Pular para o conteúdo principal

Privatização do Maracanã pode ser cancelada, diz Sergio Cabral, governador do Rio

Consórcio responsável pelas obras pede 20 dias para avaliar a situação 

Em entrevista, nesta terça-feira, no Palácio Guanabara, o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, pos em dúvida a continuação do processo de privatização do Maracanã. Cabral, que já havia anunciado a demolição do Parque Aquático Júlio Delamore, situado no complexo Esportivo do Maracanã, e do Estádio de Atletismo Célio de Barros, no começo da semana, desistiu da ideia de demolir o primeiro e hoje, anunciou a não demolição do Estádio de atletismo Célio de Barros. Cabral vem sofrendo com protestos constantes, nas ultimas semanas por parte da população do Rio.
"A concessão esta em suspenso", disse o governador. "Você estabelece normas, regras, publica um edital. E muda-se tudo. Havia uma disputa com algumas características e isso mudou. Então entra aí o aspecto jurídico, não só o econômico-financeiro", continuou Cabral.
Estava presente, ao lado de Cabral, o presidente do Consórcio Maracanã S.A., João Borba, que pediu 20 dias para que o grupo analise a nova situação criada com a permanência dos dois equipamentos esportivos. Questionado a respeito da possível suspensão do contrato com o governo, declarou: "Não tenho a menor ideia" e, demonstrou preocupação quanto ao futuro do negócio, ao dizer que, "vamos verificar agora para ver se é possível somente o estádio mostrar resultados".
Cabral defendia a ideia de que a pista do Célio Barros não atende a demandas da federação internacional, por isso precisava de uma pista nova e, consequentemente, a feitura de um novo estádio de atletismo. Vários protestos já vinham sendo feitos em defesa das duas construções. Parte do local seria usado para atender a uma exigência da FIFA de transformar parte da área em estacionamento para 2 mil veículos e local de aquecimento para atletas.
Na mesma região fica a Escola Municipal Friedenreich, quarta melhor instituição de ensino no estado, segundo Ideb. A escola também seria demolida. Sobre a escola, Cabral chegou a dizer que o consórcio responsável pelas obras, formado pela Odebrecht e pela IMX, do empresário Eike Batista, iria erguer uma construção maior e com mais infraestrutura, numa área próxima ao Maracanã e que, "A escola não será fechada enquanto o consórcio não construir uma nova".
O vereador do rio, Eliomar Coelho, a quase um ano, apresentou projeto de decreto legislativo com a intenção de anular os efeitos do decreto da prefeitura que autoriza a demolição das construções, sustentando a ideia de que a prefeitura não tem poder para destombar um bem por decreto e sim, consultar a opinião da população e encaminhar, para a Câmara, mensagem do Executivo com proposta de destombamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lesão no tendão de Aquiles deixa atacante belga fora da copa

Lesão do atacante belga Benteke, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil, faz lembrar de casos parecidos de Copas passadas e deixa um temor para os torcedores de seleções favoritas ao titulo de 2014 O atacante belga Christian Benteke rompeu o tendão de Aquiles durante treinamento  do Aston Villa nesta quinta-feira e ficará de fora da Copa do Mundo. A seleção  da Bélgica, vista por muitos como possível sensação da Copa de 2014, perde uma peça  muito importante e certamente sentirá a falta de Benteke no mundial. Faltando pouco mais de dois meses para a Copa do Mundo, a possibilidade  de ficar de fora por conta de uma lesão é um fantasma na cabeça de jogadores e  da própria torcida que imagina ver sua seleção completa e, de repente,  em cima da hora, alguém se machuca e, pronto, fica de fora do maior espetáculo futebolístico do mundo. E a possibilidade de isto acontecer em seleções vistas como favoritas ao titulo é real e de certa maneira preocupa. Seleções como Brasil, Al

Os oito estádios para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar

  Al Bayt Stadium Cidade de Al Khor, cerca de 50 km de distância a norte de Doha. O Al Bayt Stadium é o único estádio da Copa do Qatar fora do alcance do novo metrô de Doha Estrutura em forma de tenda, inspiradas nas bayt al sha'ar, moradas nômades de determinados povos da região. Essa forma de tenda foi possível graças as suas paredes externas e os telhados pontiagudos de cada um dos cantos ao redor do campo serem cobertos por uma membrana de fibra de vidro tecida de polietrafluoretileno (PTFE) nas cores preto, vermelho e branco. Depois da Copa Após a Copa-2022, parte do estádio será doada a países de pouca estrutura esportiva. Será removida a camada superior de assentos do estádio, reduzindo a capacidade em 32 mil pessoas. É uma tenda, e móvel. Entre as novas instalações programadas para depois da Copa de 2022 temos um shopping center, restaurantes, academia, hospital com foco em medicina esportiva e salão comunitário. Começo da construção: 2014 Término das obra

Saiba os possíveis confrontos das favoritas para conquistar o titulo na Copa 2014

Os confrontos na fase de grupos e as possíveis hipóteses para as demais fases do mundial de 2014 Analisando a tabela de confrontos entre as 32 seleções a disputarem a copa de 2014, seis delas tem a total atenção do blog quem vence a copa e, para estas seis seleções, ditas favoritas ao titulo da Copa  2014 no Brasil, vamos analisar suas rotas, os caminhos a serem percorridos até a final da competição, no Maracanã. Começando pelo Brasil, que esta no grupo A, junto com Croácia, México e Camarões. Provavelmente, ficará em primeiro do grupo, apesar de ser um grupo não tão facil assim. A Croácia tem um futebol que lembra o da seleção brasileira, com jogadores habilidosos e boa taticamente. O México é um adversário dificil de ser batido pelo Brasil e Camarões, como toda seleção africana, é muito forte fisicamente e dá trabalho para equipes como o Brasil que usa muito da habilidade de seus atletas. Passada a fase de grupo  o Brasil terá pela frente, nas oitavas de Final, a Espanha ou