Pular para o conteúdo principal

CPI da CBF não será mais instaurada, nove senadores desistiram em última hora

Eram 33 assinaturas mas nove senadores retiraram seu apoio e tentativa de uma CPI da CBF é arquivada novamente



A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigaria a CBF, as federações estaduais de futebol e os gastos com a Copa do Mundo de 2014, pela segunda vez, não vai adiante. Na ultima terça-feira, o senado arquivou o pedido alegando falta de apoio.
O pedido foi feito pelo senador Mário Couto (PSDB-PA) e contava com 33 assinaturas mas a maioria dos congressistas retiram seus nomes e impediram a instituição da tão aguarda CPI.

O senador Mário Couto criticou seus colegas e teve uma discussão acalorada com o senador Zezé Perrella (PDT-MG). Perrella já foi presidente do Cruzeiro e foi apontado por Mario Couto com um dos responsáveis pela desarticulação do projeto no Senado. 
Além de Perrella, a ministra de Relações Institucionais do governo Dilma Rousseff, Ideli Salvatti (PT-SC), o cartola Weber Magalhães, que também é técnico legislativo do Senado e vice-presidente da CBF para a região Centro-Oeste, também são apontados pelo senador Mário Couto como os responsáveis pelo arquivamento da CPI.

Weber Magalhães tem muita força na CBF. Ele chegou a ser especulado como o sucessor do ex-presidente Ricardo Teixeira, - que também é alvo de várias suspeitas a respeito de sua conduta frente a CBF -, e esteve com Teixeira na chefia da delegação da seleção brasileira na Copa de 2002.

"Houve trabalho do Governo [Federal] contra. A Ideli Salvatti, mais um senador e um dos vice-presidentes da CBF estavam aqui [em Brasilia] fazendo convocação para retirarem assinaturas. Foi por isso que ficou inviabilizado", declarou o senador Mário Couto ao ESPN.com.br.

Mario Couto já havia conseguido 33 assinaturas, quando 27 eram necessárias (um terço do total de parlamentares da Casa, que é de 81 senadores) mas, nove senadores retiram suas rubricas do requerimento na última terça. Os senadores teriam retirado seu apoio diante da referida CPI por causa da influência de Salvatti, Perrella e Magalhães.

"Isso tudo é por conta dela, da [presidente] Dilma. Ela proibiu os senadores e deputados de fiscalizarem as obras da Copa. E nós queríamos fazer esta CPI para investigar tudo, a CBF, as federações, que eu sei que tem muita coisa errada, e a relação entre elas", acrescentou o senador Mario Couto.

As 27 federações formam a maior parte do colégio eleitoral da CBF, que terá eleição para a escolha de seu novo presidente em abril de 2014. Também votam um representante de cada
um dos 20 clubes que estarão na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Veja, abaixo, os senadores que voltaram atrás e retiraram suas assinaturas:

Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)

Cícero Lucena (PSDB-PB)

Clésio Andrade (PMDB-MG)

Ivo Cassol (PP-RO)

João Alberto Souza (PMDB-MA)

Lobão Filho (PMDB-MA)

Maria do Carmo Alves (DEM-SE)

Paulo Davim (PV-RN)

Wilder Morais (DEM-GO)


Em julho, o deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) havia proposto uma CPI mista, composta de senadores e deputados, para investigar os gastos públicos com o Mundial de 2014, mas também não teve apoio necessário para levá-lo à discussão no Congresso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lesão no tendão de Aquiles deixa atacante belga fora da copa

Lesão do atacante belga Benteke, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil, faz lembrar de casos parecidos de Copas passadas e deixa um temor para os torcedores de seleções favoritas ao titulo de 2014 O atacante belga Christian Benteke rompeu o tendão de Aquiles durante treinamento  do Aston Villa nesta quinta-feira e ficará de fora da Copa do Mundo. A seleção  da Bélgica, vista por muitos como possível sensação da Copa de 2014, perde uma peça  muito importante e certamente sentirá a falta de Benteke no mundial. Faltando pouco mais de dois meses para a Copa do Mundo, a possibilidade  de ficar de fora por conta de uma lesão é um fantasma na cabeça de jogadores e  da própria torcida que imagina ver sua seleção completa e, de repente,  em cima da hora, alguém se machuca e, pronto, fica de fora do maior espetáculo futebolístico do mundo. E a possibilidade de isto acontecer em seleções vistas como favoritas ao titulo é real e de certa maneira preocupa. Seleções como Brasil, Al

Os oito estádios para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar

  Al Bayt Stadium Cidade de Al Khor, cerca de 50 km de distância a norte de Doha. O Al Bayt Stadium é o único estádio da Copa do Qatar fora do alcance do novo metrô de Doha Estrutura em forma de tenda, inspiradas nas bayt al sha'ar, moradas nômades de determinados povos da região. Essa forma de tenda foi possível graças as suas paredes externas e os telhados pontiagudos de cada um dos cantos ao redor do campo serem cobertos por uma membrana de fibra de vidro tecida de polietrafluoretileno (PTFE) nas cores preto, vermelho e branco. Depois da Copa Após a Copa-2022, parte do estádio será doada a países de pouca estrutura esportiva. Será removida a camada superior de assentos do estádio, reduzindo a capacidade em 32 mil pessoas. É uma tenda, e móvel. Entre as novas instalações programadas para depois da Copa de 2022 temos um shopping center, restaurantes, academia, hospital com foco em medicina esportiva e salão comunitário. Começo da construção: 2014 Término das obra

Saiba os possíveis confrontos das favoritas para conquistar o titulo na Copa 2014

Os confrontos na fase de grupos e as possíveis hipóteses para as demais fases do mundial de 2014 Analisando a tabela de confrontos entre as 32 seleções a disputarem a copa de 2014, seis delas tem a total atenção do blog quem vence a copa e, para estas seis seleções, ditas favoritas ao titulo da Copa  2014 no Brasil, vamos analisar suas rotas, os caminhos a serem percorridos até a final da competição, no Maracanã. Começando pelo Brasil, que esta no grupo A, junto com Croácia, México e Camarões. Provavelmente, ficará em primeiro do grupo, apesar de ser um grupo não tão facil assim. A Croácia tem um futebol que lembra o da seleção brasileira, com jogadores habilidosos e boa taticamente. O México é um adversário dificil de ser batido pelo Brasil e Camarões, como toda seleção africana, é muito forte fisicamente e dá trabalho para equipes como o Brasil que usa muito da habilidade de seus atletas. Passada a fase de grupo  o Brasil terá pela frente, nas oitavas de Final, a Espanha ou