Pular para o conteúdo principal

Informações a respeito dos estádios para Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Estádios para a Copa do Mundo de 2014

Os estádios prontos para a Copa do Mundo de 2014 apresentaram algumas falhas durante a Copa das Confederações, que é o evento teste, onde se tem a confirmação de que as normas, as premissas exigidas pela FIFA estão de acordo, tudo dentro do normal, do exigido. Pensando nisso, vamos dar uma olhada em cada um deles. Lógico que não é só em estádios que o Brasil terá que pensar e, se arranjar, para ficar em conforme com a FIFA, há outras questões a se discutir, mas por ora, vamos falar dos estádios, os que já estão construídos, os que ainda não estão, onde apresentaram erros, ou não passaram nas exigências da FIFA. Para os que ainda não foram entregues, o que ainda falta. Vamos saber se há atrasos ou tudo esta dentro do esperado, com prazos de tempo sendo respeitados.



Começando pelo Arena Amazônia (que substituíra o estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão), no centro de Manaus, capital que dispõe de parques ecológicos, passeio de barco até o encontro dos rios Negro e Solimões, trekking na mata, entre outros. Localizado no coração da floresta amazônica, alias, a inspiração para o estádio partiu da própria floresta, o formato do estádio será de um cesto de palha típico da região, feito em uma estrutura metálica. O projeto prioriza o tema sustentabilidade. Prova disso será o uso da água das chuvas, abundantes na região. Estas serão armazenadas para uso posterior nos banheiros ou para irrigação do gramado. Também contará com sistema de capitação da luz solar, gerando energia limpa e renovável e ainda, paredes vegetais que contribuirão para a redução dos gastos de energia bem como controle da temperatura dentro do estádio. Com capacidade para 42.377 pessoas, contará também com restaurantes, estacionamento subterrâneo e um acesso por meio  de um corredor de ônibus e monotrilho. A Arena Amazônia receberá quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2014 e, apos a Copa de 2014, será usada para receber shows e eventos na região. O projeto foi iniciado em 2008, as obras começaram em 2010 e estão previstas para serem concluídas em 2013.



Em Fortaleza, capital do Ceará, onde as praias são o principal destino turístico, temos o Castelão. Construído em 1973, o Estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão, foi inteiramente reformado para acomodar bem até 58.704 pessoas. Possui estacionamento coberto com 1.900 vagas, possui camarotes, área VIP, setor de imprensa, zona mista e vestiários 100% reformados, tendo ainda, os assentos, mesmo aqueles situados no anel inferior, próximo ao gramado, protegidos por uma cobertura. Com a construção de quatro corredores exclusivos de ônibus, de uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e de duas estações de metrô, facilitará a locomoção do torcedor. Em dezembro de 2012, tornou-se o primeiro estádio pronto para a Copa. O castelão receberá seis partidas, entre elas um duelo da seleção brasileira na primeira fase.



Também com belas praias procuradas por qualquer tipo de turista, sem falar nas dunas de lá, a capital do Rio Grande do Norte, Natal, é uma das cidades-sedes do Mundial. Construído nos anos de 1972, o estádio João de Vasconcelos Machado, o Machadão, foi completamente demolido, tanto o Machadão quanto o Machadinho, ginásio anexo Humberto Nesi. No lugar, o Estádio das Dunas, novo Machadão, terá capacidade de 42.086 espectadores. O Estádio das Dunas receberá quatro jogos da primeira fase.



No Recife, a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, zona metropolitana da cidade, fica a 19km do Aeroporto Internacional de Guararapes. O empreendimento busca realçar a economia da Grande Recife, região considerada carente e tem boas perspectivas de crescimento. Com capacidade de 42.849 pessoas, a Arena Pernambuco sediou jogos da Copa das Confederações, e pela copa de 2014, receberá jogos, quatro pela fase de grupos e 1 pela 16ª rodada.



Na capital baiana, Salvador, o Estádio Octávio Mangabeira, nome oficial para a Arena Fonte Nova. Inaugurado em 28 de janeiro de 1951, foi utilizado até o ano de 2007, três anos mais tarde foi demolido e deu lugar a um estádio moderno, com cobertura metálica leve, restaurante panorâmico e um museu do futebol. A Arena Fonte Nova, já utilizado na Copa das Confederações, receberá quatro jogos da primeira fase. Um fato curioso é que três cabeças de chave, de seus grupos, jogarão em três jogos no estádio. Também, em Salvador, na Arena Fonte Nova, um jogo pelas oitavas de final e um pelas quartas de final.



Com regiões turísticas muito procuradas, rica em fauna e flora, como é o pantanal, tem também a natureza da chapada dos Guimarães. Economicamente falando, Cuiabá, capital do Mato Grosso, é o principal centro industrial, comercial e de serviços do estado e ainda, terá o Estádio Arena Pantanal. É, também, um estádio que prioriza a sustentabilidade, onde a madeira utilizada na edificação é certificada, os resíduos e entulhos passam por um processo de reciclagem e reaproveitamento na própria obra e em suas vias de acesso entre outros itens. Com capacidade para 42.968 espectadores, o Arena Pantanal, está sendo construído no terreno onde ficava o antigo Estádio José Fagelli. Receberá quatro partidas da Copa do Mundo de 2014.



A Capital Federal, Brasilia, é a terceira cidade mais rica do país e recebeu o segundo maior estádio para está Copa de 2014. Com capacidade para 68.009 espectadores, o novo Mané Garrincha, nome mais aceito pela maioria dos brasileiros, apesar de que para a FIFA, não é o nome oficial e sim, Estádio Nacional, foi erguido no lugar do antigo, que praticamente foi demolido. Com cobertura metálica, novas arquibancadas e um gramado rebaixado, permitindo assim, uma visão completa do jogo, também mostrou comprometimento com o tema sustentabilidade. Recebeu o jogo de abertura da Copa das Confederações, apresentou problemas, por exemplo, no gramado. Na Copa do Mundo ano que vem, receberá sete jogos, incluindo um confronto das quartas de final.



Terceiro centro industrial do país, Belo Horizonte, em Minas Gerais, terá seu palco maior do futebol, o Mineirão, que foi entregue em dezembro e inaugurado no inicio de fevereiro. Entre as obras de melhorias estão a construção de cobertura, vestiários, novas arquibancadas estacionamentos e esplanada. Com 64,5 mil lugares tornou-se, em 21 de dezembro de 2012, o segundo estádio pronto para a Copa de 2014 (o primeiro foi o Castelão). Com projeto visando a sustentabilidade, haja visto que, a reutilização da água de chuva com uma capacidade de armazenamento de até 6.270.000 litros. Receberá seis jogos pela Copa de 2014, sendo que, um será valido pelas oitavas de final e um pela semifinal.



São Paulo, uma metrópole global, com uma população de mais de 11 milhões de habitantes, teve o estádio do Morumbi, do São Paulo Futebol Clube, vetado pela FIFA. A solução foi a criação de um novo estádio, o Arena de São Paulono bairro de Itaquera, zona Leste que vai pertencer ao Sport Club Corinthians Paulista, um dos três grandes times de futebol da capital paulista. Previsto para ser entregue no ínicio de 2014, o Itaquerão, como foi apelidado pelos corinthianos, foi escolhido para receber a partida de abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, e ainda receberá mais cinco jogos durante a competição, incluindo uma semifinal. As obras seguem como previsto.



A cidade do Rio de Janeiro, cidade Maravilhosa, mundialmente conhecida, muito graças a seus cartões postais, tais como, pão de açúcar, Cristo Redentor, praias de Copacabana e Ipanema. Outro cartão postal da cidade e palco maior do futebol, aqui no Brasil, e um dos estádios  mais notáveis no mundo, o Maracanã, passou por uma reforma. Construído para a Copa do Mundo de 1950 o Maracanã, na final de 50, no Maracanaço, recebeu mais de 200 mil pessoas, hoje passará a comportar o publico de 73.531 ainda assim é o maior do país. Sendo o segundo ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro, o Maracanã recebeu vários visitantes no período de suas obras (que ainda duram até hoje). Uma torre de vidro foi criada especialmente para a ocasião e até puderam levar, pra casa, um pedaçinho do estádio como lembrança. É o estádio que receberá mais partidas pelo Mundial de 2014, sete no total sendo que uma delas, é a grande decisão do dia 13 de julho de 2014.



A capital do Estado do Paraná, Curitiba, que é uma das capitais (talvez a mais) que apresenta planejamento urbano satisfatório no país. Com boa estrutura de transporte e acessibilidade garantidas, os visitantes que forem em Curitiba, na Copa de 2014 não terão muito com que se preocupar. Falando do Estádio Joaquim Américo, popular Arena da Baixada, já era um dos mais modernos do Brasil. Passado por mais uma reforma, a ser concluída em dezembro deste ano, aumentou a capacidade para 40 mil espectadores. Receberá quatro jogos na Copa do Mundo da FIFA no Brasil em 2014.



Maior estádio do Sul do Brasil, o "Gigante da Beira-Rio" como é conhecido o Estádio Beira Rio, pertencente ao Sport Club Internacional, de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Na verdade foi batizado em 1969, ano de sua inauguração, de Estádio José Pinheiro Borda. passou por reformas, entre elas, cobertura metálica, suportada por 65 modulos de 23m em forma de asa, teve sua capacidade aumentada, de 56 mil para 60,8 espectadores. Receberá cinco jogos, sendo um deles valido pelas oitavas de final.

Para mais informações acesse : Portal 2014 e fifa.com

Ultimas notícias sobre os estádios:

Estádio Mané Garrincha, em Brasília, segurança e limpeza dentro do estádio foram elogiadas, mas organizadores admitiram a necessidade de "ajustes" na infraestrutura. Torcedores reclamaram sobre as longas filas e a pouca sinalização ao redor do estádio. para agilizar a entrada, alguns procedimentos de segurança não foram realizados. Do lado de dentro do Mané Garrincha, sem filas para comprar comida e bebida;

Arena Pantanal, segue com 75% das obras concluídas, mas avança em ritmo lento e corre o risco de ficar pronto só após o inicio do mundial;

Arena das Dunas, que chegou a sofrer atrasos nas obras, avança mais rápido do que as obras dos estádios de Curitiba e Manaus. Com prazo de conclusão previsto para daqui a seis meses, o Arena das Dunas, apresenta 78,25% de execução das obras.

o Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, está com 73% de execução das obras concluído. Reabertura do estádio está prevista para dezembro deste ano.

A Arena da Baixada, em Curitiba, apresenta 71,43% dos trabalhos concluídos. A obra será entregue em dezembro deste ano (entrega prevista antes, era para julho).

A Arena da Amazônia, em Manaus está com 66% de obras concluídas. A montagem da estrutura metálica, que faz parte da cobertura do estádio, conta agora com 78% do material a ser usado, já entregue na capital amazonense.

A Arena Corinthians, estádio que receberá o jogo de abertura da Copa de 2014, está com 82% de suas obras concluídas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lesão no tendão de Aquiles deixa atacante belga fora da copa

Lesão do atacante belga Benteke, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil, faz lembrar de casos parecidos de Copas passadas e deixa um temor para os torcedores de seleções favoritas ao titulo de 2014 O atacante belga Christian Benteke rompeu o tendão de Aquiles durante treinamento  do Aston Villa nesta quinta-feira e ficará de fora da Copa do Mundo. A seleção  da Bélgica, vista por muitos como possível sensação da Copa de 2014, perde uma peça  muito importante e certamente sentirá a falta de Benteke no mundial. Faltando pouco mais de dois meses para a Copa do Mundo, a possibilidade  de ficar de fora por conta de uma lesão é um fantasma na cabeça de jogadores e  da própria torcida que imagina ver sua seleção completa e, de repente,  em cima da hora, alguém se machuca e, pronto, fica de fora do maior espetáculo futebolístico do mundo. E a possibilidade de isto acontecer em seleções vistas como favoritas ao titulo é real e de certa maneira preocupa. Seleções como Brasil, Al

Os oito estádios para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar

  Al Bayt Stadium Cidade de Al Khor, cerca de 50 km de distância a norte de Doha. O Al Bayt Stadium é o único estádio da Copa do Qatar fora do alcance do novo metrô de Doha Estrutura em forma de tenda, inspiradas nas bayt al sha'ar, moradas nômades de determinados povos da região. Essa forma de tenda foi possível graças as suas paredes externas e os telhados pontiagudos de cada um dos cantos ao redor do campo serem cobertos por uma membrana de fibra de vidro tecida de polietrafluoretileno (PTFE) nas cores preto, vermelho e branco. Depois da Copa Após a Copa-2022, parte do estádio será doada a países de pouca estrutura esportiva. Será removida a camada superior de assentos do estádio, reduzindo a capacidade em 32 mil pessoas. É uma tenda, e móvel. Entre as novas instalações programadas para depois da Copa de 2022 temos um shopping center, restaurantes, academia, hospital com foco em medicina esportiva e salão comunitário. Começo da construção: 2014 Término das obra

Saiba os possíveis confrontos das favoritas para conquistar o titulo na Copa 2014

Os confrontos na fase de grupos e as possíveis hipóteses para as demais fases do mundial de 2014 Analisando a tabela de confrontos entre as 32 seleções a disputarem a copa de 2014, seis delas tem a total atenção do blog quem vence a copa e, para estas seis seleções, ditas favoritas ao titulo da Copa  2014 no Brasil, vamos analisar suas rotas, os caminhos a serem percorridos até a final da competição, no Maracanã. Começando pelo Brasil, que esta no grupo A, junto com Croácia, México e Camarões. Provavelmente, ficará em primeiro do grupo, apesar de ser um grupo não tão facil assim. A Croácia tem um futebol que lembra o da seleção brasileira, com jogadores habilidosos e boa taticamente. O México é um adversário dificil de ser batido pelo Brasil e Camarões, como toda seleção africana, é muito forte fisicamente e dá trabalho para equipes como o Brasil que usa muito da habilidade de seus atletas. Passada a fase de grupo  o Brasil terá pela frente, nas oitavas de Final, a Espanha ou