Atacante ainda não se pronunciou a respeito de qual seleção irá optar para defender na Copa 2014
Continua o mistério a respeito de qual camisa Diego Costa irá vestir na Copa de 2014. Ontem, cercado por jornalistas e torcedores, quando saia do treino do Atlético de Madri, seria o dia em que se pronunciaria a respeito da decisão. Não o fez. Distribuiu autógrafos e tirou fotos, e não falou nada a respeito de qual convocação vai responder.
Continua o mistério a respeito de qual camisa Diego Costa irá vestir na Copa de 2014. Ontem, cercado por jornalistas e torcedores, quando saia do treino do Atlético de Madri, seria o dia em que se pronunciaria a respeito da decisão. Não o fez. Distribuiu autógrafos e tirou fotos, e não falou nada a respeito de qual convocação vai responder.
Diego Costa iria se pronunciar a respeito de qual seleção ele vai responder ao pedido de apresentação para integrar o elenco para a Copa do Mundo de 2014, ano que vem no Brasil. Segundo o diário AS (jornal esportivo espanhol de âmbito nacional), o jogador se apresentaria ontem na sede da Federação Espanhola de Futebol.
Natural de Lagarto, interior de Sergipe, Diego Costa possui nacionalidade espanhola e também está nos planos da seleção de Vicente Del Bosque. Ao mesmo tempo, Luiz Felipe Scolari já deixou claro que opta pelo atacante e o chamou em uma lista prévia de cinco nomes anunciados na última sexta-feira, para Amistosos na América do Norte contra Honduras e Chile.
A antecipação dos nomes, segundo a CBF, foi necessaria para que os jogadores tirassem os vistos de entrada em Estados Unidos e Canadá, para jogos nos dias 16 e 19 de novembro. Já os espanhóis discordam desta justificativa brasileira, uma vez que, Diego Costa já possui passaporte espanhol e não necessita de visto para entrar na América do Norte. Ao invés disso, o jogador pode receber a autorização com um trâmite feito via internet com 72 horas de antecedência ao dia do embarque, devido a um tratado com a União Européia neste sentido.
No meio futebolístico, ex-jogadores e pessoas do ramo já deram sua opinião sobre qual seleção Diego Costa deve optar. Para Caio Ribeiro, comentarista da Globo, o melhor seria Diego Costa optar por ficar na seleção espanhola.
"Ele é identificado com o futebol espanhol, está há muitos anos lá... No Brasil, a gente não conhece e eu acho que não vai ter a paciência que o jogador mereça. Acho que essa convocação é muito mais em função de não fortalecer o rival do que querer aproveitá-lo aqui na nossa seleção. Me parece muito mais estratégia. Se ele fizer dois jogos ruim aqui no Brasil, não vai se falar mais de Diego Costa, enquanto que o dia-a-dia e tudo o que ele conquistou profissionalmente foi jogando lá. Então eu acho até compreensível que ele opte pela seleção espanhola", afirmou Caio Ribeiro.
Caio Ribeiro ainda comparou a possível situação de Diego Costa na seleção brasileira com a situação do também atacante e pouco conhecido da torcida brasileira, Hulk, que defende o Zenit da Russia: "Para o jogador, claro, que é muito mais interessante jogar pela Espanha. A Espanha é uma boa seleção e não tem centroavante. Então, ele teria um lugar completamente assegurado. No Brasil, se ele jogar mais ou menos, vai ser a mesma situação do Hulk e, quem sabe, pode acabar se queimando".
Para Wagner Vilaron, comentarista do SporTV, "Felipão está tendo problemas para escalar atacantes", e "começa a ver que vai ter uma necessidade para o setor", mas afirma que o interesse de Felipão pelo atacante espanhol se deu ao fato "da Espanha de manifestar intensão de convocá-lo".
Já os campeões mundiais, o ex-zagueiro Edmílson e o ex-meia Zinho, gerente de futebol do Santos, a escolha é difícil para Diego Costa mas ambos afirmaram que decidiriam pelo país de origem.
"Nunca vi nada parecido nos meus anos de carreira. Ele vive momento muito bom, em um campeonato que não é tão bom quanto antes. Tem a chance de jogar pela seleção brasileira. Mesmo com dinheiro, prestígio e até mais possibilidade de jogar, eu escolheria pelo meu país", disse Edmílson.
"No Brasil, tudo está em aberto com a lesão de Fred e do desempenho dos demais. A gente sabe que na seleção brasileira, quem aproveita oportunidades fica com a vaga. A seleção espanhola também não tem seu camisa nove definido. É uma situação muito difícil", afirmou Zinho.
Brasil ou Espanha, o certo é que em ambas as equipes, falta atacantes e Diego Costa seria bem utilizado por qualquer uma das duas, pois seu momento é excelente no campeonato espanhol onde é artilheiro isolado com 11 gols, seguido de Messi e Cristiano Ronaldo, que marcaram 8 gols cada.
Comentários
Postar um comentário