Briga por quem vai pagar a conta das estruturas temporárias pode deixar Porto Alegre fora da Copa do Mundo
Prefeito da cidade, José Fortunati (PDT-RS), declarou hoje que risco do estádio não receber jogos da Copa é real. Projeto de financiamento das estruturas temporárias se encontra na Assembléia da capital.
Em entrevista a Rádio Gaúcha, na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT-RS), mostrou-se preocupado com esta situação e deixou claro que é real o risco de Porto Alegre não receber jogos pelo Mundial.
O projeto de lei que concede incentivos fiscais às empresas privadas para pagarem as obras está parado há quase um mês. A prefeitura está autorizada a arcar com até 20% do custo das operações desde que as estruturas sejam usadas pela população após a Copa.
"Esse projeto de lei se encontra na Assembléia. Se não for votado, estará definido que não teremos Copa do Mundo em Porto Alegre, porque não teremos como buscar recursos. A prefeitura não vai colocar recursos públicos. Não tem Plano B nem Plano C nem plano Z."
Apesar da péssima estimativa, o prefeito ainda acredita que esta semana, este impasse seja resolvido. "Na próxima quarta-feira, o vice-prefeito Sebastião Melo e o procurador Marcelo do Canto estarão no Rio de Janeiro em reunião convocada pelo COL (comitê Organizador Local), para discutir exatamente as estruturas temporárias de Porto Alegre. Nós estamos em uma situação difícil, mas temos de reconhecer que isso nos preocupa", declarou o prefeito.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul, em audiência recente, deixou claro que com a aprovação da isenção fiscal por parte do Internacional, o estado devera ser ressarcido após a Copa. "As estruturas não são de competência do Inter. E, se não for definido, existe sim a possibilidade de não ter Copa em Porto Alegre", afirmou Giovanni Luigi, presidente do Internacional Futebol Clube.
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, chegou nesta segunda-feira aqui no Brasil para discutir o assunto. Para ele, é necessário a criação de um cronograma detalhado para os trabalhos.
Comentários
Postar um comentário