Pular para o conteúdo principal

Brasil de olho no tetracampeonato da Copa das Confederações


Brasil vem para ser tetra

A Copa das Confederações, que nem sempre teve este nome, nem apresentava o mesmo formato de disputa que o atual, desembarca no Brasil, com três seleções favoritas para conquistar a copa do Mundo do ano que vem. Com três títulos, o Brasil busca o tetra campeonato. Além do Brasil, o México é uma das seleções que já conquistaram o título na competição.
A primeira edição em 1992, bem como as duas seguintes, foi realizada na Arábia Saudita. Com o nome de Copa Rei Fahd (King Fahd Cup), contou com a participação da seleção anfitriã, e as seleções da Costa do Marfim, Estados Unidos e Argentina, todas convidadas. Disputada no modelo semifinal e final, na cidade de Riad, teve as seguintes partidas realizadas: Argentina 4 X 0 Costa do Marfim, Estados Unidos 0 X 3 Arábia Saudita. Sendo favorita ao titulo naquele ano, a Argentina derrotou os donos da casa pelo placar de 3 X 1, sendo assim, a primeira campeã da competição.
No ano de 1995 aconteceu a segunda edição, agora com novo formato e mais seleções participantes. Argentina, Dinamarca, Japão, México, Nigéria, campeãs em seus continentes e Arábia Saudita como anfitriã. No grupo A, a seleção dinamarquesa eliminou a Arábia Saudita e o México e,  no grupo B, a Argentina venceu em pontos as seleções da Nigéria e do Japão. Na disputa pelo titulo, a Dinamarca surpreendeu e evitou o bi-campenonato da Argentina. Com o placar de 2 X 0, a Dinamarca era então a nova campeã. 
Em 1997, na terceira edição, ainda na Arábia Saudita, a FIFA passou a organizar a competição e a nomeou com o nome de Copa das Confederações. Agora com 8 seleções participantes (campeã e a vice de seus continentes). Eram quatro equipes em cada grupo, onde as duas primeiras de cada grupo se enfrentavam na semifinal (modelo usado até hoje). No grupo A, o Brasil estreou contra a Arábia Saudita e venceu por 3 X 0, empatou o segundo jogo em 0 X 0 contra a Austrália (segunda colocada do grupo) e venceu o México por 3 X 2. Já no grupo B passaram o Uruguai, em primeiro, e República Tcheca, em segundo. Pelas semifinais Brasil 2 X 0 na República Tcheca e a Austrália venceu o Uruguai com o placar de 1 X 0, com gol marcado na prorrogação. Na final, goleada brasileira de 6 X 0  pra cima da Austrália.
Em 1999, a Copa das Confederações, não mais realizada na Arábia saudita, agora teve o México como anfitrião, que começou bem a competição goleando a Arábia Saudita por 5 X 1. Mesmo perdendo a Arábia Saudita acabou a fase de grupos em segundo lugar, atrás dos mexicanos e a frente de Bolívia e Egito. Já no grupo B, o Brasil estreou também com goleada (4 X 0 na Alemanha) e terminou em 1ª no grupo a frente de Estados Unidos, segunda colocada. Nas semifinais, os mexicanos derrotaram os norte-americanos pelo placar de 1 X 0 e os brasileiros superaram os sauditas com incríveis 8 X 2. No entanto, perderam o titulo para os donos da casa por 4 X 3.
A edição da Copa das Confederações de 2001, que aconteceu um ano antes da Copa do Mundo de 2002, serviu como evento teste para os país sede, neste caso dois, Japão e Coreia do Sul. Depois de perder o título mundial da Copa do Mundo de 1998 para a França, o Brasil foi eliminado pelos franceses nas semifinais e viram os "azuis" derrotarem o japão e ficarem com o titulo. 
A França, jogando em casa, sagrou-se bicampeã da Copa das Confederações no ano de 2003. Como  não  antecedia uma Copa do Mundo, a França foi escolhida como sede por ser a atual campeã das confederações. Com uma campanha impecável, 100% de aproveitamento, venceu as 5 partidas disputadas, bem diferente da seleção francesa eliminada um ano antes, na Copa de 2002, ainda na primeira fase do torneio. O Brasil teve sua pior participação em edições da copa das Confederações, desclassificado ainda na fase de grupos. Na semifinal, no jogo entre Camarões e Colômbia, o meio-campista camaronês, Marc-Vivien Foé, sofreu uma parada cardíaca e acabou morrendo em campo. Com o placar de 1 X 0, Camarões passou para a final e enfrentou os franceses, perdendo por 1 X 0. 
Na edição de 2005, a Copa das Confederações passou a ser disputada a cada quatro anos, um ano antes de uma Copa do Mundo, servindo como evento teste. Realizada na Alemanha, contava com as seleções da Argentina, Austrália, Grécia, Japão, México e Tunísia, campeãs e vice de seus continentes, além de Alemanha (anfitriã) e Brasil, atual campeão mundial de futebol. Pelas semifinais, dois grandes jogos. No primeiro, o brasil bateu a Alemanha. O 1º tempo terminou 2 X 2. Adriano abriu o placar e Podolski empatou. Ronaldinho colocou o Brasil novamente na vantagem aos 43 minutos mas Ballack empatou já nos acréscimos (48minutos) para a Alemanha. No segundo tempo Adriano deu a vitória ao Brasil. Final, Brasil 3 X 2 Alemanha. Já a Argentina, empatou em 0 X 0 no tempo normal com o México. Persistindo o empate na prorrogação em 1 X 1, a classificação para a final só veio nos pênaltis, com um 6 X 5 a favor dos hermanos. E na grande final, uma goleada de 4 X 1 e uma aula de futebol do Brasil diante de seu maior rival.
Na Africa do Sul, em 2009, o Brasil conquistou o terceiro titulo da copa das Confederações. Participaram as seleções de Estados Unidos, Brasil, Iraque, Egito, Espanha e Nova Zelândia, campeãs e vice de seus continentes, e ainda, a Itália, atual campeã do mundo e a Africa do Sul, como anfitriã. Do grupo A passaram a Espanha em primeiro e a Africa do Sul em segundo. no grupo B, o Brasil manteve a primeira colocação. Em segundo os Estados Unidos, com mais gols marcados que a Itália e melhor saldo de gols que o Egito, já que os três terminaram a fase de grupos com 3 pontos cada. Nas semifinais, a Espanha com 100% de aproveitamento na fase de grupos tombou diante dos Estados Unidos e o Brasil eliminou a Africa do Sul com o placar de 1 X 0. No jogo final, o Brasil terminou o 1º tempo perdendo de 2 X 0, mas virou o placar no segundo tempo, e venceu a partida por 3 X 2 diante dos norte-americanos.
Assim, fica a torcida pelo Brasil que é o primeiro campeão do torneio, com o nome de Copa das Confederações, e olhos atentos em Itália e Espanha, que nunca conquistaram este título, diferente do México que pode ser bi-campeão.       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lesão no tendão de Aquiles deixa atacante belga fora da copa

Lesão do atacante belga Benteke, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil, faz lembrar de casos parecidos de Copas passadas e deixa um temor para os torcedores de seleções favoritas ao titulo de 2014 O atacante belga Christian Benteke rompeu o tendão de Aquiles durante treinamento  do Aston Villa nesta quinta-feira e ficará de fora da Copa do Mundo. A seleção  da Bélgica, vista por muitos como possível sensação da Copa de 2014, perde uma peça  muito importante e certamente sentirá a falta de Benteke no mundial. Faltando pouco mais de dois meses para a Copa do Mundo, a possibilidade  de ficar de fora por conta de uma lesão é um fantasma na cabeça de jogadores e  da própria torcida que imagina ver sua seleção completa e, de repente,  em cima da hora, alguém se machuca e, pronto, fica de fora do maior espetáculo futebolístico do mundo. E a possibilidade de isto acontecer em seleções vistas como favoritas ao titulo é real e de certa maneira preocupa. Seleções como Brasil, Al

Os oito estádios para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar

  Al Bayt Stadium Cidade de Al Khor, cerca de 50 km de distância a norte de Doha. O Al Bayt Stadium é o único estádio da Copa do Qatar fora do alcance do novo metrô de Doha Estrutura em forma de tenda, inspiradas nas bayt al sha'ar, moradas nômades de determinados povos da região. Essa forma de tenda foi possível graças as suas paredes externas e os telhados pontiagudos de cada um dos cantos ao redor do campo serem cobertos por uma membrana de fibra de vidro tecida de polietrafluoretileno (PTFE) nas cores preto, vermelho e branco. Depois da Copa Após a Copa-2022, parte do estádio será doada a países de pouca estrutura esportiva. Será removida a camada superior de assentos do estádio, reduzindo a capacidade em 32 mil pessoas. É uma tenda, e móvel. Entre as novas instalações programadas para depois da Copa de 2022 temos um shopping center, restaurantes, academia, hospital com foco em medicina esportiva e salão comunitário. Começo da construção: 2014 Término das obra

Saiba os possíveis confrontos das favoritas para conquistar o titulo na Copa 2014

Os confrontos na fase de grupos e as possíveis hipóteses para as demais fases do mundial de 2014 Analisando a tabela de confrontos entre as 32 seleções a disputarem a copa de 2014, seis delas tem a total atenção do blog quem vence a copa e, para estas seis seleções, ditas favoritas ao titulo da Copa  2014 no Brasil, vamos analisar suas rotas, os caminhos a serem percorridos até a final da competição, no Maracanã. Começando pelo Brasil, que esta no grupo A, junto com Croácia, México e Camarões. Provavelmente, ficará em primeiro do grupo, apesar de ser um grupo não tão facil assim. A Croácia tem um futebol que lembra o da seleção brasileira, com jogadores habilidosos e boa taticamente. O México é um adversário dificil de ser batido pelo Brasil e Camarões, como toda seleção africana, é muito forte fisicamente e dá trabalho para equipes como o Brasil que usa muito da habilidade de seus atletas. Passada a fase de grupo  o Brasil terá pela frente, nas oitavas de Final, a Espanha ou