Mais uma vez em copas do mundo a Itália deu zebra, perdeu para a Costa Rica por 1 a 0 no grupo da morte da Copa 2014
Ao longo dos mundiais que participou, a seleção italiana já deu vexame e em 2014 mais um para entrar na galeria
Em 1966, na Copa do Mundo da inglaterra, a seleção italiana, com craques como Mazzola e Rivera, estava no grupo 4 juntamente com União Soviética, Coréia do Norte e Chile. No primeiro jogo, vitória por 2 a 0 frente ao Chile. No segundo jogo derrotada por 1 a 0 a favor da União Soviética. Na época uma vitória valia 2 pontos e empate 1. Como a Coréia do Norte, desconhecida no futebol, tinha apenas um ponto, para a Itália bastava vencer e seguir na competição, mas um gol de Doo Ik Park, aos 42 min do primeiro tempo definiu o placar da partida. A itália terminou a fase de grupos em terceiro, ficando fora da segunda fase da Copa de 1966.
Em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, a Itália estava no grupo E com México Irlanda e Noruega. Na estreia perdeu para Irlanda, que disputava sua segunda copa do mundo pelo placar de 1 a 0. Depois empatou com a Noruega em 1 a 1 e com o México também em 1 a 1 ficando na terceira colocação do grupo e não avançando para as oitavas de final.
Na Copa do Japão e Coréia do Sul, em 2002, zebra novamente e, outra vez, com a Itália participando do acontecido. Pelo grupo G, a Itália começou vencendo o Equador por 2 a 0, depois perdeu para a Croácia por 2 a 1 e empatou com o México no último jogo da fase de grupos, passando arrastado para as oitavas. Teve pela frente a Coreia do Sul que jogando em casa bateu a Squadra Azzurra pelo placar de 2 a 1 de virada e seguiu na competição mandando pra casa os italianos.
mas não foi só a Italia que já sofreu com isso, veja outros casos.
Em 1950, na primeira vez que a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, a Inglaterra participou depois de ficar três mundiais sem participar alegando ser superior as demais seleções da época. o resultado de tal presunção foi uma vergonhosa campanha na fase de grupos. Com uma vitoria por 2 a 0 sobre o Chile, duas derrotas seguintes pelo placar de 1 a 0 para Estados Unidos e Espanha e os ingleses foram pra casa ainda na fase de grupos.
Na Copa de 1974, sediada na Alemanha Ocidental, a equipe da casa que contava com lendas como o goleiro Maier, o atacante Gerd Müller e o líbero Franz Beckenbauer, estava no mesmo grupo da Alemanha Oriental. no ultimo jogo do grupo a Alemanha ocidental conquistara duas vitorias e a Alemanha Oriental apenas uma vitoria e um empate. No confronto entre as duas deu zebra e a Alemanha Oriental(bem mais fraca) venceu o jogo por 1 a 0 e ficou em primeira do grupo.
Para muitos isso fazia parte da estrategia da Alemanha Ocidental que temia cair no mesmo grupo de Brasil e Holanda(grupo A) na segunda fase da competição. Com isso, seguiu para o grupo B da segunda fase onde venceu os três jogos e pegou a fantástica seleção holandesa na final. E quando todos já contavam como certa a vitória holandesa para coroar aquela seleção que encantou o mundo naquele mundial, um improvável 2 a 1 a favor dos alemães vigorou no final.
Em 1982, na Copa da Espanha, a Alemanha Ocidental estreou pelo grupo B com derrota para a desconhecida Argélia por 2 a 1. Uma zebra mas mesmo assim avançaram para a final
e perderam para a Itália por 3 a 1.
No mundial de 1990, na Itália, A seleção da Argentina, atual campeã e que defendia o titulo. No jogo de estreia, no entanto, perderam para a desconhecida equipe de Camarões por 1 a 0.
Na Copa do Mundo de 1998, a forte seleção da Espanha, uma das candidatas ao titulo daquele mundial amargou uma derrota de 3 a 2 logo na estreia no mundial para os nigerianos que tinha pouca experiencia em Copas do Mundo.
Em 2002, no mundial da Coreia do Sul e Japão, a França, atual campeã mundial e que também vencera uma Eurocopa e a Copa das Confederações deu um dos piores vexames da história das copas. Logo na estreia perdeu para Senegal estreante em mundiais por 1 a 0. Empatou o segundo jogo em 0 a 0 com o uruguai e perdeu por 2 a 0 para a Dinamarca no ultimo jogo do grupo A indo embora ainda na primeira fase e decepcionando todos os franceses.
Em 2010, na África do Sul, a Espanha chegou como ampla favorita. Para os espanhóis aquele rotulo de azarada ficaria para trás naquele ano e a Espanha finalmente seria consagrada com um titulo em copas do mundo. No entanto, na estreia perdeu para a Suiça por 1 a 0 e o temor dos espanhóis continuava vivo e aparentemente voltaria a ocorrer. MAs a Espanha se recuperou da zebra e seguiu a té a final, onde venceu a Holanda e ficou com o titulo mundial de 2010.
Comentários
Postar um comentário