Comitê Organizador Local (COL) lança versão final do catalogo com 83 Centros de Treinamento selecionados para Copa do Mundo 2014
Divulgado versão final do catalogo de Centros de Treinamento a serem utilizados pelas 32 seleções classificadas para o mundial de 2014.
Foi ontem em evento realizado pelo Comitê Organizador Local (COL), no CT da Barra Funda, Em São Paulo, a divulgação do catalogo (clique aqui e veja a lista completa) com 83 Centros de Treinamento selecionados para Copa do Mundo de 2014. São conjuntos formados por um campo de treino e um hotel ou alojamento correspondentes, concentrados no Sul e no Sudeste do Brasil. Foram apresentados 16 novos locais que estão aptos a receberem delegações durante o evento, no Brasil, ano que vem.
São 47 CTs na região Sudeste e 22 no Sul do país, mais quatro no Norte, sete no Nordeste e três no Centro-Oeste . São Paulo é o estado com mais indicações, um terço do total anunciado ontem pelo COL, e vem recebendo um numero significativo de visitas de delegações (das 25 seleções que já iniciaram a busca por um local de treinamento, 23 passaram pelo Estado). Rio de Janeiro e Minas também estão bem cotados pelas equipes, que iniciaram as visitas aos possíveis locais de treinamento em 2011.
Durante o processo de seleção, 403 locais foram inscritos, 281 campos em 25 estados e no Distrito Federal inspecionados, segundo a Fifa e o COL. Na listagem final foram incluídos 16 novos CTs, sendo dois CTs em João Pessoa(PB), e dois em FOZ do Iguaçu(PR), um em Aracaju(SE), Cachoeirinha(RS), Gravataí(RS), Sete Lagoas(MG), Rio de Janeiro(RJ), Bragança Paulista(SP), Sorocaba(SP) e Porto Feliz(SP), além de dois CTs do São Paulo Futebol Clube e um do Atlético-MG, este ultimo inicialmente não mostrou interesse em disponibilizar seus espaços assim como, a Granja Comary, casa da CBF, fechando a lista das 16 novidades em relação a versão anterior, que continha 70 CTs.
Mesmo antes do sorteio da fase de grupos (a ser realizado dia 6 de dezembro) para o mundial, várias seleções sondaram os CTs listados e alguns já tem hospedes quase que certo. A seleção argentina, por exemplo, já negociou com o Atlético-MG e ficará na cidade do Galo. O México, caso confirme sua classificação para a Copa, provavelmente irá para Santos, na Vila Belmiro. A França, também sem vaga garantida, sonda Ribeirão Preto para possível sede de sua delegação.
Já classificados, a Suíça deverá ficar no Guarujá, Estados Unidos no CT do São Paulo, na Barra Funda. Espanha, que busca um CT com alojamento dentro, para evitar problemas com exposição de seus atletas (como ocorreu na Copa das Confederações) poderá utilizar o outro CT do São Paulo, em Cotia. O Brasil fará sua preparação na Granja Comary, em Teresópolis, Rio de Janeiro, a partir de maio do ano que vem.
A surpresa foi a ausência do Centro de Treinamento do Palmeiras na lista dos 83 finalistas. O CT fica vizinho ao do São Paulo, na região da Barra Funda (zona Oeste da capital paulista). Em vez disso, servirá como um COTs (Centro Oficial de Treinamento), e poderá ser usado pelas equipes durante a Copa, na véspera das partidas. Mesma situação esta o estado de Mato Grosso, onde sua capital Cuiabá não contará com nenhum Centro de Treinamento de Seleções durante o Mundial 2014. O estado terá dois COTs para receber as seleções quando essas estiverem em trânsito durante os jogos da Copa do Mundo. São eles, o da Barra do Pari, em Várzea Grande e UFMT, em Cuiabá.
Com isso, as seleções terão até o dia 18 de dezembro para enviar um documento à Fifa dizendo quais são os CTs pretendem se hospedar para o Mundial, com a decisão oficial podendo ser dada em janeiro. A lista conta com 83 locais, 19 a mais do que os 64 exigidos pela Fifa.
Comentários
Postar um comentário