Final Brasil e Espanha como todos queriam
A Copa das Confederações de 2013 terá a final mais esperada pelos amantes do futebol. De um lado, o Brasil, o anfitrião da competição, penta-campeão mundial e referencia em futebol-arte em todo o planeta. Do outro lado, a Espanha, bi-campeã européia, e atual campeã do mundo. Para muitos, é o teste final para a seleção espanhola, com a geração mais vitoriosa de todos os tempos. Enfrentar o Brasil, no Maracanã, seu palco maior, pela disputa do único título que ainda falta para Xavi, Iniesta e cia.
Há quem diga que a Espanha vai para o confronto com uma grande desvantagem: jogadores vindos de final de temporada, com cansaço muscular, disputaram uma semifinal difissílima contra a tetra-campeã mundial, Itália, num jogo de 120 minutos, com calor de 30 graus, decidido só nos pênaltis, desta vez, o jogo é no Rio de Janeiro, com calor também, apesar de o jogo ser as 19:00 da noite. Mas a seleção brasileira, com um elenco de, praticamente, só jogadores atuando fora do Brasil, como é o caso de Oscar, jogador brasileiro com mais jogos disputados na ultima temporada europeia, vai com tudo para a final.
Não há favorito para o jogo. A Espanha vem para sua quarta final em 5 anos. Neste período, conquistou a Europa duas vezes e é dela o titulo mundial de 2010.
Em 2009, na Copa das Confederações disputada na África do Sul, quase houve este tão esperado encontro entre as seleções, mas os espanhóis foram eliminados, nas semifinais, pelos norte-americanos.
Será uma final com dois campeões mundiais. O Brasil já conquistou a Copa das Confederações 3 vezes e vai em busca do seu tetracampeonato na competição. A Espanha tenta a conquista inédita. Será também o encontro de Neymar com sua nova casa, já que jogará no Barcelona que é, junto com o Real Madri, a base da seleção espanhola, que ainda tem 29 partidas oficiais de invencibilidade (recorde mundial).
São 8 encontros entre as seleções ao longo dos anos e a vantagem é brasileira. Com 4 vitórias e 2 empates, só perdeu para os espanhóis em 2 encontros: no mundial de 1934, quando perdeu de 3 a 1 e, em 1990, num jogo amistoso que terminou com a vitória espanhola de 3 a 0.
mesmo com maior numero de vitórias e jogando em casa, o Brasil deve ficar atento à Espanha. Com futebol de qualidade e um elenco forte, a Espanha entrará em campo em busca de um título que completará sua estante e a colocará de vez no rol das grandes seleções de futebol da história.
Comentários
Postar um comentário