A Copa das Confederações, que nem sempre teve este nome, nem apresentava o mesmo formato de disputa que o atual, desembarca no Brasil, com três seleções favoritas para conquistar a copa do Mundo do ano que vem. Com três títulos, o Brasil busca o tetra campeonato. Além do Brasil, o México é uma das seleções que já conquistaram o título na competição.
A primeira edição em 1992, bem como as duas seguintes, foi realizada na Arábia Saudita. Com o nome de Copa Rei Fahd (King Fahd Cup), contou com a participação da seleção anfitriã, e as seleções da Costa do Marfim, Estados Unidos e Argentina, todas convidadas. Disputada no modelo semifinal e final, na cidade de Riad, teve as seguintes partidas realizadas: Argentina 4 X 0 Costa do Marfim, Estados Unidos 0 X 3 Arábia Saudita. Sendo favorita ao titulo naquele ano, a Argentina derrotou os donos da casa pelo placar de 3 X 1, sendo assim, a primeira campeã da competição.
No ano de 1995 aconteceu a segunda edição, agora com novo formato e mais seleções participantes. Argentina, Dinamarca, Japão, México, Nigéria, campeãs em seus continentes e Arábia Saudita como anfitriã. No grupo A, a seleção dinamarquesa eliminou a Arábia Saudita e o México e, no grupo B, a Argentina venceu em pontos as seleções da Nigéria e do Japão. Na disputa pelo titulo, a Dinamarca surpreendeu e evitou o bi-campenonato da Argentina. Com o placar de 2 X 0, a Dinamarca era então a nova campeã.
Em 1997, na terceira edição, ainda na Arábia Saudita, a FIFA passou a organizar a competição e a nomeou com o nome de Copa das Confederações. Agora com 8 seleções participantes (campeã e a vice de seus continentes). Eram quatro equipes em cada grupo, onde as duas primeiras de cada grupo se enfrentavam na semifinal (modelo usado até hoje). No grupo A, o Brasil estreou contra a Arábia Saudita e venceu por 3 X 0, empatou o segundo jogo em 0 X 0 contra a Austrália (segunda colocada do grupo) e venceu o México por 3 X 2. Já no grupo B passaram o Uruguai, em primeiro, e República Tcheca, em segundo. Pelas semifinais Brasil 2 X 0 na República Tcheca e a Austrália venceu o Uruguai com o placar de 1 X 0, com gol marcado na prorrogação. Na final, goleada brasileira de 6 X 0 pra cima da Austrália.
Em 1999, a Copa das Confederações, não mais realizada na Arábia saudita, agora teve o México como anfitrião, que começou bem a competição goleando a Arábia Saudita por 5 X 1. Mesmo perdendo a Arábia Saudita acabou a fase de grupos em segundo lugar, atrás dos mexicanos e a frente de Bolívia e Egito. Já no grupo B, o Brasil estreou também com goleada (4 X 0 na Alemanha) e terminou em 1ª no grupo a frente de Estados Unidos, segunda colocada. Nas semifinais, os mexicanos derrotaram os norte-americanos pelo placar de 1 X 0 e os brasileiros superaram os sauditas com incríveis 8 X 2. No entanto, perderam o titulo para os donos da casa por 4 X 3.
A edição da Copa das Confederações de 2001, que aconteceu um ano antes da Copa do Mundo de 2002, serviu como evento teste para os país sede, neste caso dois, Japão e Coreia do Sul. Depois de perder o título mundial da Copa do Mundo de 1998 para a França, o Brasil foi eliminado pelos franceses nas semifinais e viram os "azuis" derrotarem o japão e ficarem com o titulo.
A França, jogando em casa, sagrou-se bicampeã da Copa das Confederações no ano de 2003. Como não antecedia uma Copa do Mundo, a França foi escolhida como sede por ser a atual campeã das confederações. Com uma campanha impecável, 100% de aproveitamento, venceu as 5 partidas disputadas, bem diferente da seleção francesa eliminada um ano antes, na Copa de 2002, ainda na primeira fase do torneio. O Brasil teve sua pior participação em edições da copa das Confederações, desclassificado ainda na fase de grupos. Na semifinal, no jogo entre Camarões e Colômbia, o meio-campista camaronês, Marc-Vivien Foé, sofreu uma parada cardíaca e acabou morrendo em campo. Com o placar de 1 X 0, Camarões passou para a final e enfrentou os franceses, perdendo por 1 X 0.
Na edição de 2005, a Copa das Confederações passou a ser disputada a cada quatro anos, um ano antes de uma Copa do Mundo, servindo como evento teste. Realizada na Alemanha, contava com as seleções da Argentina, Austrália, Grécia, Japão, México e Tunísia, campeãs e vice de seus continentes, além de Alemanha (anfitriã) e Brasil, atual campeão mundial de futebol. Pelas semifinais, dois grandes jogos. No primeiro, o brasil bateu a Alemanha. O 1º tempo terminou 2 X 2. Adriano abriu o placar e Podolski empatou. Ronaldinho colocou o Brasil novamente na vantagem aos 43 minutos mas Ballack empatou já nos acréscimos (48minutos) para a Alemanha. No segundo tempo Adriano deu a vitória ao Brasil. Final, Brasil 3 X 2 Alemanha. Já a Argentina, empatou em 0 X 0 no tempo normal com o México. Persistindo o empate na prorrogação em 1 X 1, a classificação para a final só veio nos pênaltis, com um 6 X 5 a favor dos hermanos. E na grande final, uma goleada de 4 X 1 e uma aula de futebol do Brasil diante de seu maior rival.
Na Africa do Sul, em 2009, o Brasil conquistou o terceiro titulo da copa das Confederações. Participaram as seleções de Estados Unidos, Brasil, Iraque, Egito, Espanha e Nova Zelândia, campeãs e vice de seus continentes, e ainda, a Itália, atual campeã do mundo e a Africa do Sul, como anfitriã. Do grupo A passaram a Espanha em primeiro e a Africa do Sul em segundo. no grupo B, o Brasil manteve a primeira colocação. Em segundo os Estados Unidos, com mais gols marcados que a Itália e melhor saldo de gols que o Egito, já que os três terminaram a fase de grupos com 3 pontos cada. Nas semifinais, a Espanha com 100% de aproveitamento na fase de grupos tombou diante dos Estados Unidos e o Brasil eliminou a Africa do Sul com o placar de 1 X 0. No jogo final, o Brasil terminou o 1º tempo perdendo de 2 X 0, mas virou o placar no segundo tempo, e venceu a partida por 3 X 2 diante dos norte-americanos.
Assim, fica a torcida pelo Brasil que é o primeiro campeão do torneio, com o nome de Copa das Confederações, e olhos atentos em Itália e Espanha, que nunca conquistaram este título, diferente do México que pode ser bi-campeão.
Comentários
Postar um comentário