A abertura da Copa do Mundo 2014 foi muito critica pela imprensa internacional, pelas redes sociais. Para alguns, foi a apresentação mais curta da história das Copas. Quanto ao jogo, vitória brasileira.
Os jornais da Espanha, As e O Marca, criticaram duramente o Brasil pela fraca apresentação do maior espetáculo esportivo da terra.
A publicação do As chamou de "clandestina" a cerimonia de abertura do mundial aqui no Brasil, e que para eles o espetáculo foi feito pensando apenas na transmissão pela TV. O Marca classificou como discreta e de curta duração.
Até o jornal argentino Olé, que sempre pega no pé de nós brasileiros, destacou as vaias e insultos da torcida direcionados a presidente Dilma que estava presente no jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014.
Outro ponto negativo foi o fato de haver muitas cadeiras vazias, uma vez que, ingressos para a abertura do mundial se esgotaram logo no inicio das vendas.
A BBC destacou, sem cerimonias, a baixa qualidade artística dos integrantes do evento. "Se você está no Brasil e sabe dançar, entre em contato com a organização e eles vão arrumar um lugar pra você na cerimônia de encerramento". O El Mundo reclamou da falta de conectividade na Arena Corinthians. "A cerimônia de Abertura da Copa confirma que tem mais conexão de internet em um barco no Amazonas do que na Arena Corinthians. Nem o Tinder funciona", publicou.
As manifestações que ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro antes da abertura do mundial também foram assunto. O The Gardian deu o seguinte titulo a matéria que falava sobre esses protestos: "Enquanto a Copa do Mundo começa, a democracia duramente conquistada do Brasil está sob ameaça".
A revista Foreign Policy também alfinetou o país sede da Copa com a seguinte declaração: "Alguns dos problemas da Copa do Mundo já começaram, gerando várias violações de direitos humanos no Brasil. Isso inclui o uso desproporcional da força contra manifestantes pacíficos em um país que já enfrenta altos níveis de violência, uso de tortura e condições prisionais terríveis".
Durante os protestos em São Paulo duas repórteres da rede CNN, o maior canal de notícias do mundo, foram atingidas por estilhaços de bombas atiradas na manifestação contra a Copa do Mundo. O assistente de câmera do SBT, Douglas Barbieri, tambem foi atingido por estilhaços. Todos passam bem.
Algo que chamou a atenção quanto aos insultos e vaias para a presidente Dilma foi que os mesmos se iniciaram na área VIP do estádio Arena Corinthians, palco de abertura do mundial. A área VIP é composta basicamente por quem pagou R$ 990,00 nos ingressos, por artistas da Rede Globo e demais redes de TV. São artistas que, em sua maioria, entraram de graça no estádio, com ingressos cortesias, ou pagaram quase mil reais em cada entrada.
Fica claro assim que quem reclama da politica do país, da realização da Copa não é o povo brasileiro que ama o futebol, que apoia sua seleção, que esperava na realização de uma Copa do Mundo e do legado que ela poderia deixar, mas sim uma classe mais bem abastecida que não atura a ascensão dos menos abastecidos.
Quanto ao jogo, foi difícil, a Croácia saiu na frente e assustou a seleção brasileira. Oscar teve boa atuação e marcou o ultimo gol da partida. Neymar também jogou bem. Fez o gol de empate, cobrou o pênalti, que não existiu, e que o goleiro croata quase defendeu. Próximo jogo será contra o México.
Comentários
Postar um comentário