Estádio de Manaus inaugurado e declarações de Jérôme Valcke demostram preocupação em relação as obras restantes às vésperas do mundial aqui no Brasil
O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, em vídeo vinculado no site oficial da Fifa, segue cobrando os responsáveis sobre as obras dos estádios ainda não entregues para o mundial do Brasil.
Mesmo com a inauguração da Arena Manaus, no ultimo fim de semana, Valcke deixou claro o descontentamento e segue com as cobranças aqui no Brasil. Para ele, é primordial que os estádios e seus entornos estejam prontos o quanto antes, afinal o mundial esta com os dias contados para o seu inicio.
"A boa noticia seria, para ser honesto, ter o estádio em dezembro de 2013, não em março de 2014", afirmou Valcke quando questionado sobre a inauguração da Arena Amazônia, realizada no ultimo fim de semana. O prazo da Fifa era até dezembro de 2013, mas devido aos atrasos, a entidade estendeu o prazo até março ou até abril.
"A boa noticia (da inauguração ) é que podemos trabalhar com todas as instalações e com os critérios técnicos que precisamos para a Copa do Mundo(...) Quando recebemos precisamos testar todas as facilidades, como por exemplo se os ingressos vendidos têm o respectivo assento", explicou Valcke, antes de pressionar as sedes que ainda não entregaram o estádio.
“(A entrega de Manaus) empurra os outros estádios a entender que as três restantes realmente precisam aparecer (ficarem prontas)”, afirmou, em referência indireta à Arena Corinthians, Arena da Baixada e Arena Pantanal, que estão em fase final de obras.
Valcke ainda citou outro estádio para explicar o que a Fifa espera das cidades sedes nesta reta final de preparação. “Tudo o que falamos sobre facilidades e estruturas temporárias é alvo de muita discussão. Mas por exemplo.... Fora do estádio de Porto Alegre (Beira-Rio) não tem pavimento. Assim não podemos colocar instalações de TV e de hospitalidades. Não é como um pavimento de casa. Demora dois ou três meses para ficar pronto. E estamos a três meses da Copa”, disse.
Para o secretário, os problemas no entorno do estádio extrapolam ao controle da Fifa. “É uma corrida que não é só da Fifa. É também do COL, do Governo e das cidades que tem que correr para ter os estádios e as facilidade prontas para a Copa do Mundo”, afirmou.
Dos 12 estádios a serem utilizados na Copa do Mundo de 2014, quatro ainda não foram entregues e correm contra o tempo:
A Arena Pantanal é o estádio mais atrasado. As 41 mil cadeiras da Arena Pantanal serão instaladas até o final de abril, a informação é do governo do Mato Grosso. Antes, o prazo de inauguração estava previsto para 22 fevereiro, mas atrasos na entrega dos materiais ocasionaram a mudança e o prazo para a entrega do estadio tem agora um ano e quatro meses de atraso. Quarta-feira passada, o gramado foi demarcado, o mesmo foi projetado para suportar as condições climáticas da região Centro-Oeste.
A Arena da Baixada tem previsão de entrega para abril deste ano. A Arena da Baixada, até o dia 20 de fevereiro, correu o risco de ser excluída da Copa. Para a inauguração do estádio haverá um amistoso noturno, com a equipe do Atlético-PR e um adversário a definir, bem como, a data do jogo. A Arena da Baixada segue com trabalhos na parte de iluminação, gramado, vestiários e na cobertura do estádio.
A Arena Corinthians, estádio que terá o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, segue com os trabalhos a todo vapor. Hoje, o Corinthians publicou em sua página oficial no Twitter a imagem das traves do novo estádio do clube instaladas e com as redes fixadas. "Redes e traves instaladas. Tudo pronto para receber o Timão na #ArenaCorinthians pela primeira vez!", diz a mensagem. Amanhã, as 9h, o time do Corinthians fará um treinamento na Arena Corinthians, e não será permitida a entrada de torcedores e acesso restrito de profissionais da imprensa, devido ao fato de as obras ainda não estarem finalizadas.
Comentários
Postar um comentário