olímpico. A partida foi realizada no Estádio Centenário, construído para a competição, no dia 30 de julho com 93.000 mil torcedores que viram a vitória dos bicampeões olímpicos pelo placar de 4 a 2 frente aos argentinos.
já em 1934, na segunda Copa do Mundo, realizada na Itália, de regime fascista, o titulo ficou para a seleção anfitriã. Os italianos jogaram e eram vistos de perto pelo ditador Mussolini, que usou o evento para fins políticos. Os italianos pressionados pelo regime, foram forçados a vencer a competição, e venceram. Poucos foram os países das Américas a participar. O Uruguai, que venceu e era o atual campeão, não defendeu seu titulo na Copa seguinte, entrando para a história das copas como a única seleção a não defender seu titulo mundial. Nesta segunda edição do mundial da FIFA, 32 seleções (70% delas eram seleções europeias) disputaram as primeiras Eliminatórias.
Ainda servindo aos interesses do regime fascista, como foi na Copa do Mundo de 1934, em 1938, na França, a Itália também conquistou o título, transformando-se no primeiro bicampeão mundial de futebol. O Brasil brilhou nesta edição de Copa do Mundo, chegando até as semifinais, enfrentou a Itália, e perdeu, pelo placar de 2 a 1. Restou a disputa do terceiro lugar, contra a Suécia, e o Brasil venceu por 4 a 2, em uma copa praticamente europeia, com apenas três seleções de fora do continente, eram elas: Brasil, Cuba e Índias Holandesas. Na década de 40, não houve a realização de Copa do Mundo em 1942 e 1946, devido aos acontecimentos da 2ª Guerra Mundial.
Seguindo o sistema de rodizio, o Brasil sediou a Copa de 1950 e teve seu maior fracasso em Copas do Mundo. Jogando pelo Grupo 1, o Brasil estreou contra o México e aplicou uma goleada de 4 a 0. No segundo jogo, empate em 2 a 2 contra a Suíça, jogando no Pacaembu, e sendo vaiada pela torcida brasileira no final do jogo, mas avançou para o quadrangular final ao vencer a Iugoslávia, por 2 a 0. No jogo seguinte, goleada brasileira de 7 a 1 pra cima da Suécia. Quatro dias depois, no Maracanã, a vítima foi a Espanha, que tomou uma goleada de 6 a 1 e o Brasil só não foi campeã por antecipação porque o Uruguai venceu a Suécia por 3 a 2 de virada e seguiu para a final. E no Maracanã, com mais de 200 mil pessoas, na tarde de 16 de julho, o Uruguai conquistou seu segundo título mundial, derrotando o Brasil por 2 a 1 e frustrando a todos os brasileiros, um episódio que ficou conhecido como maracanazo.
Em 1954, na Suíça, outra injustiça contra o futebol bem jogado. A Hungria possuía um excelente elenco, com sua estrela maior sendo Ferenc Puskás, e um jeito de jogar que encantava a todos, mas foi surpreendida pela Alemanha na final, que venceu o jogo por 3 a 2 e ficou com o título(numa final que ficou conhecida como "O Milagre de Berna"), a mesma Alemanha que, na fase de grupos, sem vários de seus titulares, perdeu para a Hungria por 8 a 3. Com cinco anos de invencibilidade, a Hungria estreou no mundial vencendo a Coreia do Sul por 9 a 0, depois 8 a 3 na Alemanha Ocidental, 4 a 2 no Brasil ("Batalha de Berna") e 4 a 2 no Uruguai. Em todos os jogos, com menos de 15 minutos de partida, os húngaros abriram 2 a 0 de vantagem contra o adversário, inclusive na final, contra a Alemanha Ocidental, mas a mesma virou o placar para 3 a 2 e sagrou-se campeão mundial naquela Copa que ficou conhecida como a Copa das Goleadas, com media de 5,38 gols por partida.
Em 1958, na Suécia, foi apresentado ao mundo os dois melhores jogadores brasileiros de todos os tempos e que nunca perderam jogando juntos pela seleção, Pelé e Garrincha, que só vieram a campo no terceiro jogo do Brasil na competição, após a vitória sobre a Áustria por 3 a 0 e um 0 a 0 contra a Inglaterra, o primeiro 0 a 0 em Copas do Mundo. A partir daí o que se viu foi um show dos dois jogadores e consequentemente de toda a seleção brasileira que aplicou duas goleadas: na semifinal, 5 a 2 frente os franceses, do artilheiro Just Fontaine e, os mesmos 5 a 2 contra a Suécia, na final, sagrando-se campeão mundial de 1958.
No mundial do Chile, em 1962, o Brasil se tornou o terceiro bicampeão mundial de futebol (o segundo a ser bi de verdade, depois da Itália em 34-38), com Garrincha arrasando e garantindo a supremacia brasileira já que Pelé, que sentiu um estiramento no segundo jogo contra a Tchecoslováquia, não disputou mais partidas neste mundial. Um fato curioso é que Garrincha estaria fora da final, uma vez que, agrediu o lateral Eladio Rojas, do Chile, na semifinal e só não cumpriu suspensão automática porque o arbitro da partida, o peruano Arturo Yamazaki, não relatou o episodio na sumula e o bandeira uruguaio, Esteban Marino, "sumiu" e Garrincha foi absolvido por falta de provas.
Na copa do Mundo de 1966, os ingleses, inventores do futebol, levaram a melhor e ficaram com o título. Na estreia, empate em 0 a 0 com o Uruguai e, com a ajuda da arbitragem, defendida por muitos, derrotou seleções como Argentina, nas quartas de finais, Portugal (do craque Eusébio, que eliminou o Brasil, bicampeão Mundial) nas semifinais, e a Alemanha Ocidental, num jogo memorável marcado por uma polemica: o jogo terminou 2 a 2 no tempo regulamentar e nas prorrogações, o primeiro gol veio de uma bola chutada por Geoff Hurst, que já havia feito o primeiro gol dos ingleses, a bola explodiu no travessão e bateu em cima da linha do gol mas o juiz validou o gol. Em seguida, mais um gol de Hurst e vitória dos ingleses com o placar de 4 a 2.
Em 1970, no México, o Brasil apresentou ao mundo o ápice de seu futebol, pena a falta de Garrincha. Invicto nas eliminatórias, com seis vitorias em seis jogos, o Brasil estreou no mundial com vitória de 4 a 1 na Tchecoslováquia e, já no segundo jogo, 1 a 0 frente a Inglaterra, que defendia o titulo mundial de 1966. Foi deste jogo o lance de gigantes, a "maior defesa de todos os tempos", como ficou conhecida, em que Gordon Banks, lendário goleiro inglês, defendeu a cabeçada certeira de Pelé, gênio da bola. Nas quartas-de-final, goleada na seleção do Peru, comandada por Didi, pelo placar de 4 a 2. Na semifinal, o Uruguai pagou pelo "Maracanazo" e ainda ficou devendo no lance em que Pelé, com um drible de corpo, deixou o goleiro uruguaio Mazurklewicz perdido, chutou para o gol vazio, e a bola caprichosamente beirou a trave. Na final, uma apresentação de gala frente a Itália e, vitória de 4 a 1, Brasil tricampeão invicto, 100% de aproveitamento, e futebol de primeiríssima classe.
Em 1974, na Copa do Mundo da Alemanha, o mundo viu mais uma infelicidade quanto a quem ficou com o titulo de campeão. A seleção holandesa de Johan Cruyff, vinha encantando a Europa com o seu "futebol total" . Classificada para o mundial invicta, estreou na competição contra a seleção do Uruguai e venceu por 2 a 0, numa das partidas de futebol mais comentadas de todos os tempos. Empatou com a Suécia em 0 a 0 e goleou a Bulgária por 4 a 1. Já a Alemanha Ocidental estreou contra o Chile com vitória de 1 a 0, venceu a Austrália por 2 a 0 e perdeu para a Alemanha Oriental por 1 a 0, evitando assim, cair no grupo A da fase seguinte, grupo este que tinha Brasil e Holanda. Nesta segunda fase, a Holanda venceu os três jogos do grupo 1, com vitórias sobre a Argentina, por 4 a 0, Alemanha Oriental, por 2 a 0 e o Brasil, tricampeão e que defendia o titulo mundial de 70, derrotado por 2 a 0, ficou em segundo do grupo e foi para a disputa do 3º lugar contra a Polônia. A Alemanha Ocidental também venceu os três jogos do grupo 2, vencendo a Iugoslávia por 2 a 0, a Suécia por 4 a 2 e por 1 a 0 a Polônia (3ª colocada no mundial, vencendo vencendo o Brasil na disputa do terceiro lugar). Na grande final, frente a frente, Johan Cruyff e Franz Beckenbauer, a campeã Alemanha contra o carrossel holandês, a laranja mecânica de de Rinus Michels. De duas cobranças de pênalti saiu os dois primeiros gols da partida. Logo com pouco mais de um minuto de jogo, Cruyff é derrubado na área, Neeskens cobrou e fez 1 a 0 para Holanda. 25 minutos e, pênalti para a Alemanha Ocidental, Hölzenbein supostamente foi derrubado na área. Breitner cobrou e empatou o jogo. No finalzinho do primeiro tempo, Gerd Müller, artilheiro do mundial de 74 com 14 gols(marca superada apenas no Mundial de 2006 por Ronaldo e, igualado com Miroslav Klose, também alemão, no Mundial de 2010), recebeu dentro da área, virou e chutou para o gol deixando o goleiro holandês Jongbloed sem ação. No segundo tempo, bombardeio holandês mas ficou assim. Alemanha Bi campeã no mundial de 1974.
A Argentina sediou a Copa do Mundo de 1978 e o mundo viu novamente o evento servir de trampolim para Ditaduras Militares. Desta vez na América Latina, a Argentina vivia sob a ditadura de Jorge Rafael Videla e o jogo Argentina e Peru, que seria no mesmo dia e horário de Brasil e Polônia, no dia 21 de junho de 1978, às 16h45min, foi remarcado de ultima hora, para às 19h15min, a Argentina levou vantagem pois, Brasil venceu a Polônia por 3 a 1 e a Argentina venceu o Peru por 6 a 0, empatando em pontos(5) e Argentina passando para as semifinais como primeira do grupo, com saldo de gol maior que o brasil. A seleção brasileira ficou com o 3º lugar, vencendo a Itália, segunda do grupo B da 2ª fase, por 2 a 1. E na final, a Argentina conquistou o titulo em cima da Holanda, com o placar de 3 a 1, num jogo que acabou empatado no tempo regulamentar e foi decidido nas prorrogações e a Holanda amargurou o segundo vice-campeonato consecutivo em mundiais.
Em 1982, a Espanha sediou o mundial que contava pela primeira vez com 24 seleções e que tinha novamente uma seleção brilhante, como foram Hungria em 1954 e Holanda em 1974, sendo eliminado, não na disputa do titulo, mas nas quartas-de-final do mundial. O Brasil de Tele Santana encantou o mundo e os espanhóis. Com um elenco que, para muitos, só perde para o brasil de 1970, tinha Zico, Falcão, Sócrates, Éder e Companhia. Na estreia contra a união Soviética, num jogo polêmico, que teve gol anulado e pênalti não marcado para os soviéticos, eles logo abriram o placar após falha do goleiro brasileiro, Waldir Peres, no primeiro tempo. O Brasil dominou o segundo tempo e conseguiu a vitória com gols de Sócrates e Éder Aleixo. Nos demais jogos do grupo, Brasil goleou a Escócia, por 4 a 1 e a Nova Zelândia, por 4 a 0. Já a Itália foi muito mal na primeira fase. Num grupo que tinha Polônia, Peru e Camarões, a Itália empatou com as três seleções e só passou para a segunda fase porque fez mais gols que os camaroneses. Na segunda fase, eram 4 grupos com três times cada e Brasil e Itália, juntamente com a Argentina brigavam por uma vaga nas semifinais. o Brasil venceu a Argentina por 3 a 1 e a Itália, venceu os nossos Hermanos por 2 a 1. No terceiro jogo do grupo, Brasil precisava apenas de um empate para seguir ainda na competição mas viu Paolo Rossi, o carrasco do Brasil em Copas do Mundo, fazer três gols e dar a vitória para a Azzurra, pelo placar de 3 a 2, eliminando assim a sensação daquela copa e caminhando com moral para a conquista do titulo, derrotando a Polônia (que perdeu a segunda chance de disputar uma final de Copa do Mundo ) na semifinal, com dois gols de Paolo Rossi, e superando, na final, a Alemanha ocidental, que eliminou a França de Platini, na outra semifinal, num jogo memorável, que terminou empatado no tempo normal em 1 a 1, nas prorrogações a França abriu 3 a 1 e a Alemanha buscou o empate levando a disputa para os pênaltis (a primeira disputa de pênaltis da história das copas). A final da Copa de 1982 terminou com vitória dos italianos, por 3 a 1, frente a Alemanha Ocidental. A Itália conquistou o tricampeonato mundial.
A Copa do mundo de 1986 seria realizada na Colômbia, mas por causa de problemas econômicos, foi direcionada para o México, após Brasil, Estados Unidos e Canadá se recusarem a sediar o evento da FIFA. A Copa de 1986, contou com a participação de 24 países, passando para as oitavas de final as duas primeiras seleções de cada grupo e, para completar as 16 equipes para os oito jogos das oitavas, os 4 melhores terceiros colocados completariam as chaves. Com destaque para a genialidade de Maradona, a Argentina conquistou seu segundo titulo mundial. Iniciaram a primeira fase ganhando os dois dos três jogos do seu grupo. Primeiro, vitória frente a Coréia do Sul, por 3 a 1, depois empate com a Itália em 1 a 1 e novamente vitória contra a Bulgária pelo placar de 2 a 0. Nas oitavas-de-finais, a Argentina levou a melhor no clássico sul-americano contra o Uruguai, vencendo o jogo por 1 a 0. Nas quartas-de-final, outro campeão mundial, a Inglaterra. Com dois gols de Maradona, o primeiro com a mão e o segundo, um gol que é considerado um dos mais belos de todas as Copas. A Inglaterra ainda diminuiu com Lineker mas não foi o suficiente, final de jogo e, 2 a 1 para a Argentina. Na semifinal, bateu a Bélgica por 2 a 0 e, na final, começou vencendo a Alemanha Ocidental por 2 a 0. A Alemanha Ocidental chegou ao empate. Muito marcado, Maradona, aos 38 minutos, num descuido de seus marcadores alemães, deu bom lançamento para Burruchaga livre marcar e garantir o bicampeonato argentino em mundiais.
Comandada por Franz Beckenbauer, a Alemanha tornou-se tricampeã mundial na Itália, na Copa do Mundo de 1990. Vinda de dois vice-campeonatos seguidos, os alemães só tiveram moleza na fase de grupo. Junto com Iugoslávia, Colômbia e Emirados Árabes, a Alemanha manteve a primeira colocação do grupo. Com 4 a 1 pra cima da Iugoslávia, na estreia, e 5 a 1 no Emirados Árabes Unidos, não passou de um empate no terceiro jogo contra a Colômbia, em 1 a 1. Nas oitavas-de-final, o adversário era a temida Holanda, líder do mesmo grupo que a Alemanha nas eliminatórias, e que tinha os craques Gullit e Van Basten. Foi um jogo muito difícil mas os alemães conseguiram a vitória, placar de 2 a 1. Nas quartas-de-final, bastou um tento pra cima da Tchecoslováquia. O confronto contra a rival Inglaterra, pelas semifinais, só se decidiu nos pênaltis. Com o placar de 1 a 1 no tempo regulamentar, a Alemanha foi mais precisa nas cobranças de pênaltis, 4 a 3. Na final, outra vez a Argentina, que vencerá Alemanha na final de 1986. Mas desta vez, Alemanha melhor no jogo, dominou a Argentina do craque Maradona e, com 1 a 0 venceu o jogo e comemorou o tricampeonato.
Já em 1994, na copa do Mundo realizada nos Estados Unidos, outro velho campeão, que andava meio desacreditado pela torcida devido as ultimas participações em copas do mundo, principalmente a de 82, quando encantou e foi eliminada precocemente, o Brasil, de Romário e Bebeto estreou na Copa, pelo grupo B, jogando contra a seleção da Rússia. Jogo duro e vitória brasileira por 2 a 0. No segundo jogo, o adversário foi Camarões e o Brasil venceu por 3 a 0. A Suécia, segunda colocada do grupo, foi para o terceiro jogo contra o Brasil para disputar a primeira colocação no grupo,. Final do jogo, 1 a 1 no placar e Brasil primeiro do grupo, mas a Suécia ainda iria atormentar o Brasil. Nas oitavas-de-final, um jogo difícil contra os Estados Unidos, vale acrescentar também o fato de Leonardo, lateral brasileiro, ter dado uma cotovelada em Tab Ramos e ser expulso de campo, encerrando sua participação na Copa. Bebeto conseguiu furar a defesa norte-americana e garantir o brasil na próxima fase do torneio. Nas quartas-de-final, o jogo mais difícil e quiçá, o melhor da Copa. Contra a Holanda o Brasil se superou e definiu a vitória, num 3 a 2 emocionante e, a seleção brasileira, que havia tomado apenas um gol até ali no mundial, com os 2 sofridos contra a Holanda, terminou o mundial como a defesa menos vazada. Nas Semifinais o adversário era, novamente a Suécia e vitória com um gol inesquecível do Atacante Romário. O baixinho pulou entre os gigantes zagueiros suecos e marcou de cabeça o gol que levou o Brasil a final contra a Itália, a mesma Itália que em 82, apagou o brilho de Zico, Sócrates e cia. Jogo duro, brigado, sofrido e disputa do titulo nos pênaltis, após 0 a 0 no tempo normal e nas prorrogações. Baresi cobrou primeiro para a Itália e jogou por cima do gol de Taffarel. O zagueiro Márcio Santos, tão importante na seleção, cobrou e perdeu. Albertini, cobrou e abriu o placar para a Itália, Romário bateu e empatou. Evani e, novamente, vantagem para a Itália, Branco cobrou e empatou para a seleção canarinho. Massaro partiu pra bola, cobrou e Taffarel defendeu. O capitão Dunga cobrou e fez. E, na última cobrança da Itália, o craque Roberto Baggio, que era considerado um dos maiores batedores de pênaltis da Itália, com praticamente 100% de aproveitamento na carreira, cobrou e mandou por cima do gol de Taffarel.
Em 1998, a França sediou a Copa e foi campeã. Diferente de 1982 e 1986, quando foi vice-campeã, sendo eliminada pela Alemanha nas duas ocasiões, pelas semifinais, e tendo um dos melhores jogadores de todos os tempo, Michel Platini, em 1998, com Zinedine Zidane, os franceses deram a volta por cima e escreveram seu nome no hall dos campeões mundiais. Jogando pelo grupo C da competição, três vitórias: 3 a 0 na África do Sul, 4 a 0 na Arábia Saudita e 2 a 1 na Dinamarca. Nas oitavas-de-final, um jogo difícil contra o Paraguai, treinado por Paulo César Carpegiani e vitória, na prorrogação, com o gol de ouro marcado pelo zagueiro Blanc. E mal haviam se recuperado, nas quartas-de-final, a França teve pela frente a Itália. 0 a 0 e disputa nos pênaltis, também bem equilibrada, com 4 a 3 para a França. Nas semifinais, a sensação da Copa, a seleção da Croácia, começou vencendo o jogo mas a França empatou e virou o jogo, conquistando a vaga para a grande final. E contra o Brasil, Zidane fez dois gols de cabeça, jogou muito, não só ele como o time francês inteiro, e definiu o placar do jogo com gol de Petit. Final, 3 a 0 para a França que conquistou o seu primeiro titulo mundial em casa, como havia feito a Argentina, em 1978.
A Copa do Mundo de 2002 foi sediada em dois países, Coreia do Sul e Japão. Para este mundial o Brasil chegou desacreditado, muito mais desacreditado que em 1994. A eliminação da Copa América de 2001 pelo placar de 2 a 0 a favor da seleção de Honduras, trouxe serias duvidas quanto ao bom desempenho da seleção no mundial do ano seguinte. Com Luis Felipe Scolari como técnico o Brasil tinha a presença de Ronaldo entre os titulares. Jogando pelo grupo C do mundial, a seleção brasileira estreou contra a Turquia e quase se complica. Os turcos saíram na frente no placar mas o brasil empatou com Ronaldo e a virada veio num lance polemico, quando Luizão sofreu falta fora da área. O arbitro da partida, o sul-coreano Young Joo Kim marcou pênalti. Rivaldo cobrou e garantiu a vitória para o Brasil. Na sequencia, goleada pra cima da China, 4 a 0 e Costa Rica, 5 a 2. Nas oitavas-de-final, um jogo mais difícil. Contra a Bélgica que marcou primeiro e o arbitro jamaicano Peter Prendergast anulou o gol, alegando falta do atacante belga Wilmots no zagueiro brasileiro Junior Baiano. Com gols de Ronaldo e Rivaldo, o Brasil passou para a próxima fase. A Inglaterra, nas quartas-de-final bem que tentou e assustou com Michael Owen, após falha do zagueiro Lúcio. Mas, com Ronaldinho Gaúcho inspirado em campo, o Brasil empatou no finalzinho do primeiro tempo, com Rivaldo e assegurou a vitória, com Ronaldinho Gaúcho cobrando falta e mandando direto para o gol de Seaman. Neste jogo, Ronaldo foi expulso de campo. A Turquia foi o adversário das semifinais e novamente quis azedar o caldo brasileiro mas Ronaldo, de bico, garantiu a presença do Brasil na final. E, pela primeira vez em copas do mundo, Brasil e Alemanha se enfrentam. Jogo nervoso, difícil mas a estrela de Ronaldo brilha e com dois gols do fenômeno, o Brasil tornou-se pentacampeão mundial de futebol.
Em 2006, na Copa da Alemanha a Itália conquistou o tetracampeonato. Pelo grupo E, Itália venceu o primeiro jogo, contra Gana, por 2 a 0. Já contra os Estados Unidos, empate em 1 a 1. No terceiro jogo, vitória da Itália, por 2 a 0, pra cima da República tcheca. Nas oitavas de final, 1 a 0 contra a Austrália. Quartas-de-final e vitória de 3 a 0 sobre a Ucrânia. Nas semifinais, um jogo difícil contra a Alemanha e vitória da seleção italiana, pelo placar de 2 a 0. Na final, novamente a Itália se viu diante das disputas por pênaltis. Depois de 1 a 1 contra a França no tempo normal e dois tempos de prorrogação sem gols, os jogadores italianos converteram todas as bolas em gol e com 5 cobranças de pênaltis a seu favor e 3 para a França, a Itália, depois de 12 anos da disputa por pênaltis contra o Brasil, em 1994, conquista o tetracampeonato mundial de futebol.
A Copa do Mundo de 2010 foi realizada na África do Sul sendo, portanto, a primeira copa do mundo realizada no continente africano. Nesta décima nona edição da Copa do Mundo, uma grande goleada, Portugal 7 a 0 pra cima da Coréia do Norte. A Alemanha disputou esta copa e viu seu processo de reformulação do elenco apresentar ótimos resultados. Com nomes como Thomas Müller, Mesut Özil e Bastian Schweinsteiger, aplicou goladas em duas campeãs mundiais. A rival europeia, a Inglaterra, tomou 4 a 1, no confronto valido pelas oitavas-de-final. A Argentina levou um sonoro 4 a 0, no confronto pelas quartas-de-final. Mas a Copa de 2010 era mesmo da Espanha, que estreou no mundial com derrota, perdendo de 1 a 0 para a Suíça.
No segundo jogo, vitória de 2 a 0 frente a seleção de Honduras e, no terceiro jogo, 2 a 1 no Chile. Nas oitavas-de-final, 1 a 0 em Portugal e, também, 1 a 0 no Paraguai, nas quartas-de-final.
Na semifinal, superaram a embalada Alemanha, pelo placar de 1 a 0, seguindo para a final contra a Holanda. Jogo difícil, com chances para as duas seleções e gol de Iniesta, já na prorrogação, e a Fúria tornou-se campeã mundial de futebol pela primeira vez na sua história.
Na semifinal, superaram a embalada Alemanha, pelo placar de 1 a 0, seguindo para a final contra a Holanda. Jogo difícil, com chances para as duas seleções e gol de Iniesta, já na prorrogação, e a Fúria tornou-se campeã mundial de futebol pela primeira vez na sua história.
Copa do Mundo de 2014, no Brasil tem as seleções do Brasil, da Itália, da Alemanha, da Argentina, da Espanha e da Holanda como as grandes favoritas ao título. Já na fase de Grupos, pelo grupo B, a Espanha tomou uma pancada da Holanda, 5 a 1 e ficou de fora das oitavas. A Itália também sofreu no grupo D, perdendo a vaga para o Uruguai, num grupo em que três campeãs mundiais perderam para a "desconhecida Costa Rica". O Brasil passou pela fase de grupos em primeiro, empatado com o México, sofreu e passou nos pênaltis contra o Chile, venceu a Colômbia novamente em um jogo de rivalidade sul-americana, mas perdeu Neymar. Na semifinal, contra a Alemanha, 7 a 1, não jogou no Novo Maracanã, nova decepção em casa. Já a Argentina, 100% na primeira fase, superou Suíça, Bélgica e Holanda mas parou na final diante da poderosa Alemanha. Alemanha que sagrou-se tetracampeã do mundo da FIFA em solo brasileiro, mostrando ao mundo um time, um dos melhores de sua história. A Copa do Mundo da FIFA no Brasil, em 2014, deu Alemanha.
COPA DO MUNDO DA RUSSIA DE 2018
Disputada entre os dias 14 de junho e 15 de julho. Foram 32 seleções brigando pelo titulo de melhor seleção de futebol masculino naquele ano, com jogos em 11 cidades e 12 estádios. A França conquistou se segundo titulo mundial diante da seleção da Croácia que, pela primeira vez, disputada uma final.
A definição da sede da 21ª edição do torneio aconteceu em dezembro de 2010, em uma disputa com outras três candidaturas de países europeus: Inglaterra; Portugal e Espanha; Holanda e Bélgica. Na mesma ocasião, ficou definido que o Catar vai receber a Copa de 2022.
Foram as seguintes seleções que disputaram esta copa:
Tunísia, Nigéria, Marrocos, Senegal e Egito foram as representantes da África;
Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Austrália, esta pela repescagem, representaram a Ásia;
México, Costa Rica, Panamá e Honduras, esta pela repescagem, representaram a América Central e do Norte;
Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia e Peru, esta pela repescagem, representaram a América do Sul;
França, Portugal, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica, Islândia, Suíça, Croácia, Suécia e Dinamarca foram as seleções europeias na Copa de 2018;
E, pela Oceania, a seleção da Nova Zelândia.
A França começou o Torneio com vitória pelo placar de 2 x 1 diante da Austrália.
Ainda na fase de grupos, venceu o Peru por 1 x 0 e empatou com a Dinamarca em 0 x 0.
Na fase de oitavas de final, bateu a Argentina num jogo memorável com o placar de 4 x 3, a seu favor.
Nas quartas de final outra seleção sul-americana, desta vez, a celeste olímpica. Vitória da França por 2 x 0 e eliminação da seleção uruguaia.
Na semifinal, um confronto europeu. Contra a Bélgica a França venceu pelo placar mínimo de 1 x 0.
Na Final, novamente uma seleção europeia pelo caminho. Estreante em finais de Copa do Mundo, a Croácia bem que tentou mas não foi capaz de superar os franceses e perdeu pelo placar de 4 x 2.
O terceiro lugar ficou com a seleção belga que venceu a inglesa por 2 x 0.
A bola da copa do mundo de 2018 teve o nome de Telstar, uma homenagem a bola do Mundial de 1970.
Comentários
Postar um comentário