A Alemanha começou bem o mundial de 2014. Goleou a seleção de Portugal, de Cristiano Ronaldo, por 4 a 0 e o mundo já via ali uma grande favorita ao titulo. No segundo jogo, empate em 2 X 2 contra a seleção de Gana, com gol de empate de Klose, que alcançava Ronaldo Fenômeno em números de gols em copas do mundo. No ultimo jogo da fase grupos o adversário foi os Estados Unidos de Klinsmann, que participou do trabalho de reestruturação do futebol alemão. Vitória alemã por 1 x 0 e as duas seleções seguiram para as oitavas-de-final.
Nas oitavas, vitória na prorrogação contra a boa seleção da Argélia. Com gols de Schürrle e Özil a Alemanha venceu o jogo por 2 x 1. Nas quartas de final, o clássico europeu contra a França, gol de Mats Hummels logo no começo de partida e vitória de 1 x 0. Na semifinal atropelou a seleção brasileira, anfitriã do torneio, com sonoros 7 x 1 e seguiu para a final. O jogo marcou também a quebra do recorde em números de gols marcados em copas do mundo: Miroslav Klose agora é o maior artilheiro em mundiais com 16 gols marcados.
Do outro lado da semifinal, Argentina superou nos pênaltis a seleção holandesa e passou para a final após 24 anos, e 24 anos marcava também a ultima conquista de copa do Mundo pela seleção alemã.
Foi uma grande final, reedição das copas de 1986 e 1990, onde alemães e argentinos já haviam estado. Em 1986, deu Argentina, em 1990 deu Alemanha e desta vez, aqui no Brasil, a Alemanha após 120 minutos de jogo comemorou o tetra campeonato de futebol, com gol de Mario Gotze no segundo tempo da prorrogação. É a primeira vez que uma seleção européia vence nas Américas.
Parabéns seleção alemã, que foi muito carismática aqui no Brasil, apresentou um belo futebol, teve dificuldades durante o torneio mas soube consertar os erros e superar os adversários. Foi a conquista de um trabalho que a mais de uma década vinha sendo feito pelos alemães e fica a certeza de que em 2018, quem quiser tomar a taça de campeão dos alemães na Russia, terão que jogar muita bola, porque foi o que eles fizeram em 2014 no Brasil, jogaram muita bola.
Comentários
Postar um comentário