Enquanto a bola não rola vamos ver como foram as estreias da seleção brasileira nas 19 edições anteriores de Copa do Mundo
1930 no Uruguai Brasil formado por times do Rio de Janeiro
Iugoslávia( deu origem a vários países entre eles a Croácia) foi a primeira adversária do Brasil em Copas do Mundo.
Estreia do Brasil, na primeira fase, pelo grupo 2, Iugoslávia 2 x 1 Brasil
1934 na Itália
Brasil estreou contra a Espanha numa especie de oitavas de final e perdeu por 3 a 1. Seleção formada por jogadores em sua maioria de times do Rio de Janeiro, no entanto, dois eram do São Paulo da Floresta (atual São Paulo futebol Clube) sendo eles os atacantes Armandinho e Luizinho além de Patesko, atacante que atuava no Nacional de Montevidéu.
1938 na França
Jogadores brasileiros, em sua maioria de clubes cariocas, no entanto Corinthians, Palestra-SP, Portuguesa Santista já sediam jogadores para a seleção.
Na estreia no mundial de 1934, na 1ª fase, jogo único, Brasil venceu pela primeira vez em estreia em Copas do Mundo e foi elástico o placar, 6 x 5 frente a seleção da Polônia.
1950 Brasil
Jogando em casa e com um time formado por jogadores não só de times do Rio de Janeiro ou São Paulo o Brasil estreou com vitória sonora, 4 a 0 pra cima da seleção do México, segunda adversária do Brasil na Copa de 2014. No entanto, a seleção brasileira perdeu a final no estádio do Maracanã para a seleção do Uruguai que calou o Maracanã com mais de 200 mil pessoas.
1954 na Suíça
Pelo Grupo 1 o Brasil estreou na Copa jogando contra a seleção do México e novamente vitoria brasileira, desta vez por 5 a 0. No segundo jogo, enfrentou a Iugoslávia e empatou em 1 a 1.
1958 na Suécia
Primeiro titulo mundial conquistado pela seleção brasileira e o mundo conhecia Pelé. Pelo grupo 4 Brasil estreou contra a Áustria e venceu por 3 a 0.
1962 no Chile
Sem Pelé o Brasil contou com a genialidade de Garrincha para conquistar o bicampeonato mundial. Na estreia, pelo grupo 3, vitória por 2 a 1 pra cima da Espanha.
1966 na Inglaterra
Pelo grupo 3, Brasil, na estreia contra a Bulgária venceu por 2 a 0 e perdeu para Hungria e para Portugal por 3 a 1 em ambas as partidas.
1970 no México
Considerada por muitos como a melhor seleção brasileira em copas do mundo, naquela Copa, o Brasil estreava contra a Checoslováquia vencendo o jogo pelo placar de 4 a 1. Ano da conquista do tricampeonato.
1974 na Alemanha
Novamente tendo a Iugoslávia como adversária de estreia em um mundial o Brasil apenas empatou em 0 a 0.
1978 na Argentina
Jogo de estreia tendo como adversário a seleção da Suécia. Final de jogo e empate em 1 a 1.
1982 na Espanha
Novamente o Brasil encanta o mundo com um futebol arte e bonito de se ver. Na estreia, pelo grupo F, vitória por 2 a 1 contra a União Soviética.
1986 no México
Pelo Grupo D, vitoria brasileira na estreia contra a Espanha pelo placar de 1 a 0.
1990 na Itália
Pelo Grupo C, jogo de estreia contra a Suécia e vitória brasileira pelo placar de 2 a 1.
1994 nos Estados Unidos
Na campanha do tetracampeonato o Brasil, jogando pelo grupo B, estreou com vitória contra a Russia pelo placar de 2 a 0.
1998 na França
Pelo Grupo A, Brasil estreou com vitória frente a seleção da Escócia pelo placar de 2 a 1 e perdeu a final para a França por 3 a 0 de maneira desastrosa.
2002 Coreia do Sul e japão
Unica edição de Copa do Mundo com dois países sedes foi a copa do mundo do pentacampeonato da seleção brasileira. Na estreia, jogando pelo grupo C, o Brasil derrotou a Turquia, num jogo durissimo pelo placar de 2 a 1. Detalhe: o Brasil começou perdendo e depois virou o jogo e a Turquia terminou a Copa na 3ª colocação.
2006 na Alemanha
Naquele ano o Brasil tinha como adversária de estreia no mundial a Croácia, a mesma adversaria de logo mais. O jogo terminou 1 a 0 a favor do Brasil, jogo difícil, vitoria apertada.
2010 na África do Sul
Na única Copa do Mundo realizada no continente africano, o Brasil, na estreia, bateu a Coreia do Norte pelo placar de 2 a 1.
Comentários
Postar um comentário