Tudo ou nada para os mexicanos amanhã
Decisões de Campeonatos entre México e Brasil de 1996 até hoje
1999, México campeão da Copa das Confederações vencendo o Brasil na final
Copa Ouro da CONCACAF de 1996
Copa Ouro da CONCACAF de 2003
Fase de Grupos
Quartas de final
Estados Unidos 5 - 0 Cuba
Costa Rica 5 - 2 El Salvador
Brasil 2 - 0 Colômbia
México 5 - 0 Jamaica
Semifinais
Brasil 2 - 1 Estados Unidos
México 2 - 0 Costa Rica
3º e 4º lugares
Estados Unidos 3 - 2 Costa Rica
Final
México 2 - 0 Brasil
Brasil e México se enfrentam amanhã com duas questões a serem frisadas. É ampla a vantagem brasileira em 37 confrontos entre as seleções. No entanto, o México, nos últimos anos, tem surpreendido o Brasil e soma mais vitórias do que derrotas.
O México vai para o jogo de amanha contra o Brasil precisando muito da vitória. Depois de perder para a Itália na primeira partida na Copa das Confederações de 2013, aposta no bom retrospecto dos últimos confrontos contra o Brasil. Até 1996, o Brasil levava grande vantagem em confrontos contra os mexicanos, tendo 12 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas. No entanto, de 1996 pra cá, 8 vitórias do Brasil, 2 empates e 9 vitórias dos mexicanos. Em 1999, o México foi campeão da Copa das Confederações, jogando em casa, justamente em cima do Brasil. Em 2005, o Brasil foi campeão da Copa das Confederações, mas perdeu o confronto contra o México na fase de grupos.
Os dois maiores jornais do México, o "El Universal" e o "La Jornada", acham muito difícil uma vitória mexicana amanhã, vendo como milagre tal acontecimento mas, os jogadores mexicanos, entrarão em campo pensando na vitória e apostando no retrospecto das ultimas partidas contra o Brasil, principalmente quando não é amistoso, mas sim, jogos válidos por alguma competição importante, como a própria Copa das Confederações, por exemplo.
Já o Brasil, que esta mais aliviado e de bem com a torcida, uma vez que venceu de goleada o Japão no primeiro jogo da competição, tem nos jogadores Thiago Silva, Neymar, Hulk, Marcelo, Oscar e Lucas, um sentimento de revanche no jogo de amanhã contra o México, devido a derrota sofrida diante dos mexicanos na final das Olimpíadas de Londres, em 2012, tirando novamente das mãos brasileiras o único titulo que nos falta: a Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos.
Seja como for, amanhã, brasileiros e mexicanos entram em campo pensando na vitória. O Brasil, para vingar a derrota de 2012, e os mexicanos, para lutar por uma vaga nas semifinais.
Decisões de Campeonatos entre México e Brasil de 1996 até hoje
1999, México campeão da Copa das Confederações vencendo o Brasil na final
Naquele ano, México sediava a Copa das Confederações. No Grupo A estreio contra a Arábia Saudita e venceu o jogo pelo placar de 5 a 1. Já no segundo jogo, empate em 2 a 2 com o Egito e uma vitória magra de 1 a 0 sobre a Bolívia, no terceiro jogo ficando no 1º Lugar do grupo, com 7 pontos conquistados, seguido da Arábia Saudita, com 4 pontos ganhos.
Já o Brasil, participou da competição como vice-campeão do mundo (a França, campeã do mundo de 1998, desistiu de participar da competição) e abriu uma vaga para a Bolívia, vice-campeã da América do Sul.
Pelo grupo B, goleou os alemães por 4 a 0 na estreia. No segundo jogo, 1 a 0 diante dos Estados Unidos e no ultimo jogo da fase de grupos, 2 a 0 na Nova Zelândia.
Nas semifinais, o México levou a melhor diante dos Estados Unidos, no estádio Azteca, diante de 80 mil torcedores, vencendo o jogo por 1 a 0, com gol de ouro marcado na prorrogação por Blanco enquanto que, no outro jogo das semifinais, o Brasil aplicou uma goleada de 8 a 2 na Arábia Saudita.
Na grande final, no estádio Azteca, para um público de 110 mil pessoas (maior público já registrado em um jogo de
Copa das Confederações) o México, sob o comando de Blanco, venceu o Brasil por 4 a 3. O Brasil detém o recorde de 18 gols marcados numa única edição de Copa das Confederações e, mesmo com Ronaldinho Gaúcho em campo, não foi superior ao México.
A Copa Ouro da CONCACAF, torneio disputado pelas seleções de futebol da América do Norte, Central e das Caraibas, teve, nesta 3ª edição (disputada nos Estados Unidos), a participação de uma seleção convidada, o Brasil. Com uma equipe sub-23, o Brasil disputou a competição onde, os três primeiros de cada grupo mais o segundo melhor colocado, seguiam para as meias-finais.
O México, pelo Grupo A, venceu seus dois jogos (5 a 0 em São Vicente e Grenadinas e 1 a 0 na Guatemala ). Ja o Brasil, no Grupo B, deixou pra trás Canadá (4 a 1) e Honduras (5 a 0). Pelo Grupo C, Estados Unidos levou a melhor sobre Trinidade e Tobago (3 a 2) e El Salvador (2 a 0). Nas meias finais, Brasil 1 a 0 nos Estados Unidos e México 1 a 0 na Guatemala (melhor 2ª colocada).
Na final, deu México, que venceu por 2 a 0 a seleção brasileira.
Fase de Grupos
A 7ª edição da Copa Ouro da CONCACAF, que teve os Estados Unidos e o México como países-sede, contou com a participação de 12 equipes, 10 seleções da CONCACAF e duas seleções convidadas (Brasil, com um time sub-23 e Colômbia).
Diferente da edição de 1996, agora passavam para as quartas de final, o primeiro e o segundo de cada grupo. Pelo Grupo A, que teve México, Brasil e Honduras, os mexicanos levaram a melhor no confronto com os brasileiros, vencendo por 1 a 0 e terminaram em 1º do grupo.
Já no Grupo B, a outra convidada(Colômbia) ficou em 1º do grupo, seguida pela Jamaica. Do Grupo C passaram Estados Unidos e El Salvador e do Grupo D, Costa Rica e Cuba.
Quartas de final
Estados Unidos 5 - 0 Cuba
Costa Rica 5 - 2 El Salvador
Brasil 2 - 0 Colômbia
México 5 - 0 Jamaica
Semifinais
Brasil 2 - 1 Estados Unidos
México 2 - 0 Costa Rica
3º e 4º lugares
Estados Unidos 3 - 2 Costa Rica
Final
México 2 - 0 Brasil
2012 Olimpíadas de Londres
Assim como em 1984, em Los Angeles, e em 1988, em Seul, o Brasil ficou com a medalha de prata ao ser derrotado, desta vez, pelo México.
Com gol sofrido aos 29 segundos do primeiro tempo, o Brasil se desestabilizou e fez um péssimo jogo na primeira etapa.
No 2º tempo, o Brasil até que encontrou seu bom futebol, mas não marcou, pelo contrário, sofreu o segundo gol (novamente Peralta, aos 29 minutos) e só conseguiu marcar já nos acréscimos com Hulk e ainda viu Oscar, sozinho na pequena área, perder um gol feito.
E foi isso, México acabou com o sonho brasileiro de conquistar a tao sonhada medalha de ouro.
Comentários
Postar um comentário