Pular para o conteúdo principal

Privatização do Maracanã pode ser cancelada, diz Sergio Cabral, governador do Rio

Consórcio responsável pelas obras pede 20 dias para avaliar a situação 

Em entrevista, nesta terça-feira, no Palácio Guanabara, o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, pos em dúvida a continuação do processo de privatização do Maracanã. Cabral, que já havia anunciado a demolição do Parque Aquático Júlio Delamore, situado no complexo Esportivo do Maracanã, e do Estádio de Atletismo Célio de Barros, no começo da semana, desistiu da ideia de demolir o primeiro e hoje, anunciou a não demolição do Estádio de atletismo Célio de Barros. Cabral vem sofrendo com protestos constantes, nas ultimas semanas por parte da população do Rio.
"A concessão esta em suspenso", disse o governador. "Você estabelece normas, regras, publica um edital. E muda-se tudo. Havia uma disputa com algumas características e isso mudou. Então entra aí o aspecto jurídico, não só o econômico-financeiro", continuou Cabral.
Estava presente, ao lado de Cabral, o presidente do Consórcio Maracanã S.A., João Borba, que pediu 20 dias para que o grupo analise a nova situação criada com a permanência dos dois equipamentos esportivos. Questionado a respeito da possível suspensão do contrato com o governo, declarou: "Não tenho a menor ideia" e, demonstrou preocupação quanto ao futuro do negócio, ao dizer que, "vamos verificar agora para ver se é possível somente o estádio mostrar resultados".
Cabral defendia a ideia de que a pista do Célio Barros não atende a demandas da federação internacional, por isso precisava de uma pista nova e, consequentemente, a feitura de um novo estádio de atletismo. Vários protestos já vinham sendo feitos em defesa das duas construções. Parte do local seria usado para atender a uma exigência da FIFA de transformar parte da área em estacionamento para 2 mil veículos e local de aquecimento para atletas.
Na mesma região fica a Escola Municipal Friedenreich, quarta melhor instituição de ensino no estado, segundo Ideb. A escola também seria demolida. Sobre a escola, Cabral chegou a dizer que o consórcio responsável pelas obras, formado pela Odebrecht e pela IMX, do empresário Eike Batista, iria erguer uma construção maior e com mais infraestrutura, numa área próxima ao Maracanã e que, "A escola não será fechada enquanto o consórcio não construir uma nova".
O vereador do rio, Eliomar Coelho, a quase um ano, apresentou projeto de decreto legislativo com a intenção de anular os efeitos do decreto da prefeitura que autoriza a demolição das construções, sustentando a ideia de que a prefeitura não tem poder para destombar um bem por decreto e sim, consultar a opinião da população e encaminhar, para a Câmara, mensagem do Executivo com proposta de destombamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ultima rodada da fase de grupos e quem segue rumo as oitavas?

A Copa da Russia segue com grandes jogos, poucos gols e nenhum 0 x 0. Com o fim da segunda rodada da fase de grupos, 7 seleções venceram seus dois primeiros confrontos. Gigantes abaixo das expectativas.  Vamos começar pela anfitriã, a seleção russa, grupo A da copa. Com oito gols marcados em duas rodadas já é a melhor campanha de uma anfitriã em copas e ela vai para a ultima partida da fase de grupos diante contra um adversário campeão do mundo, e que também venceu seus dois primeiros compromissos. O Uruguai vem forte e é, com certeza, um adversário fortíssimo para a anfitriã empolgada e que vem surpreendendo neste mundial. Egito e Arabia Saudita disputam a vitória e a soma de 3 pontos no mundial 2018. Pulamos para o grupo C e veremos uma França alinhada, jogando muito e que tem pela frente uma Dinamarca que basta um empate para posterior classificação para as oitavas. Austrália pega o Peru e torce pelo tropeço da Dinamarca. No grupo D, a Croácia levou a melhor contr...

A mando da Justiça americana, policia suiça prende membros da Fifa em Zurique na Suiça

Dirigentes da Fifa presos em Hotel de Luxo em Zurique, na Suiça. Policiais foram discretos, de posse das chaves dos quartos em que os suspeitos estavam hospedados, entraram e deram voz de prisão Entre os presos esta José Maria Marin , ex-presidente da CBF. A pedido da Justiça americana, a policia suíça efetuou as prisões em decorrência de investigações que provam a corrupção dentro da Fifa. Foram presos também no hotel Baur au Lac: Eduardo Li , da Costa Rica, que seria integrado ao comitê executivo da Fifa na sexta-feira, o uruguaio Eugenio Figueiredo , presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Jack Warner , ex-vice-presidente da Fifa, Jeffrey Webb , vice-presidente da Fifa e presidente da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe). Os dirigentes estavam reunidos em Zurique pois participariam do encontro anual da Fifa, na próxima sexta-feira, para a eleição do presidente da entidade. Ao todo são 14 pessoas indiciadas pela Justiça ...

Oitavas de final acabando, vem que vem as quartas de final

Copa do Mundo do Qatar 2022 já trouxe grandes momentos e o que tem pela frente promete. Vai ser digno de Copa do Mundo. Começou a Copa do Mundo. Muito se falando, jogo rolando, zebras, descepções, grandes momentos, belas exibições. Estamos ao fim das oitavas de final. Terminados os jogos do dia 6 de dezembro, que venham as quartas de final, só jogão. Copa do Mundo no Qatar. Muito se falou, questionamentos desde a escolha para sediar o maior evento do esporte mundial. Seja a cultura do lugar, a religião, os preparativos para o evento, a construção de estádios. Até que a bola rolou. Fase de grupos teve como principal acontecimento, a desclassificação da Alemanha. Vejam que em certo tempo do jogo houve a derrota da Alemanha e, paralelo a tal evento, a também desclassificação da Espanha, essa perdia na partida contra o Japão e estaria voando para casa também, ainda na fase de grupos. Alemanha venceu mas não avançou, Espanha perdeu e continuou. Não esquecendo a descepção também que foi...