Pular para o conteúdo principal

Pelas semifinais da Copa das Confederações no Brasil, Brasil X Uruguai e Espanha X Itália

De dois clássicos, um sulamericano e um europeu, sairão os finalistas da Copa das Confederações de 2013  


Pela primeira vez na história da Copa das Confederações, as semifinais serão disputadas por seleções campeãs do mundoBrasil e Uruguai farão um clássico sulamericano e Espanha e Itália, um clássico europeu. Vejamos quem leva a melhor nos confrontos já realizados entre as quatro seleções, Brasil e Uruguai, Espanha e Itália.
O primeiro confronto entre Brasil e Uruguai aconteceu em 1916, no estádio Juan Carlos Zerillo, em Mar Del Plata. Era a primeira Copa América, torneio realizado na Argentina,  e que fez parte das comemorações do centenário de independência argentina. Era a primeira Copa América, e participaram Uruguai, Argentina, Brasil e Chile. Todos jogaram entre si em turno único e no jogo entre Brasil e Uruguai, deu Uruguai, 2 a 1. No jogo final, o Uruguai bateu a Argentina e foi campeão. O Brasil ficou na 3º colocação. 
Na segunda edição da Copa America, desta vez no Uruguai, o Brasil, no confronto com o Uruguai, foi goleado por 4 a 0 e terminou a competição em 3º lugar, novamente abaixo da Argentina (2ª colocada) e do Uruguai, que conquistou o seu bicampeonato na competição.
Em 1919, quando a Copa América foi disputada no Brasil, o Uruguai foi segundo colocado. e o Brasil foi o campeão. No confronto entre as seleções, o primeiro empate, em 2 a 2. o título brasileiro veio após o jogo-desempate, onde venceu os porteños pelo placar de 1 a 0.
Nas primeiras dácadas do seculo passado, Uruguai e Argentina figuravam como destaques sulamericanos no futebol. O Brasil aparecia logo atrás destas duas seleções. Haja visto que, em 95 anos de disputa da Copa América, o Uruguai possui 15 títulos e o Brasil 8, atrás ainda da Argentina que possui 14 títulos conquistados.
Em jogos Olímpicos o Uruguai possui duas medalhas de ouro, é bi-campeão olímpico nos anos de 1924 e 1928, enquanto que para o Brasil, este é o único titulo que falta.
Em Copas do Mundo, o Brasil guarda a triste lembrança de 1950, quando o Uruguai conquistou o seu segundo titulo mundial de futebol, calando a boca de mais de 180 mil pessoas no Maracanã, Rio de Janeiro. A revanche brasileira veio no mundial de 1970, para muitos, a melhor Copa do Mundo já disputada, o Brasil venceu o Uruguai nas semifinais pelo placar de 3 a 1, num jogo onde o Brasil começou perdendo de 1 a 0 mas empatou com Clodoaldo, passou a frente no placar com Jairzinho e decretou a vitória com Rivelino, marcando o terceiro gol.
Nas Eliminatórias sulamericanas para a Copa do mundo de 1994, copa em que o Brasil conquistou seu tetra-campeonato, Brasil e Uruguai se enfrentaram na ultima rodada e o Brasil venceu o jogo por 2 a 0  e ainda desclassificou o rival, que ficou fora do mundial de 1994.
Já em Copa das Confederações este é o primeiro confronto entre as seleções. Na Copa das Confederações de 1997 poderia ter havido um confronto entre as seleções, na final. O Brasil foi o primeiro do Grupo A e enfrentou a República Tcheca(venceu por 2 a 0), que foi 2ª colocada do Grupo B, grupo este que teve o Uruguai como 1º colocado, mas foi eliminado nas semifinais pela Austrália (2ª colocada do grupo A), pelo placar de 1 a 0, evitando assim uma final entre Brasil e Uruguai.
Espanha e Itália, o outro confronto das semifinais da Copa das Confederações de 2013, tem, ao longo da história, promovido boas partidas, em diferentes torneios futebolísticos.
O primeiro encontro entre as duas seleções ocorreu na Copa do Mundo de 1934, e terminou empatada em 1 a 1, porem o regulamento da época não prévia prorrogação ou pênaltis, por isso, uma partida extra foi disputada no dia seguinte e a Itália venceu por 1 a 0, com o gol do craque Giuseppe Meazza.
Num confronto válido pela fase de grupos da Eurocopa de 1988, a Itália venceu a Fúria, novamente por 1 a 0, e conquistou a segunda vitória diante dos espanhóis. No jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1994, a Itália novamente levou a melhor diante dos espanhóis e venceu o jogo pelo placar de 2 a 1. 
Após três derrotas consecutivas, a Espanha só conseguiu vencer a Itália no encontro entre as duas seleções nas quartas de final da Eurocopa de 2008 e foi um jogo duro, com um empate de 0 a 0 que durou até o final do jogo mas a Roja venceu a Azzurra nas cobranças de pênaltis, acertando 4 cobranças enquanto que a Itália, converteu 2 arremates.     
Já pela final da Eurocopa de 2012, Espanha e Itália novamente se encontraram e a Espanha aplicou a maior goleada da história da final do torneio, 4 a 0, para cima dos italianos e conquistou o bicampeonato.
Amanhã, brasil e Uruguai, Espanha e Itália medem forças nas semifinais da Copa das Confederações e uma coisa é certa: a grande final terá um campeão mundial sulamericano enfrentando um campeão mundial europeu. Para muitos, a final mais esperada é brasil e Espanha.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oitavas de final acabando, vem que vem as quartas de final

Copa do Mundo do Qatar 2022 já trouxe grandes momentos e o que tem pela frente promete. Vai ser digno de Copa do Mundo. Começou a Copa do Mundo. Muito se falando, jogo rolando, zebras, descepções, grandes momentos, belas exibições. Estamos ao fim das oitavas de final. Terminados os jogos do dia 6 de dezembro, que venham as quartas de final, só jogão. Copa do Mundo no Qatar. Muito se falou, questionamentos desde a escolha para sediar o maior evento do esporte mundial. Seja a cultura do lugar, a religião, os preparativos para o evento, a construção de estádios. Até que a bola rolou. Fase de grupos teve como principal acontecimento, a desclassificação da Alemanha. Vejam que em certo tempo do jogo houve a derrota da Alemanha e, paralelo a tal evento, a também desclassificação da Espanha, essa perdia na partida contra o Japão e estaria voando para casa também, ainda na fase de grupos. Alemanha venceu mas não avançou, Espanha perdeu e continuou. Não esquecendo a descepção também que foi...

Ultima rodada da fase de grupos e quem segue rumo as oitavas?

A Copa da Russia segue com grandes jogos, poucos gols e nenhum 0 x 0. Com o fim da segunda rodada da fase de grupos, 7 seleções venceram seus dois primeiros confrontos. Gigantes abaixo das expectativas.  Vamos começar pela anfitriã, a seleção russa, grupo A da copa. Com oito gols marcados em duas rodadas já é a melhor campanha de uma anfitriã em copas e ela vai para a ultima partida da fase de grupos diante contra um adversário campeão do mundo, e que também venceu seus dois primeiros compromissos. O Uruguai vem forte e é, com certeza, um adversário fortíssimo para a anfitriã empolgada e que vem surpreendendo neste mundial. Egito e Arabia Saudita disputam a vitória e a soma de 3 pontos no mundial 2018. Pulamos para o grupo C e veremos uma França alinhada, jogando muito e que tem pela frente uma Dinamarca que basta um empate para posterior classificação para as oitavas. Austrália pega o Peru e torce pelo tropeço da Dinamarca. No grupo D, a Croácia levou a melhor contr...

Passada a primeira rodada de grupos da Copa da Russia, e os destaques?

Estamos vivendo a Copa do Mundo de Futebol. A Copa na Russia começou, vários acontecimentos e apenas a primeira rodada da fase grupos. O que de melhor aconteceu? quem agradou? quem desagradou? A melhor estreia, a mais comemorada, enfim, vejamos o que aconteceu. Já na abertura, uma chuva de gols. A anfitriã Russia mandou 5 x 0 pra cima da Arabia Saudita. E a seleção da casa, desacreditada, com pouca expectativa para muitos, começou e começou bem: goleada na estréia e agora tem pela frente o Egito do titular Salah. Pelo grupo A tivemos a primeira campeã mundial estreando com vitória: 1 x 0 diante do Egito e  seleção uruguaia esta ai, pronta para avançar de fase. Pelo grupo B, o jogo mais esperado pela primeira rodada da fase de grupos: Portugal, de Cristiano Ronaldo segurou a poderosa Espanha que estreou no mundial seu novo técnico de ultima hora. CR7 saiu na frente das demais estrelas, como Messi, que amargou um empate frustrante contra a surpresa da Copa, a seleção da Islândi...