Pular para o conteúdo principal

Para o dirigente da FIFA, políticos devem ficar atentos para garantir que durante a Copa de 2014 não haja mais protestos

Blatter condena os protestos que aconteceram durante a Copa das Confederações no Brasil

Em entrevista à agência alemã DPA, ontem, Joseph Blatter, presidente da FIFA, afirmou que o Brasil pode ter sido uma escolha errada para sede da Copa do Mundo de 2014. Blatter levou em consideração a onda de protestos que aconteceram durante a realização da Copa das Confederações, no mês passado.
"Se acontecer de novo (as manifestações no Brasil em 2014), temos que nos questionar se tomamos a decisão errada ao ceder os direitos de receber a Copa", declarou Blatter, lembrando que os protestos do mês de junho chegaram a atingir a FIFA (os estádios foram alvos dos protestantes bem como alguns veículos que estavam a serviço da entidade). Blatter informou ainda que, em setembro, se reuni com a presidente Dilma Rousseff para discutir "o tema da instabilidade". "para mim, estes protestos soam como alarmes para o governo, para o Senado, o Congresso. Eles devem trabalhar nisso para evitar novos protestos", afirmou o dirigente suíço.
Para Blatter, a FIFA não pode ser responsabilizada pela desigualdade social existente no Brasil. "Nós não temos nada que aprender com os protestos, mas os políticos do Brasil sim", disse Blatter. As declarações foram dadas por ele, em um congresso sobre esporte, mídia e economia, organizado por Franz Beckenbauer, na Áustria. 
Protestantes foram as ruas, durante a realização dos jogos da Copa das Confederações, questionar sobre os gastos governamentais para a construção de estádios, cobrando do governo brasileiro mais investimentos em áreas como saúde e educação. A rotina dos membros da organização da Copa das Confederações chegou a ser alterada por conta dos protestos, que muitas vezes apresentaram atos de vandalismo e confrontos entre policiais e ativistas.
Blatter já havia dito, logo após o término da Copa das confederações, que "a realização da Copa do Mundo não deveria ser perturbada no próximo ano" e que o governo brasileiro já sabe disso. 
Hoje, o Ministério do Esporte, através de nota oficial, comentou as declarações de Blatter. "O sucesso da Copa das Confederações comprova o acerto da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo. Quanto às manifestações, o Brasil é um país democrático, que garante aos seus cidadãos plena liberdade de expressão", diz a íntegra da nota do Ministério do Esporte, pasta chefiada pelo ministro Aldo Rebelo.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oitavas de final acabando, vem que vem as quartas de final

Copa do Mundo do Qatar 2022 já trouxe grandes momentos e o que tem pela frente promete. Vai ser digno de Copa do Mundo. Começou a Copa do Mundo. Muito se falando, jogo rolando, zebras, descepções, grandes momentos, belas exibições. Estamos ao fim das oitavas de final. Terminados os jogos do dia 6 de dezembro, que venham as quartas de final, só jogão. Copa do Mundo no Qatar. Muito se falou, questionamentos desde a escolha para sediar o maior evento do esporte mundial. Seja a cultura do lugar, a religião, os preparativos para o evento, a construção de estádios. Até que a bola rolou. Fase de grupos teve como principal acontecimento, a desclassificação da Alemanha. Vejam que em certo tempo do jogo houve a derrota da Alemanha e, paralelo a tal evento, a também desclassificação da Espanha, essa perdia na partida contra o Japão e estaria voando para casa também, ainda na fase de grupos. Alemanha venceu mas não avançou, Espanha perdeu e continuou. Não esquecendo a descepção também que foi...

Ultima rodada da fase de grupos e quem segue rumo as oitavas?

A Copa da Russia segue com grandes jogos, poucos gols e nenhum 0 x 0. Com o fim da segunda rodada da fase de grupos, 7 seleções venceram seus dois primeiros confrontos. Gigantes abaixo das expectativas.  Vamos começar pela anfitriã, a seleção russa, grupo A da copa. Com oito gols marcados em duas rodadas já é a melhor campanha de uma anfitriã em copas e ela vai para a ultima partida da fase de grupos diante contra um adversário campeão do mundo, e que também venceu seus dois primeiros compromissos. O Uruguai vem forte e é, com certeza, um adversário fortíssimo para a anfitriã empolgada e que vem surpreendendo neste mundial. Egito e Arabia Saudita disputam a vitória e a soma de 3 pontos no mundial 2018. Pulamos para o grupo C e veremos uma França alinhada, jogando muito e que tem pela frente uma Dinamarca que basta um empate para posterior classificação para as oitavas. Austrália pega o Peru e torce pelo tropeço da Dinamarca. No grupo D, a Croácia levou a melhor contr...

Passada a primeira rodada de grupos da Copa da Russia, e os destaques?

Estamos vivendo a Copa do Mundo de Futebol. A Copa na Russia começou, vários acontecimentos e apenas a primeira rodada da fase grupos. O que de melhor aconteceu? quem agradou? quem desagradou? A melhor estreia, a mais comemorada, enfim, vejamos o que aconteceu. Já na abertura, uma chuva de gols. A anfitriã Russia mandou 5 x 0 pra cima da Arabia Saudita. E a seleção da casa, desacreditada, com pouca expectativa para muitos, começou e começou bem: goleada na estréia e agora tem pela frente o Egito do titular Salah. Pelo grupo A tivemos a primeira campeã mundial estreando com vitória: 1 x 0 diante do Egito e  seleção uruguaia esta ai, pronta para avançar de fase. Pelo grupo B, o jogo mais esperado pela primeira rodada da fase de grupos: Portugal, de Cristiano Ronaldo segurou a poderosa Espanha que estreou no mundial seu novo técnico de ultima hora. CR7 saiu na frente das demais estrelas, como Messi, que amargou um empate frustrante contra a surpresa da Copa, a seleção da Islândi...