Pular para o conteúdo principal

A tetracampeã Itália ficou na fase de grupos e Prandelli não é mais técnico da Azzurra

Para a Itália bastava um empate e a classificação em segunda do grupo da morte estaria garantida, mas na parte final da partida, com 10 jogadores em campo, a Itália viu o super zagueiro Godín marca de ombro e classifica o Uruguai



O grupo da morte da copa do mundo de 2014 surpreendeu a todos os amantes de futebol e marcou a copa do mundo da Fifa no Brasil como uma das melhores copas, do ponto de vista de bola rolando. Uma média de gols alta, e nem encerramos a fase de grupos ainda, quebra de records, Klose empata com Ronaldinho como maiores goleadores em copas do mundo, o goleiro colombiano, Mondragón, entra para a história das copas como o jogador mais velho a atuar em um jogo de copa do mundo, 43 anos de idade. É bom lembrar que neste mundial, pela primeira vez três campeões mundiais caíram no mesmo grupo. 

O Grupo D, com Itália, Uruguai, Inglaterra, era visto de perto por quem ama futebol e a Costa Rica, quarta integrante deste forte grupo, vejam vocês, mostrou-se mais forte do que as três já campeãs mundiais. Jogando um futebol bonito, de boa marcação e jogadas de ataque bem criadas e executadas, vitimou o Uruguai, na estreia do grupo na copa do mundo de 2014. O Uruguai conhecido pelo seu jogo de forte marcação e um ataque recheado de bons jogadores, temidos de qualquer zaga neste mundial, não brilhou, não conseguiu furar a zaga costarriquenha o suficiente.

Em seguida a tetra campeã, a poderosa Squadra Azzurra. Com uma vitória contra a Inglaterra, num dos melhores jogos deste mundial, a Itália mostrava suas armas aqui no mundial. Uma defesa das melhores do mundo, um ataque forte com Balotelli como referência e Pirlo, experiente Pirlono meio campo comandando os italianos parecia ser a Itália também favorita a avançar na competição e brigar forte na fase de mata-matas. 

Mas ficou só na teoria. A Itália pouco conseguiu diante da Costa Rica que mais uma vez dominou o adversário, mostrou precisão e poderia ter marcado o gol de pênalti, não marcado pela arbitragem do jogo, porém, logo em seguida marcou um belo gol e venceu o jogo. 

Ontem, no jogo dos campões, onde somente um passaria para a fase de mata-matas, a Itália, sem Balotelli no segundo tempo e com um a menos, Marchisio expulso no começo da segunda etapa, e com Immobile cansado de tanto tentar, viu Godín, zagueiro uruguaio que vem marcando gols decisivos, marcar após escanteio na área italiana, e garantir o Uruguai nas oitavas. 

Após o jogo o técnico Cesare Prandelli, a um mês de renovar seu contrato no comando da seleção italiana até o fim da Eurocopa de 2016, pediu demissão: "Eu conversei com o presidente da federação e (o coordenador técnico) Demétrio Albertini e entreguei a minha demissão. O planejamento técnico não funcionou e eu assumo toda a responsabilidade por isso. Alguma coisa mudou desde que o meu contrato foi renovado. Eu não sei por que. Escolhi um determinado plano técnico e é por isso que eu estou renunciando, porque ele não funcionou. Minha renúncia é irrevogável", avisou Prandelli.

Quem também deve sair é Giancarlo Abete, dirigente da Federação Italiana de Futebol desde 2007, que também anunciou sua renuncia. "Gostaria de anunciar a minha renúncia. Quando voltarmos à Itália, vou convocar uma reunião com a federação e espero que Prandelli retire sua renúncia. Eu já havia tomado a minha decisão antes da Copa do Mundo", disse Abete.

Com isso, três grandes seleções europeias, acrescentando a também eliminada Espanha, ficaram ainda na fase de grupos, na Copa que está mais para Americana do que Mundial. Já confirmados para as oitavas de final dois confrontos sulamericanos: Brasil x Chile, Uruguai X Colômbia. Para as eliminadas fica o pensamento de renovação já que todas as três tem jogadores chave do time com idade avançada e poucos novos jogadores para sucedê-los.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lesão no tendão de Aquiles deixa atacante belga fora da copa

Lesão do atacante belga Benteke, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil, faz lembrar de casos parecidos de Copas passadas e deixa um temor para os torcedores de seleções favoritas ao titulo de 2014 O atacante belga Christian Benteke rompeu o tendão de Aquiles durante treinamento  do Aston Villa nesta quinta-feira e ficará de fora da Copa do Mundo. A seleção  da Bélgica, vista por muitos como possível sensação da Copa de 2014, perde uma peça  muito importante e certamente sentirá a falta de Benteke no mundial. Faltando pouco mais de dois meses para a Copa do Mundo, a possibilidade  de ficar de fora por conta de uma lesão é um fantasma na cabeça de jogadores e  da própria torcida que imagina ver sua seleção completa e, de repente,  em cima da hora, alguém se machuca e, pronto, fica de fora do maior espetáculo futebolístico do mundo. E a possibilidade de isto acontecer em seleções vistas como favoritas ao titulo é real e de certa maneira preocupa. Seleções como Brasil, Al

Os oito estádios para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar

  Al Bayt Stadium Cidade de Al Khor, cerca de 50 km de distância a norte de Doha. O Al Bayt Stadium é o único estádio da Copa do Qatar fora do alcance do novo metrô de Doha Estrutura em forma de tenda, inspiradas nas bayt al sha'ar, moradas nômades de determinados povos da região. Essa forma de tenda foi possível graças as suas paredes externas e os telhados pontiagudos de cada um dos cantos ao redor do campo serem cobertos por uma membrana de fibra de vidro tecida de polietrafluoretileno (PTFE) nas cores preto, vermelho e branco. Depois da Copa Após a Copa-2022, parte do estádio será doada a países de pouca estrutura esportiva. Será removida a camada superior de assentos do estádio, reduzindo a capacidade em 32 mil pessoas. É uma tenda, e móvel. Entre as novas instalações programadas para depois da Copa de 2022 temos um shopping center, restaurantes, academia, hospital com foco em medicina esportiva e salão comunitário. Começo da construção: 2014 Término das obra

Saiba os possíveis confrontos das favoritas para conquistar o titulo na Copa 2014

Os confrontos na fase de grupos e as possíveis hipóteses para as demais fases do mundial de 2014 Analisando a tabela de confrontos entre as 32 seleções a disputarem a copa de 2014, seis delas tem a total atenção do blog quem vence a copa e, para estas seis seleções, ditas favoritas ao titulo da Copa  2014 no Brasil, vamos analisar suas rotas, os caminhos a serem percorridos até a final da competição, no Maracanã. Começando pelo Brasil, que esta no grupo A, junto com Croácia, México e Camarões. Provavelmente, ficará em primeiro do grupo, apesar de ser um grupo não tão facil assim. A Croácia tem um futebol que lembra o da seleção brasileira, com jogadores habilidosos e boa taticamente. O México é um adversário dificil de ser batido pelo Brasil e Camarões, como toda seleção africana, é muito forte fisicamente e dá trabalho para equipes como o Brasil que usa muito da habilidade de seus atletas. Passada a fase de grupo  o Brasil terá pela frente, nas oitavas de Final, a Espanha ou