Amanhã, Brasil e Japão em busca da 1ª vitória
No confronto entre Brasil e Japão é ampla a vantagem dos brasileiros, que nunca perderam para os asiáticos. São 7 vitórias do Brasil, 2 empates e nenhuma vitória do Japão. Em amistosos, Japão (4 vezes mandante) e Brasil (2 vezes mandante), Brasil venceu todos. Pela Copa do Mundo de 1998, confronto valido pelo grupo F, vitória brasileira por 4 a 1. Já na Copa das Confederações, a história é outra. Em dois confrontos entre as equipes, japoneses e brasileiros só empataram. Na edição de 2001, 0 a 0 e, na edição de 2005, 2 a 2. Portanto, não há vitória para ambos os lados. Amanhã, Brasil e Japão entram em campo em busca da primeira vitória.
O futebol Japonês, filiado a FIFA desde 1920 jamais figurou entre as grandes seleções de futebol. Após a conquista da medalha de ouro, nas Olimpíadas de 1968, o Japão passou a valorizar mais este esporte. Depois veio a criação da J-League, em meados da década de 1990. Doís anos depois, conquistaram a Copa da Ásia. Bateu na trave em 1994 quando, na ultima rodada das Eliminatórias, foi eliminada. Quatro anos depois a consagração: classificação para a Copa de 1998. Em quatro participações em mundiais, o Japão, em duas oportunidades (1998 e 2006) foi embora ainda na primeira fase, conseguindo só um empate e, nas outras duas oportunidades (2002 e 2010), foi eliminada nas oitavas-de-final. Vale lembrar que o Japão foi a primeira seleção a garantir classificação para a Copa do Mundo de 2014. A classificação veio com um empate em casa contra a Austrália em 1 a 1.
Em constante evolução, a seleção Japonesa conta com jogadores que disputam vários torneios na Europa. Entre os convocados, 8 atuam na Alemanha. Destaque para Atsuto Uchida, lateral do Schalke 04, Gotoku Sakai(lateral) e Shinji Okazaki(atacante), jogadores do Stuttgart. Shinji Kagawa(meia), joga na Inglaterra, no Manchester United. keisuke Honda(meia) do CSKA Moscou, da Russia, é uma das estrelas da seleção japonesa.
Mesmo com a superioridade em confrontos, é bom a seleção Brasileira ter cuidado com o Japão. Com dois empates na história da competição, o Japão entrará em campo pensando na vitória. Brasil que faça o mesmo, para não amargurar uma derrota em plena estréia da competição da qual é a seleção anfitriã e uma das favoritas ao título.
Comentários
Postar um comentário