Pular para o conteúdo principal

A tetracampeã Itália ficou na fase de grupos e Prandelli não é mais técnico da Azzurra

Para a Itália bastava um empate e a classificação em segunda do grupo da morte estaria garantida, mas na parte final da partida, com 10 jogadores em campo, a Itália viu o super zagueiro Godín marca de ombro e classifica o Uruguai



O grupo da morte da copa do mundo de 2014 surpreendeu a todos os amantes de futebol e marcou a copa do mundo da Fifa no Brasil como uma das melhores copas, do ponto de vista de bola rolando. Uma média de gols alta, e nem encerramos a fase de grupos ainda, quebra de records, Klose empata com Ronaldinho como maiores goleadores em copas do mundo, o goleiro colombiano, Mondragón, entra para a história das copas como o jogador mais velho a atuar em um jogo de copa do mundo, 43 anos de idade. É bom lembrar que neste mundial, pela primeira vez três campeões mundiais caíram no mesmo grupo. 

O Grupo D, com Itália, Uruguai, Inglaterra, era visto de perto por quem ama futebol e a Costa Rica, quarta integrante deste forte grupo, vejam vocês, mostrou-se mais forte do que as três já campeãs mundiais. Jogando um futebol bonito, de boa marcação e jogadas de ataque bem criadas e executadas, vitimou o Uruguai, na estreia do grupo na copa do mundo de 2014. O Uruguai conhecido pelo seu jogo de forte marcação e um ataque recheado de bons jogadores, temidos de qualquer zaga neste mundial, não brilhou, não conseguiu furar a zaga costarriquenha o suficiente.

Em seguida a tetra campeã, a poderosa Squadra Azzurra. Com uma vitória contra a Inglaterra, num dos melhores jogos deste mundial, a Itália mostrava suas armas aqui no mundial. Uma defesa das melhores do mundo, um ataque forte com Balotelli como referência e Pirlo, experiente Pirlono meio campo comandando os italianos parecia ser a Itália também favorita a avançar na competição e brigar forte na fase de mata-matas. 

Mas ficou só na teoria. A Itália pouco conseguiu diante da Costa Rica que mais uma vez dominou o adversário, mostrou precisão e poderia ter marcado o gol de pênalti, não marcado pela arbitragem do jogo, porém, logo em seguida marcou um belo gol e venceu o jogo. 

Ontem, no jogo dos campões, onde somente um passaria para a fase de mata-matas, a Itália, sem Balotelli no segundo tempo e com um a menos, Marchisio expulso no começo da segunda etapa, e com Immobile cansado de tanto tentar, viu Godín, zagueiro uruguaio que vem marcando gols decisivos, marcar após escanteio na área italiana, e garantir o Uruguai nas oitavas. 

Após o jogo o técnico Cesare Prandelli, a um mês de renovar seu contrato no comando da seleção italiana até o fim da Eurocopa de 2016, pediu demissão: "Eu conversei com o presidente da federação e (o coordenador técnico) Demétrio Albertini e entreguei a minha demissão. O planejamento técnico não funcionou e eu assumo toda a responsabilidade por isso. Alguma coisa mudou desde que o meu contrato foi renovado. Eu não sei por que. Escolhi um determinado plano técnico e é por isso que eu estou renunciando, porque ele não funcionou. Minha renúncia é irrevogável", avisou Prandelli.

Quem também deve sair é Giancarlo Abete, dirigente da Federação Italiana de Futebol desde 2007, que também anunciou sua renuncia. "Gostaria de anunciar a minha renúncia. Quando voltarmos à Itália, vou convocar uma reunião com a federação e espero que Prandelli retire sua renúncia. Eu já havia tomado a minha decisão antes da Copa do Mundo", disse Abete.

Com isso, três grandes seleções europeias, acrescentando a também eliminada Espanha, ficaram ainda na fase de grupos, na Copa que está mais para Americana do que Mundial. Já confirmados para as oitavas de final dois confrontos sulamericanos: Brasil x Chile, Uruguai X Colômbia. Para as eliminadas fica o pensamento de renovação já que todas as três tem jogadores chave do time com idade avançada e poucos novos jogadores para sucedê-los.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oitavas de final acabando, vem que vem as quartas de final

Copa do Mundo do Qatar 2022 já trouxe grandes momentos e o que tem pela frente promete. Vai ser digno de Copa do Mundo. Começou a Copa do Mundo. Muito se falando, jogo rolando, zebras, descepções, grandes momentos, belas exibições. Estamos ao fim das oitavas de final. Terminados os jogos do dia 6 de dezembro, que venham as quartas de final, só jogão. Copa do Mundo no Qatar. Muito se falou, questionamentos desde a escolha para sediar o maior evento do esporte mundial. Seja a cultura do lugar, a religião, os preparativos para o evento, a construção de estádios. Até que a bola rolou. Fase de grupos teve como principal acontecimento, a desclassificação da Alemanha. Vejam que em certo tempo do jogo houve a derrota da Alemanha e, paralelo a tal evento, a também desclassificação da Espanha, essa perdia na partida contra o Japão e estaria voando para casa também, ainda na fase de grupos. Alemanha venceu mas não avançou, Espanha perdeu e continuou. Não esquecendo a descepção também que foi...

Ultima rodada da fase de grupos e quem segue rumo as oitavas?

A Copa da Russia segue com grandes jogos, poucos gols e nenhum 0 x 0. Com o fim da segunda rodada da fase de grupos, 7 seleções venceram seus dois primeiros confrontos. Gigantes abaixo das expectativas.  Vamos começar pela anfitriã, a seleção russa, grupo A da copa. Com oito gols marcados em duas rodadas já é a melhor campanha de uma anfitriã em copas e ela vai para a ultima partida da fase de grupos diante contra um adversário campeão do mundo, e que também venceu seus dois primeiros compromissos. O Uruguai vem forte e é, com certeza, um adversário fortíssimo para a anfitriã empolgada e que vem surpreendendo neste mundial. Egito e Arabia Saudita disputam a vitória e a soma de 3 pontos no mundial 2018. Pulamos para o grupo C e veremos uma França alinhada, jogando muito e que tem pela frente uma Dinamarca que basta um empate para posterior classificação para as oitavas. Austrália pega o Peru e torce pelo tropeço da Dinamarca. No grupo D, a Croácia levou a melhor contr...

Passada a primeira rodada de grupos da Copa da Russia, e os destaques?

Estamos vivendo a Copa do Mundo de Futebol. A Copa na Russia começou, vários acontecimentos e apenas a primeira rodada da fase grupos. O que de melhor aconteceu? quem agradou? quem desagradou? A melhor estreia, a mais comemorada, enfim, vejamos o que aconteceu. Já na abertura, uma chuva de gols. A anfitriã Russia mandou 5 x 0 pra cima da Arabia Saudita. E a seleção da casa, desacreditada, com pouca expectativa para muitos, começou e começou bem: goleada na estréia e agora tem pela frente o Egito do titular Salah. Pelo grupo A tivemos a primeira campeã mundial estreando com vitória: 1 x 0 diante do Egito e  seleção uruguaia esta ai, pronta para avançar de fase. Pelo grupo B, o jogo mais esperado pela primeira rodada da fase de grupos: Portugal, de Cristiano Ronaldo segurou a poderosa Espanha que estreou no mundial seu novo técnico de ultima hora. CR7 saiu na frente das demais estrelas, como Messi, que amargou um empate frustrante contra a surpresa da Copa, a seleção da Islândi...