Pular para o conteúdo principal

México precisa da vitória para poder seguir na competição

Tudo ou nada para os mexicanos amanhã

Brasil e México se enfrentam amanhã com duas questões a serem frisadas. É ampla a vantagem brasileira em 37 confrontos entre as seleções. No entanto, o México, nos últimos anos, tem surpreendido o Brasil e soma mais vitórias do que derrotas.
O México vai para o jogo de amanha contra o Brasil precisando muito da vitória. Depois de perder para a Itália na primeira partida na Copa das Confederações de 2013, aposta no bom retrospecto dos últimos confrontos contra o Brasil. Até 1996, o Brasil levava grande vantagem em confrontos contra os mexicanos, tendo 12 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas. No entanto, de 1996 pra cá, 8 vitórias do Brasil, 2 empates e 9 vitórias dos mexicanos. Em 1999, o México foi campeão da Copa das Confederações, jogando em casa, justamente em cima do Brasil. Em 2005, o Brasil foi campeão da Copa das Confederações, mas perdeu o confronto contra o México na fase de grupos. 
Os dois maiores jornais do México, o "El Universal" e o "La Jornada", acham muito difícil uma vitória mexicana amanhã, vendo como milagre tal acontecimento mas, os jogadores mexicanos, entrarão em campo pensando na vitória e apostando no retrospecto das ultimas partidas contra o Brasil, principalmente quando não é amistoso, mas sim, jogos válidos por alguma competição importante, como a própria Copa das Confederações, por exemplo.   
Já o Brasil, que esta mais aliviado e de bem com a torcida, uma vez que venceu de goleada o Japão no primeiro jogo da competição, tem nos jogadores Thiago Silva, Neymar, Hulk, Marcelo, Oscar e Lucas, um sentimento de revanche no jogo de amanhã contra o México, devido a derrota sofrida  diante dos mexicanos na final das Olimpíadas de Londres, em 2012, tirando novamente das mãos brasileiras o único titulo que nos falta: a Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos.
Seja como for, amanhã, brasileiros e mexicanos entram em campo pensando na vitória. O Brasil, para vingar a derrota de 2012, e os mexicanos, para lutar por uma vaga nas semifinais.



Decisões de Campeonatos entre México e Brasil de 1996 até hoje


1999, México campeão da Copa das Confederações vencendo o Brasil na final

Naquele ano, México sediava a Copa das Confederações. No Grupo A estreio contra a Arábia Saudita e venceu o jogo pelo placar de 5 a 1. Já no segundo jogo, empate em 2 a 2 com o Egito e uma vitória magra de 1 a 0 sobre a Bolívia, no terceiro jogo ficando no 1º Lugar do grupo, com 7 pontos conquistados, seguido da Arábia Saudita, com 4 pontos ganhos.
Já o Brasil, participou da competição como vice-campeão do mundo (a França, campeã do mundo de 1998, desistiu de participar da competição) e abriu uma vaga para a Bolívia, vice-campeã da América do Sul.
Pelo grupo B, goleou os alemães por 4 a 0 na estreia. No segundo jogo, 1 a 0 diante dos Estados Unidos e no ultimo jogo da fase de grupos, 2 a 0 na Nova Zelândia.
Nas semifinais, o México levou a melhor diante dos Estados Unidos, no estádio Azteca, diante de 80 mil torcedores, vencendo o jogo por 1 a 0, com gol de ouro marcado na prorrogação por Blanco enquanto que, no outro jogo das semifinais, o Brasil aplicou uma goleada de 8 a 2 na Arábia Saudita.
Na grande final, no estádio Azteca, para um público de 110 mil pessoas (maior público já registrado em um jogo de
Copa das Confederações) o México, sob o comando de Blanco, venceu o Brasil por 4 a 3. O Brasil detém o recorde de 18 gols marcados numa única edição de Copa das Confederações e, mesmo com Ronaldinho Gaúcho em campo, não foi superior ao México.


Copa Ouro da CONCACAF de 1996

A Copa Ouro da CONCACAF, torneio disputado pelas seleções de futebol da América do Norte, Central e das Caraibas, teve, nesta 3ª edição (disputada nos Estados Unidos), a participação de uma seleção convidada, o Brasil. Com uma equipe sub-23, o Brasil disputou a competição onde, os três primeiros de cada grupo mais o segundo melhor colocado, seguiam para as meias-finais. 
O México, pelo Grupo A, venceu seus dois jogos (5 a 0 em São Vicente e Grenadinas e 1 a 0 na Guatemala ). Ja o Brasil, no Grupo B, deixou pra trás Canadá (4 a 1) e Honduras (5 a 0). Pelo Grupo C, Estados Unidos levou a melhor sobre Trinidade e Tobago (3 a 2) e El Salvador (2 a 0). Nas meias finais, Brasil 1 a 0 nos Estados Unidos e México 1 a 0 na Guatemala (melhor 2ª colocada). 
Na final, deu México, que venceu por 2 a 0 a seleção brasileira.


Copa Ouro da CONCACAF de 2003

Fase de Grupos


A 7ª edição da Copa Ouro da CONCACAF, que teve os Estados Unidos e o México como países-sede, contou com a participação de 12 equipes, 10 seleções da CONCACAF e duas seleções convidadas (Brasil, com um time sub-23 e Colômbia). 
Diferente da edição de 1996, agora passavam para as quartas de final, o primeiro e o segundo de cada grupo. Pelo Grupo A, que teve México, Brasil e Honduras, os mexicanos levaram a melhor no confronto com os brasileiros, vencendo por 1 a 0 e terminaram em 1º do grupo. 
Já no Grupo B, a outra convidada(Colômbia) ficou em 1º do grupo, seguida pela Jamaica. Do Grupo C passaram Estados Unidos e El Salvador e do Grupo D, Costa Rica e Cuba.    


Quartas de final

Estados Unidos    5 - 0 Cuba
Costa Rica    5 - 2 El Salvador
Brasil    2 - 0 Colômbia
México    5 - 0 Jamaica


Semifinais

Brasil 2 - 1    Estados Unidos
México 2 - 0    Costa Rica


3º e 4º lugares

Estados Unidos    3 - 2 Costa Rica


Final

México  2 - 0 Brasil


2012 Olimpíadas de Londres

Assim como em 1984, em Los Angeles, e em 1988, em Seul, o Brasil ficou com a medalha de prata ao ser derrotado, desta vez, pelo México. 
Com gol sofrido aos 29 segundos do primeiro tempo, o Brasil se desestabilizou e fez um péssimo jogo na primeira etapa.
No 2º tempo, o Brasil até que encontrou seu bom futebol, mas não marcou, pelo contrário, sofreu o segundo gol (novamente Peralta, aos 29 minutos) e só conseguiu marcar já nos acréscimos com Hulk e ainda viu Oscar, sozinho na pequena área, perder um gol feito.
E foi isso, México acabou com o sonho brasileiro de conquistar a tao sonhada medalha de ouro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oitavas de final acabando, vem que vem as quartas de final

Copa do Mundo do Qatar 2022 já trouxe grandes momentos e o que tem pela frente promete. Vai ser digno de Copa do Mundo. Começou a Copa do Mundo. Muito se falando, jogo rolando, zebras, descepções, grandes momentos, belas exibições. Estamos ao fim das oitavas de final. Terminados os jogos do dia 6 de dezembro, que venham as quartas de final, só jogão. Copa do Mundo no Qatar. Muito se falou, questionamentos desde a escolha para sediar o maior evento do esporte mundial. Seja a cultura do lugar, a religião, os preparativos para o evento, a construção de estádios. Até que a bola rolou. Fase de grupos teve como principal acontecimento, a desclassificação da Alemanha. Vejam que em certo tempo do jogo houve a derrota da Alemanha e, paralelo a tal evento, a também desclassificação da Espanha, essa perdia na partida contra o Japão e estaria voando para casa também, ainda na fase de grupos. Alemanha venceu mas não avançou, Espanha perdeu e continuou. Não esquecendo a descepção também que foi...

Ultima rodada da fase de grupos e quem segue rumo as oitavas?

A Copa da Russia segue com grandes jogos, poucos gols e nenhum 0 x 0. Com o fim da segunda rodada da fase de grupos, 7 seleções venceram seus dois primeiros confrontos. Gigantes abaixo das expectativas.  Vamos começar pela anfitriã, a seleção russa, grupo A da copa. Com oito gols marcados em duas rodadas já é a melhor campanha de uma anfitriã em copas e ela vai para a ultima partida da fase de grupos diante contra um adversário campeão do mundo, e que também venceu seus dois primeiros compromissos. O Uruguai vem forte e é, com certeza, um adversário fortíssimo para a anfitriã empolgada e que vem surpreendendo neste mundial. Egito e Arabia Saudita disputam a vitória e a soma de 3 pontos no mundial 2018. Pulamos para o grupo C e veremos uma França alinhada, jogando muito e que tem pela frente uma Dinamarca que basta um empate para posterior classificação para as oitavas. Austrália pega o Peru e torce pelo tropeço da Dinamarca. No grupo D, a Croácia levou a melhor contr...

Passada a primeira rodada de grupos da Copa da Russia, e os destaques?

Estamos vivendo a Copa do Mundo de Futebol. A Copa na Russia começou, vários acontecimentos e apenas a primeira rodada da fase grupos. O que de melhor aconteceu? quem agradou? quem desagradou? A melhor estreia, a mais comemorada, enfim, vejamos o que aconteceu. Já na abertura, uma chuva de gols. A anfitriã Russia mandou 5 x 0 pra cima da Arabia Saudita. E a seleção da casa, desacreditada, com pouca expectativa para muitos, começou e começou bem: goleada na estréia e agora tem pela frente o Egito do titular Salah. Pelo grupo A tivemos a primeira campeã mundial estreando com vitória: 1 x 0 diante do Egito e  seleção uruguaia esta ai, pronta para avançar de fase. Pelo grupo B, o jogo mais esperado pela primeira rodada da fase de grupos: Portugal, de Cristiano Ronaldo segurou a poderosa Espanha que estreou no mundial seu novo técnico de ultima hora. CR7 saiu na frente das demais estrelas, como Messi, que amargou um empate frustrante contra a surpresa da Copa, a seleção da Islândi...