Pular para o conteúdo principal

Pelas semifinais da Copa das Confederações no Brasil, Brasil X Uruguai e Espanha X Itália

De dois clássicos, um sulamericano e um europeu, sairão os finalistas da Copa das Confederações de 2013  


Pela primeira vez na história da Copa das Confederações, as semifinais serão disputadas por seleções campeãs do mundoBrasil e Uruguai farão um clássico sulamericano e Espanha e Itália, um clássico europeu. Vejamos quem leva a melhor nos confrontos já realizados entre as quatro seleções, Brasil e Uruguai, Espanha e Itália.
O primeiro confronto entre Brasil e Uruguai aconteceu em 1916, no estádio Juan Carlos Zerillo, em Mar Del Plata. Era a primeira Copa América, torneio realizado na Argentina,  e que fez parte das comemorações do centenário de independência argentina. Era a primeira Copa América, e participaram Uruguai, Argentina, Brasil e Chile. Todos jogaram entre si em turno único e no jogo entre Brasil e Uruguai, deu Uruguai, 2 a 1. No jogo final, o Uruguai bateu a Argentina e foi campeão. O Brasil ficou na 3º colocação. 
Na segunda edição da Copa America, desta vez no Uruguai, o Brasil, no confronto com o Uruguai, foi goleado por 4 a 0 e terminou a competição em 3º lugar, novamente abaixo da Argentina (2ª colocada) e do Uruguai, que conquistou o seu bicampeonato na competição.
Em 1919, quando a Copa América foi disputada no Brasil, o Uruguai foi segundo colocado. e o Brasil foi o campeão. No confronto entre as seleções, o primeiro empate, em 2 a 2. o título brasileiro veio após o jogo-desempate, onde venceu os porteños pelo placar de 1 a 0.
Nas primeiras dácadas do seculo passado, Uruguai e Argentina figuravam como destaques sulamericanos no futebol. O Brasil aparecia logo atrás destas duas seleções. Haja visto que, em 95 anos de disputa da Copa América, o Uruguai possui 15 títulos e o Brasil 8, atrás ainda da Argentina que possui 14 títulos conquistados.
Em jogos Olímpicos o Uruguai possui duas medalhas de ouro, é bi-campeão olímpico nos anos de 1924 e 1928, enquanto que para o Brasil, este é o único titulo que falta.
Em Copas do Mundo, o Brasil guarda a triste lembrança de 1950, quando o Uruguai conquistou o seu segundo titulo mundial de futebol, calando a boca de mais de 180 mil pessoas no Maracanã, Rio de Janeiro. A revanche brasileira veio no mundial de 1970, para muitos, a melhor Copa do Mundo já disputada, o Brasil venceu o Uruguai nas semifinais pelo placar de 3 a 1, num jogo onde o Brasil começou perdendo de 1 a 0 mas empatou com Clodoaldo, passou a frente no placar com Jairzinho e decretou a vitória com Rivelino, marcando o terceiro gol.
Nas Eliminatórias sulamericanas para a Copa do mundo de 1994, copa em que o Brasil conquistou seu tetra-campeonato, Brasil e Uruguai se enfrentaram na ultima rodada e o Brasil venceu o jogo por 2 a 0  e ainda desclassificou o rival, que ficou fora do mundial de 1994.
Já em Copa das Confederações este é o primeiro confronto entre as seleções. Na Copa das Confederações de 1997 poderia ter havido um confronto entre as seleções, na final. O Brasil foi o primeiro do Grupo A e enfrentou a República Tcheca(venceu por 2 a 0), que foi 2ª colocada do Grupo B, grupo este que teve o Uruguai como 1º colocado, mas foi eliminado nas semifinais pela Austrália (2ª colocada do grupo A), pelo placar de 1 a 0, evitando assim uma final entre Brasil e Uruguai.
Espanha e Itália, o outro confronto das semifinais da Copa das Confederações de 2013, tem, ao longo da história, promovido boas partidas, em diferentes torneios futebolísticos.
O primeiro encontro entre as duas seleções ocorreu na Copa do Mundo de 1934, e terminou empatada em 1 a 1, porem o regulamento da época não prévia prorrogação ou pênaltis, por isso, uma partida extra foi disputada no dia seguinte e a Itália venceu por 1 a 0, com o gol do craque Giuseppe Meazza.
Num confronto válido pela fase de grupos da Eurocopa de 1988, a Itália venceu a Fúria, novamente por 1 a 0, e conquistou a segunda vitória diante dos espanhóis. No jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo de 1994, a Itália novamente levou a melhor diante dos espanhóis e venceu o jogo pelo placar de 2 a 1. 
Após três derrotas consecutivas, a Espanha só conseguiu vencer a Itália no encontro entre as duas seleções nas quartas de final da Eurocopa de 2008 e foi um jogo duro, com um empate de 0 a 0 que durou até o final do jogo mas a Roja venceu a Azzurra nas cobranças de pênaltis, acertando 4 cobranças enquanto que a Itália, converteu 2 arremates.     
Já pela final da Eurocopa de 2012, Espanha e Itália novamente se encontraram e a Espanha aplicou a maior goleada da história da final do torneio, 4 a 0, para cima dos italianos e conquistou o bicampeonato.
Amanhã, brasil e Uruguai, Espanha e Itália medem forças nas semifinais da Copa das Confederações e uma coisa é certa: a grande final terá um campeão mundial sulamericano enfrentando um campeão mundial europeu. Para muitos, a final mais esperada é brasil e Espanha.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ultima rodada da fase de grupos e quem segue rumo as oitavas?

A Copa da Russia segue com grandes jogos, poucos gols e nenhum 0 x 0. Com o fim da segunda rodada da fase de grupos, 7 seleções venceram seus dois primeiros confrontos. Gigantes abaixo das expectativas.  Vamos começar pela anfitriã, a seleção russa, grupo A da copa. Com oito gols marcados em duas rodadas já é a melhor campanha de uma anfitriã em copas e ela vai para a ultima partida da fase de grupos diante contra um adversário campeão do mundo, e que também venceu seus dois primeiros compromissos. O Uruguai vem forte e é, com certeza, um adversário fortíssimo para a anfitriã empolgada e que vem surpreendendo neste mundial. Egito e Arabia Saudita disputam a vitória e a soma de 3 pontos no mundial 2018. Pulamos para o grupo C e veremos uma França alinhada, jogando muito e que tem pela frente uma Dinamarca que basta um empate para posterior classificação para as oitavas. Austrália pega o Peru e torce pelo tropeço da Dinamarca. No grupo D, a Croácia levou a melhor contr...

A mando da Justiça americana, policia suiça prende membros da Fifa em Zurique na Suiça

Dirigentes da Fifa presos em Hotel de Luxo em Zurique, na Suiça. Policiais foram discretos, de posse das chaves dos quartos em que os suspeitos estavam hospedados, entraram e deram voz de prisão Entre os presos esta José Maria Marin , ex-presidente da CBF. A pedido da Justiça americana, a policia suíça efetuou as prisões em decorrência de investigações que provam a corrupção dentro da Fifa. Foram presos também no hotel Baur au Lac: Eduardo Li , da Costa Rica, que seria integrado ao comitê executivo da Fifa na sexta-feira, o uruguaio Eugenio Figueiredo , presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Jack Warner , ex-vice-presidente da Fifa, Jeffrey Webb , vice-presidente da Fifa e presidente da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe). Os dirigentes estavam reunidos em Zurique pois participariam do encontro anual da Fifa, na próxima sexta-feira, para a eleição do presidente da entidade. Ao todo são 14 pessoas indiciadas pela Justiça ...

Oitavas de final acabando, vem que vem as quartas de final

Copa do Mundo do Qatar 2022 já trouxe grandes momentos e o que tem pela frente promete. Vai ser digno de Copa do Mundo. Começou a Copa do Mundo. Muito se falando, jogo rolando, zebras, descepções, grandes momentos, belas exibições. Estamos ao fim das oitavas de final. Terminados os jogos do dia 6 de dezembro, que venham as quartas de final, só jogão. Copa do Mundo no Qatar. Muito se falou, questionamentos desde a escolha para sediar o maior evento do esporte mundial. Seja a cultura do lugar, a religião, os preparativos para o evento, a construção de estádios. Até que a bola rolou. Fase de grupos teve como principal acontecimento, a desclassificação da Alemanha. Vejam que em certo tempo do jogo houve a derrota da Alemanha e, paralelo a tal evento, a também desclassificação da Espanha, essa perdia na partida contra o Japão e estaria voando para casa também, ainda na fase de grupos. Alemanha venceu mas não avançou, Espanha perdeu e continuou. Não esquecendo a descepção também que foi...