Passado pouco mais de um mês, evento foi um sucesso, apresentou problemas mas a expectativa é de um mundial ainda melhor.
Nesta sexta-feira, O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, deu seu parecer a respeito da Copa das Confederações. Elogiou a torcida brasileira, e também a seleção brasileira. Disse que houve sim, "deficiências" e "dificuldades", no entanto, a Copa das Confederações no Brasil foi "bem sucedida". Valcke falou através do site da Fifa.
"Após anos de planejamento, a Copa das Confederações da FIFA foi sem dúvida o primeiro teste verdadeiro para nós, organizadores. Todas as pessoas envolvidas atestaram que o torneio funcionou de forma bem-sucedida e as seleções, de acordo com os comentários recebidos, se sentiram em casa no Brasil", escreveu Valcke.
"É claro que houve algumas dificuldades e deficiências. É por isso que este evento era tão importante. Ficamos muito satisfeitos de que elas tenham acontecido agora, para que possamos trabalhar para melhorar esses aspectos para 2014. Não se pode esperar que tudo funcione perfeitamente em estádios novos em folha". A expectativa, segundo ele, é da realização de um mundial de "sucesso estrondoso para as seleções, as torcidas e, principalmente, para o país-sede, O Brasil" beneficiado com "inúmeras melhorias infraestruturais, a maioria delas como parte de projetos acelerados pela realização da Copa do Mundo da FIFA".
Valcke deixou claro sua preocupação em relação as obras para o mundial (estádios e infraestrutura brasileira) e chamou a atenção para os organizadores do evento, lembrando-os de que faltam apenas 11 meses para o mundial de 2014.
"Para nós, organizadores, o principal foco agora são os 12 estádios, sendo que haverá um monitoramento mais firme das seis arenas ainda em construção", assegura o dirigente. "O segredo do exito do grande torneio do ano que vem é que possamos começar a instalar a infraestrutura complementar de tecnologia da informação, telecomunicações e transmissão de radio e TV já no inicio de 2014 em todos os estádios - antes do que conseguimos fazer na Copa das Confederações -, de modo a dar tempo para os ajustes necessários", salienta o membro da FIFA.
Até agora, dos 12 estádios que receberão jogos pelo mundial do ano que vem, seis ainda não foram entregues: Itaquerão(São Paulo), Arena da Baixada(Curitiba), Arena Pantanal(Cuiabá), Beira-Rio(POrto Alegre), Arena Dunas(Natal) e Arena Amazônia(Manaus).
Os demais já foram entregues, alguns foram usados na Copa das Confederações, apresentando pequenas falhas, e já estão recebendo jogos do campeonato brasileiro.
Jerome Valcke voltará ao Brasil entre os dias 19 a 22 de agosto e fará vistorias em obras nas capitais de São Paulo, Paraná e Amazonas.
Veja o que Jerome Valcke disse, na integra, acessando o site oficial da FIFA.
Comentários
Postar um comentário