Pular para o conteúdo principal

Expectativas para o sorteio das chaves para a Copa do Mundo de 2014, sexta-feira dia 06 de dezembro

O sorteio das chaves para a Copa do Mundo de 2014, na Costa do Sauípe, na Bahia, além de definir a tabela da primeira fase do Mundial, mostrará também, o caminho de cada equipe até o titulo. um novo critério de classificação das equipes participantes promete deixar todos ligados na sexta-feira próxima afim de saber como suas respectivas seleções vão passar no mundial do Brasil, ano que vem.

Com participação de ex-craques consagrados e de carreira bem marcante no futebol mundial, o sorteio das chaves para os grupos da Copa do Mundo 2014 contará com Zidane, Cafu e Matthaus. A anfitriã, a seleção brasileira, pode ter um caminho rumo ao hexa bem modesto ou bem indigesto. Seleções como a Inglaterra, França, Itália, Holanda e Portugal podem aparecer na chave do Brasil. Como se não bastasse, uma delas poderá até mesmo ser o primeiro adversário do Brasil na competição.

o ranking de seleções da Fifa virou um critério determinante para a escolha dos grupos na Copa de 2014, a velha pratica de direcionar a definição dos grupos foi posta de lado, o que evitava o confronto de grandes seleções logo no inicio da competição.

Assim como na ultima edição da Copa do Mundo, na África do Sul, em 2010, os cabeças-de-chave para 2014 foram definidos segundo sua colocação no ranking da Fifa. Portanto, junta-se a seleção anfitriã Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bélgica e Suíça, ou seja, Brasil mais as sete melhores colocadas no ranking da Fifa do mês de outubro.

Hoje a Fifa informou que irá fazer um sorteio entre as seleções europeias, antes do sorteio que vai definir as chaves da Copa do Mundo de 2014, para diminuir a possibilidade de um 'grupo da morte' com a França.

Pior equipe europeia no ranking da Fifa, a França seria inicialmente colocada no pote 2, junto com sul-americanos e africanos mas isso acabaria levando os franceses para um grupo com um cabeça de chave sul-americano e outro europeu, aumentando em 75% a possibilidade de uma chave com dois, ou até mesmo três, campeões mundiais. Portanto, com esta nova definição, que evita a inclusão de dois sul-americanos ou três europeus no mesmo grupo, na próxima sexta a seleção sorteada do pote 3 vai pular para o pote 2. Mas a chance de um 'grupo da morte' continua com Itália, Inglaterra e Holanda como principais candidatas a serem inclusas na temida chave.

As projeções para a seleção brasileira são as seguintes: no mais fácil grupo que poderá ser formado sexta-feira, Brasil poderá sair num grupo, por exemplo, com Irã, Argélia e Grécia ou, Honduras, Camarões e Bósnia, levando em consideração os critérios de se ter uma seleção europeia, uma da ásia ou da Concacaf e um africano ou a França. Se for um pesadelo, Brasil estaria numa chave com Itália, França e México ou, com Holanda, França e Estados Unidos. 

Como não bastasse ficar de olho no seu grupo, o grupo A, que tem a seleção anfitriã, o Brasil deve ficar de olho na montagem do grupo B o motivo é o de que será deste grupo o adversário do Brasil nas oitavas de final, seja o Brasil primeiro ou segundo do grupo.

A ansiedade de todas as 32 seleções, bem como de seus torcedores, não esta apenas em saber quais seus adversários nas chaves da primeira fase do mundial, mas também, o caminho a ser percorrido em território brasileiro. Como o Brasil é um país de dimensões continentais, quem jogar em Manaus, Cuiabá ou Fortaleza, terá muito calor pela frente ao passo que jogar em Porto Alegre ou Curitiba, em pleno inverno, com temperaturas mais baixas. Roy Hodgson, técnico da Inglaterra, revelou hoje que o adversário a ser evitado pela sua equipe é o calor, de Manaus, no estado  do Amazonas.

Com isso, uma seleção que cair na posição E4, por exemplo, viajará do Paraná ao Amazonas antes da sua ultima partida da fase de grupos. Em outro situação, o cabeça-de-chave H1 terá um percurso bastante confortável nesta primeira etapa: Belo Horizonte-Rio de Janeiro-São Paulo.

Para quem comprou os ingressos antes do sorteio das chaves, e buscavam jogos com os cabeças-de-chave, posição 1 dos grupos, podem acabar vendo jogos como Bélgica x Gana, Colômbia x Coréia do Sul ou Suiça x Austrália. Já para os que apostaram em partidas menos concorridas - como B3 x B4 em Cuiabá, G4 x G2 em Manaus ou C4 x C2 em Natal, tem possibilidades de assistir duelos como de Itália x França, Inglaterra x Holanda, Portugal x Argentina Espanha x Alemanha, jogos estes, ainda na primeira rodada. Só nos resta esperar até sexta-feira.

Potes do sorteio de sexta que vem:

Pote 1 (Cabeças de Chave): Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bélgica e Suíça.

(o país-sede mais as sete colocadas no ranking da Fifa em outubro)

Pote 2: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile, Equador.

Pote 3: Bósnia, Croácia, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal, França e Russia


Pote 4: Austrália, Coréia do Sul, Irã, Japão, Costa Rica, Estados Unidos, Honduras e México

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lesão no tendão de Aquiles deixa atacante belga fora da copa

Lesão do atacante belga Benteke, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil, faz lembrar de casos parecidos de Copas passadas e deixa um temor para os torcedores de seleções favoritas ao titulo de 2014 O atacante belga Christian Benteke rompeu o tendão de Aquiles durante treinamento  do Aston Villa nesta quinta-feira e ficará de fora da Copa do Mundo. A seleção  da Bélgica, vista por muitos como possível sensação da Copa de 2014, perde uma peça  muito importante e certamente sentirá a falta de Benteke no mundial. Faltando pouco mais de dois meses para a Copa do Mundo, a possibilidade  de ficar de fora por conta de uma lesão é um fantasma na cabeça de jogadores e  da própria torcida que imagina ver sua seleção completa e, de repente,  em cima da hora, alguém se machuca e, pronto, fica de fora do maior espetáculo futebolístico do mundo. E a possibilidade de isto acontecer em seleções vistas como favoritas ao titulo é real e de certa maneira preocupa. Seleções como Brasil, Al

Os oito estádios para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar

  Al Bayt Stadium Cidade de Al Khor, cerca de 50 km de distância a norte de Doha. O Al Bayt Stadium é o único estádio da Copa do Qatar fora do alcance do novo metrô de Doha Estrutura em forma de tenda, inspiradas nas bayt al sha'ar, moradas nômades de determinados povos da região. Essa forma de tenda foi possível graças as suas paredes externas e os telhados pontiagudos de cada um dos cantos ao redor do campo serem cobertos por uma membrana de fibra de vidro tecida de polietrafluoretileno (PTFE) nas cores preto, vermelho e branco. Depois da Copa Após a Copa-2022, parte do estádio será doada a países de pouca estrutura esportiva. Será removida a camada superior de assentos do estádio, reduzindo a capacidade em 32 mil pessoas. É uma tenda, e móvel. Entre as novas instalações programadas para depois da Copa de 2022 temos um shopping center, restaurantes, academia, hospital com foco em medicina esportiva e salão comunitário. Começo da construção: 2014 Término das obra

Saiba os possíveis confrontos das favoritas para conquistar o titulo na Copa 2014

Os confrontos na fase de grupos e as possíveis hipóteses para as demais fases do mundial de 2014 Analisando a tabela de confrontos entre as 32 seleções a disputarem a copa de 2014, seis delas tem a total atenção do blog quem vence a copa e, para estas seis seleções, ditas favoritas ao titulo da Copa  2014 no Brasil, vamos analisar suas rotas, os caminhos a serem percorridos até a final da competição, no Maracanã. Começando pelo Brasil, que esta no grupo A, junto com Croácia, México e Camarões. Provavelmente, ficará em primeiro do grupo, apesar de ser um grupo não tão facil assim. A Croácia tem um futebol que lembra o da seleção brasileira, com jogadores habilidosos e boa taticamente. O México é um adversário dificil de ser batido pelo Brasil e Camarões, como toda seleção africana, é muito forte fisicamente e dá trabalho para equipes como o Brasil que usa muito da habilidade de seus atletas. Passada a fase de grupo  o Brasil terá pela frente, nas oitavas de Final, a Espanha ou