Em outubro começa as Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018 que vai até novembro de 2017 sendo realizada em sistema de todos contra todos em jogos de ida e volta.
As eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Russia, promete ser uma das melhores, quiça, a melhor das ultimas décadas. A seleção Chilena conquistou a tão aguardada Copa América, de forma invicta. Argentina, vice-mundial de 2014 e vice-campeã da Copa América 2015, tem Lionel Messi, o melhor do mundo em mais uma chance de titulo mundial jogando pelo seu país. Brasil segue na busca por uma equipe qualificada a altura de sua história no futebol. Além disso tem Colômbia, muito muito competitiva, Uruguai, renovado, e Paraguai que quer voltar a disputar uma copa, ficou de fora da Copa do Mundo no Brasil. É amigos, vai ser parada dura.
Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da Russia em 2018 vai começar e olha, vai ser um pega daqueles que a muito não se vê. Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Chile e Paraguai, uma dessas vai ficar de fora e a verdade é que será duas batalhas por cada partida, jogos de ida e volta, jogando em casa e jogando fora. Não há dúvidas de que bastantes jogos entrarão para a história das eliminatórias.
Diante deste cenário previsto e ansiosamente aguardado, vamos ver como estão os protagonistas desta festa que certamente encantará e trará o espirito do futebol arte, onde a América do Sul é lugar cativo.
Nada mais justo que enumerar as seleções pelo ranking da Fifa para engrandecer mais ainda estas seleções e mostrar que o nome Fifa tem importância e lugar conquistados e que o novo gestor resgate a credibilidade da instituição. As eleições serão dia 26 de fevereiro de 2016 e estão na briga Zico e Platini. O presidente da Conmebol manifestou apoio a Platini na ultima quinta-feira. Zico conta com o apoio de Del Nero. E ainda tem Maradona na lista. Além disso, o Brasil voltou a figurar entre os cinco primeiros colocados. Veja Ranking aqui.
Seguindo o texto, comecemos pela Argentina, líder do Ranking da Fifa. Sobre a Argentina podemos dizer que é a favorita à primeira posição ao final da disputa. Não dá pra imaginar diferente. Vice-campeã ano passado, perdeu para a Alemanha nas prorrogações e na Copa América deste ano, num jogo memorável para a torcida chilena, perdeu nos pênaltis após empatar em 0 a 0 no tempo normal e prorrogação. Além disso tem Messi, o melhor jogador de futebol do mundo dos últimos anos e que tem em 2018 a chance de figurar definitivamente como um dos gigantes do futebol, como Pele e Maradona, entre outros. olho vivo na Argentina, boa equipe, grandes jogadores e muita tradição.
Na 4ª colocação do ranking da Fifa temos a Colômbia. Com uma de suas melhores seleções de sua história, a Colômbia tem nomes conhecidos mundialmente, jogando em grandes times da Europa. Na ultima Copa. Eliminada pelo Brasil nas quartas-de-final, derrota por 2 a 1, num jogo aberto e muito difícil para ambas as seleções. Na Copa América, a Colômbia resistiu ao poder dos hermanos, e viu seu arqueiro Ospina brilhar, fazendo defesas incríveis e sendo vencido nas penalidades máximas. Vale lembrar que James Rodriguez foi artilheiro no ultimo Mundial da Fifa, com 10 gols marcados.
Nesta semana o Brasil voltou a estar entre as cinco melhores do ranking da Fifa. Boa notícia. A respeito de eliminatórias e Copa do Mundo, bem, já é outra história. Nas ultimas eliminatórias o Brasil pegou uma folga por ser país sede e viu Argentina papar o primeiro lugar, seguida de Colômbia, Chile, Equador e Uruguai que venceu a repescagem intercontinental. Quanto ao ultimo Mundial da Fifa, disputado em casa, com o sonho de disputar mais uma final de Copa do Mundo no lendário Maracanã, caiu, de forma vergonhosa e irreconhecível, diante da Alemanha. Placar deste desastroso jogo pelas semifinais da Copa do Mundo de 2014: 7 a 1 para os alemães fora o baile. Atualmente, a seleção brasileira vem se recuperando. Desde a chegada de Dunga, 11 jogos invictos, porém no segundo jogo da Copa América, em junho deste ano, perdeu para a Colômbia por 1 a 0, e jogando muito mal. Na sequencia da competição, nas quartas-de-final, perdeu nos pênaltis para o Paraguai. Para as eliminatórias, vai precisar de bom futebol e muito suor pois tem nessa edição de eliminatórias sul-americanas para copa do mundo da fifa, adversários com excelentes elencos e futebol bonito de se ver, competitivo, de ponta.
Na décima posição do Ranking da Fifa temos o Chile. Eliminado na Copa do Mundo do Brasil, pela própria seleção brasileira, nas oitavas-de-final, num jogo que ficou marcado pela bola no travessão a poucos segundos do fim do segundo tempo da prorrogação e Chile
tendo a chance de desclassificar a seleção brasileira e seguir na Copa. Não rolou. Terminado o jogo, 1 a 1 no placar e na disputa de pênaltis, Brasil levou a melhor. Já na Copa América deste ano fez bonito, venceu a Argentina nos pênaltis, após 120 minutos de 0 a 0. Uma curiosidade é que as duas seleções chegaram a final invictas e sendo definido o jogo nos pênaltis, a Argentina perdeu o titulo invicta ao passo que Chile venceu também invicto, coisas do futebol.
Para muitos essas quatro seleções terminam as eliminatórias ocupando as quatro vagas destinadas a América do Sul, ficando Uruguai e Paraguai na briga pela repescagem intercontinental. Seria o normal levando em conta o retrospecto delas nas ultimas competições oficiais, mas a verdade é que destas seis equipes: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e Paraguai, só esperando mesmo pra ver.
Comentários
Postar um comentário