Pular para o conteúdo principal

Os oito estádios para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar

 

Al Bayt Stadium

Cidade de Al Khor, cerca de 50 km de distância a norte de Doha.

O Al Bayt Stadium é o único estádio da Copa do Qatar fora do alcance do novo metrô de Doha

Estrutura em forma de tenda, inspiradas nas bayt al sha'ar, moradas nômades de determinados povos da região.

Essa forma de tenda foi possível graças as suas paredes externas e os telhados pontiagudos de cada um dos cantos ao redor do campo serem cobertos por uma membrana de fibra de vidro tecida de polietrafluoretileno (PTFE) nas cores preto, vermelho e branco.


Depois da Copa

Após a Copa-2022, parte do estádio será doada a países de pouca estrutura esportiva. Será removida a camada superior de assentos do estádio, reduzindo a capacidade em 32 mil pessoas. É uma tenda, e móvel.

Entre as novas instalações programadas para depois da Copa de 2022 temos um shopping center, restaurantes, academia, hospital com foco em medicina esportiva e salão comunitário.

Começo da construção: 2014

Término das obras: 2020

Inaugurado em 30 de novembro de 2021, jogo entre a seleção do Qatar e a do Bahrein, pela Copa Árabe, um grande evento-teste para o Mundial. A capacidade de público é de 60 mil pessoas.

Serão cinco jogos pela fase de grupos somados a um jogo das oitavas de final, mais um pelas quartas de final e uma semifinal.


Al Thumama Stadium

Doha

Inspirado na gahfiya, touca árabe usada pelos homens por baixo do Gutra, tradicional lenço branco árabe usado na cabeça.

Ao Sul de Doha, a 12 km do centro da cidade e também próximo ao Aeroporto Internacional Hamad.

O acesso ao estádio será através da linha vermelha (red line) do metrô de Doha, estação Oqba Ibn Nafie.

O nome Al Thumama faz referencia a uma árvore que cresce no local de construção do estádio.


Depois da Copa

Após a Copa-2022, o Al Thumama terá a capacidade reduzida em 20 mil lugares e vai ganhar

uma clínica esportiva e um hotel.

Começo da construção: 2017

Término das obras: 2021

Inaugurado em 22 de outubro de 2021, A final da Taça Emir(torneio catari similar a Copa do Brasil), jogo entre o Al Saad e o Al Rayyan. O time do treinador espanhol Xavi Hernández venceu o jogo, apos empate de 1 a 1 e pênaltis.

A capacidade de público é de 40 mil pessoas

Serão seis jogos pela fase de grupos somados a um jogo das oitavas de final e um das quartas de final.

 

Al Janoub Stadium

Al Wakrah

Inspirado na tradicional colheita de pérolas feita no Qatar antes da viver do petróleo.

Fica na cidade portuária de Al Wakrah, 20km da capital Doha. Pelo metrô, acesso através da linha vermelha, estação Al Wakrah. Capacidade do estádio é de 40 mil pessoas.

Inaugurado durante a final da Copa Emir, vencida pelo Al Duhail, de Doha.

Serão seis jogos pela fase de grupos somados a um jogo das oitavas de final.

 

Khalifa Internacional Stadium

Doha

Estádio mais famoso do Qatar. Inaugurado em 1976, passou por transformações para a copa 2022.

Foi palco da final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, em 2019, jogo entre Liverpool e Flamengo.

O Khalifa Internacional fica na verdade em uma cidade vizinha a Doha. Acesso através do metrô, linha dourada, estações Sport City ou Al Aziziyah.

Capacidade de publico é de 45.426 pessoas.

Serão seis jogos pela fase de grupos somados a um jogo das oitavas de final. Será também no Khalifa Internacional a disputa pelo terceiro lugar.

 

Education City Stadium

Doha

Localizado na Cidade da Educação, a 7 km do centro antigo de Doha. Acesso através do metrô, linha verde, estação Education City.

Capacidade de publico é de 40 pessoas.

Serão seis jogos pela fase de grupos somados a um jogo das oitavas de final e um das quartas de final.


Ras Abu Aboud Stadium

Doha

Construído a partir de blocos modulares, containeres, será completamente desmontado apó a Copa 2022 e doado a países com pouca infraestrutura esportiva.

Distante do centro de Doha cerca de 6km, pelo metrô, acesso pela linha Ouro, estação Ras Abu Aboud.

Capacidade de publico é de 40 pessoas.

Serão seis jogos pela fase de grupos somados a um jogo das oitavas de final.

 

Ahmad Bin Ali Stadium

Al Rayyan

Antigo estádio Al Rayyan, agora o novo e moderno Ahmad Bin Ali Stadium, esta localizado na extremidade do deserto do Qatar. Cerca de 13 km do centro da capital Doha, para ter acesso, usando o novíssimo metrô de Doha, linha verde, estação Al Rayyan.

Capacidade de publico é de 40 pessoas.

Serão seis jogos pela fase de grupos somados a um jogo das oitavas de final.


Lusail Stadium

Lusail City

Cidade construída para ser uma das cidades-sede da Copa do Qatar 2022. Cidade de largas avenidas, prédios exuberantes que logo terá sua população para ocupa-la.

O Lusail Stadium, com capacidade para até 80 mil pessoas, será o palco da grande final da Copa 2022.

Após o evento, a maioria dos 80 mil lugares do estádio também será doado para países em desenvolvimento em todo o mundo.

Localizado a norte de Doha, será possível chegar até ele, via metrô de Doha, pela estação Lusail, linha vermelha.

Nesse estádio serão seis jogos pela fase de grupos, um jogo das oitavas de final, um das quartas de final, uma semifinal e a grande final, dia 18 de dezembro de 2022. 


 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oitavas de final acabando, vem que vem as quartas de final

Copa do Mundo do Qatar 2022 já trouxe grandes momentos e o que tem pela frente promete. Vai ser digno de Copa do Mundo. Começou a Copa do Mundo. Muito se falando, jogo rolando, zebras, descepções, grandes momentos, belas exibições. Estamos ao fim das oitavas de final. Terminados os jogos do dia 6 de dezembro, que venham as quartas de final, só jogão. Copa do Mundo no Qatar. Muito se falou, questionamentos desde a escolha para sediar o maior evento do esporte mundial. Seja a cultura do lugar, a religião, os preparativos para o evento, a construção de estádios. Até que a bola rolou. Fase de grupos teve como principal acontecimento, a desclassificação da Alemanha. Vejam que em certo tempo do jogo houve a derrota da Alemanha e, paralelo a tal evento, a também desclassificação da Espanha, essa perdia na partida contra o Japão e estaria voando para casa também, ainda na fase de grupos. Alemanha venceu mas não avançou, Espanha perdeu e continuou. Não esquecendo a descepção também que foi...

Ultima rodada da fase de grupos e quem segue rumo as oitavas?

A Copa da Russia segue com grandes jogos, poucos gols e nenhum 0 x 0. Com o fim da segunda rodada da fase de grupos, 7 seleções venceram seus dois primeiros confrontos. Gigantes abaixo das expectativas.  Vamos começar pela anfitriã, a seleção russa, grupo A da copa. Com oito gols marcados em duas rodadas já é a melhor campanha de uma anfitriã em copas e ela vai para a ultima partida da fase de grupos diante contra um adversário campeão do mundo, e que também venceu seus dois primeiros compromissos. O Uruguai vem forte e é, com certeza, um adversário fortíssimo para a anfitriã empolgada e que vem surpreendendo neste mundial. Egito e Arabia Saudita disputam a vitória e a soma de 3 pontos no mundial 2018. Pulamos para o grupo C e veremos uma França alinhada, jogando muito e que tem pela frente uma Dinamarca que basta um empate para posterior classificação para as oitavas. Austrália pega o Peru e torce pelo tropeço da Dinamarca. No grupo D, a Croácia levou a melhor contr...

Passada a primeira rodada de grupos da Copa da Russia, e os destaques?

Estamos vivendo a Copa do Mundo de Futebol. A Copa na Russia começou, vários acontecimentos e apenas a primeira rodada da fase grupos. O que de melhor aconteceu? quem agradou? quem desagradou? A melhor estreia, a mais comemorada, enfim, vejamos o que aconteceu. Já na abertura, uma chuva de gols. A anfitriã Russia mandou 5 x 0 pra cima da Arabia Saudita. E a seleção da casa, desacreditada, com pouca expectativa para muitos, começou e começou bem: goleada na estréia e agora tem pela frente o Egito do titular Salah. Pelo grupo A tivemos a primeira campeã mundial estreando com vitória: 1 x 0 diante do Egito e  seleção uruguaia esta ai, pronta para avançar de fase. Pelo grupo B, o jogo mais esperado pela primeira rodada da fase de grupos: Portugal, de Cristiano Ronaldo segurou a poderosa Espanha que estreou no mundial seu novo técnico de ultima hora. CR7 saiu na frente das demais estrelas, como Messi, que amargou um empate frustrante contra a surpresa da Copa, a seleção da Islândi...